Neste ano, 64% dos pequenos e médios empreendedores online desejam aprender mais sobre estratégias de e-commerce. É o que aponta dados da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e empreendedor brasileiro realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online com mais de 100 mil lojas na América Latina.
A pesquisa também aponta os principais planos a serem colocados em prática no comércio eletrônico em 2023. Os empreendedores indicam que expandir o portfólio da loja também é uma das suas prioridades (36%), além de ampliar canais de vendas online (33%). Eles também enxergam um horizonte de expansão de sua atuação: cerca de 16% dos empreendedores desejam contratar mais pessoas para o time.
“Para crescer neste ano, os empreendedores digitais precisam expandir seus canais de venda ou integrar canais de venda que já possuem. Investir em ferramentas de automação de marketing e atendimento, novos gateways de pagamento e checkout facilitado são boas estratégias para aumentar as taxas de conversão de vendas e profissionalizar ainda mais as lojas virtuais, o que colabora para o aumento do faturamento”, comenta Guilherme Pedroso, diretor-geral da Nuvemshop no Brasil.
Apesar do desejo dos lojistas de quererem aprender mais estratégias este ano, outra pesquisa realizada pela Nuvemshop, “O futuro do e-commerce: do presente ao próximo passo”, desta vez em parceria com o E-commerce Brasil, revela que eles já estão de olho nas tendências comentadas por Pedroso. 47% dos respondentes pretendem investir em automação de marketing e 36% em atendimento automatizado.
“O atendimento automatizado proporcionado pelo conversacional commerce (comércio conversacional) é uma estratégia que integra a loja virtual com as redes sociais, como Whatsapp e Instagram. Na Nuvemshop oferecemos essa possibilidade por meio de parceria com a Meta e a Robbu. Além de facilitar a jornada de compra do cliente, aumenta consideravelmente a conversão de vendas”, observa.
Confira as principais tendências para o e-commerce de acordo com o NuvemCommerce, estudo da Nuvemshop.
1- Live Commerce: as vendas via transmissões ao vivo nas redes sociais, que aliam entretenimento ao e-commerce, são cada vez mais populares, inclusive entre PMEs.
2- Atendimento automatizado: por meio de chatbots integrados à loja virtual e aos aplicativos de mensagens, o lojista otimiza o atendimento e aumenta a conversão de vendas.
3- Pix e Pix Parcelado: o Pix é um dos meios de pagamento que mais cresceu no e-commerce. Uma tendência é oferecer a compra parcelada pelo Pix por meio de integrações com empresas especialistas.
4- Checkout facilitado: possibilita menos etapas até a finalização da compra e aumenta a taxa de conversão. As soluções mais avançadas no mercado oferecem a opção de salvar dados de compra e de checkout apenas com código de verificação, como o Nuvem Pay da Nuvemshop.
5- Terceirização de estoque (fulfillment): permite que a loja otimize o estoque e delegue a expedição para empresas parceiras. Trata-se de outra tendência, principalmente para lojas que enviam milhares de pedidos e têm operações complexas.
6- Gateways de pagamento: investir em uma boa integração é fundamental para diversificar formas de pagamento via cartão, Pix, boletos e carteiras digitais. É preciso estar atento aos gateways com os melhores prazos de recebimento e taxas de transação.
7- ERP para e-commerce: por meio do ERP, as informações da empresa se concentram em um único sistema, ao integrar departamentos, otimizar o tempo e reduzir riscos e erros em pedidos. Integrado à plataforma de e-commerce, ajuda a gerir pedidos em diferentes canais de venda, compra de mercadorias e fluxo de caixa com dados.
Serviço
www.nuvemshop.com.br
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