book_icon

Estudo da Nuvemshop mostra as tendências do e-commerce em 2023

Para crescer neste ano, os empreendedores digitais precisam expandir seus canais de venda ou integrar canais de venda que já possuem

Estudo da Nuvemshop mostra as tendências do e-commerce em 2023

Neste ano, 64% dos pequenos e médios empreendedores online desejam aprender mais sobre estratégias de e-commerce. É o que aponta dados da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e empreendedor brasileiro realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online com mais de 100 mil lojas na América Latina.

A pesquisa também aponta os principais planos a serem colocados em prática no comércio eletrônico em 2023. Os empreendedores indicam que expandir o portfólio da loja também é uma das suas prioridades (36%), além de ampliar canais de vendas online (33%). Eles também enxergam um horizonte de expansão de sua atuação: cerca de 16% dos empreendedores desejam contratar mais pessoas para o time.

Por meio de chatbots integrados à loja virtual e aos aplicativos de mensagens, o lojista otimiza o atendimento e aumenta a conversão de vendas

“Para crescer neste ano, os empreendedores digitais precisam expandir seus canais de venda ou integrar canais de venda que já possuem. Investir em ferramentas de automação de marketing e atendimento, novos gateways de pagamento e checkout facilitado são boas estratégias para aumentar as taxas de conversão de vendas e profissionalizar ainda mais as lojas virtuais, o que colabora para o aumento do faturamento”, comenta Guilherme Pedroso, diretor-geral da Nuvemshop no Brasil.

Apesar do desejo dos lojistas de quererem aprender mais estratégias este ano, outra pesquisa realizada pela Nuvemshop, “O futuro do e-commerce: do presente ao próximo passo”, desta vez em parceria com o E-commerce Brasil, revela que eles já estão de olho nas tendências comentadas por Pedroso. 47% dos respondentes pretendem investir em automação de marketing e 36% em atendimento automatizado.

“O atendimento automatizado proporcionado pelo conversacional commerce (comércio conversacional) é uma estratégia que integra a loja virtual com as redes sociais, como Whatsapp e Instagram. Na Nuvemshop oferecemos essa possibilidade por meio de parceria com a Meta e a Robbu. Além de facilitar a jornada de compra do cliente, aumenta consideravelmente a conversão de vendas”, observa.

Confira as principais tendências para o e-commerce de acordo com o NuvemCommerce, estudo da Nuvemshop.

1- Live Commerce: as vendas via transmissões ao vivo nas redes sociais, que aliam entretenimento ao e-commerce, são cada vez mais populares, inclusive entre PMEs.

2- Atendimento automatizado: por meio de chatbots integrados à loja virtual e aos aplicativos de mensagens, o lojista otimiza o atendimento e aumenta a conversão de vendas.

3- Pix e Pix Parcelado: o Pix é um dos meios de pagamento que mais cresceu no e-commerce. Uma tendência é oferecer a compra parcelada pelo Pix por meio de integrações com empresas especialistas.

4- Checkout facilitado: possibilita menos etapas até a finalização da compra e aumenta a taxa de conversão. As soluções mais avançadas no mercado oferecem a opção de salvar dados de compra e de checkout apenas com código de verificação, como o Nuvem Pay da Nuvemshop.

5- Terceirização de estoque (fulfillment): permite que a loja otimize o estoque e delegue a expedição para empresas parceiras. Trata-se de outra tendência, principalmente para lojas que enviam milhares de pedidos e têm operações complexas.

6- Gateways de pagamento: investir em uma boa integração é fundamental para diversificar formas de pagamento via cartão, Pix, boletos e carteiras digitais. É preciso estar atento aos gateways com os melhores prazos de recebimento e taxas de transação.

7- ERP para e-commerce: por meio do ERP, as informações da empresa se concentram em um único sistema, ao integrar departamentos, otimizar o tempo e reduzir riscos e erros em pedidos. Integrado à plataforma de e-commerce, ajuda a gerir pedidos em diferentes canais de venda, compra de mercadorias e fluxo de caixa com dados.

Serviço
www.nuvemshop.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento