À medida que as empresas continuam sua transição para a Nuvem, as oportunidades e funções dos Provedores de Serviços gerenciados (MSPs) se expandiram e se tornaram mais complexas. Ao mesmo tempo, o mercado de serviços gerenciados de Nuvem tornou-se mais competitivo à medida que as organizações procuram cada vez mais seus provedores de Nuvem pública em busca de soluções e liderança. Uma pesquisa recente da International Data Corporation (IDC) examina o conjunto de requisitos de serviço e negócios em que os MSPs e seus parceiros de ecossistema precisam investir para otimizar suas oportunidades de mercado e gerar vantagem competitiva no mercado de serviços gerenciados de Nuvem.
A pesquisa Managed CloudView 2021 afirma que na esteira da pandemia, as organizações estão procurando utilizar recursos de Nuvem pública (IaaS, PaaS, SaaS), tecnologias e processos inovadores (IoT, Edge Computing, Blockchain) e plataformas de gerenciamento Multicloud para oferecer suporte a futuras estratégias de Nuvem e garantir resiliência de negócios. Embora poucas organizações tenham mudado toda sua TI (aplicativos e infraestrutura) para a Nuvem, parece que as empresas irão acelerar essa mudança nos próximos anos, com a taxa de transição variando por país e setor. A economia geral esperada de custos de serviços em Nuvem gerenciados em 2021 é de 40%, ante 37% em 2019.
Tendências
Os compradores estão usando serviços gerenciados de Nuvem para criar uma TI mais ágil, gerar novas receitas e melhorar a experiência do cliente, mas ainda existem preocupações sobre a garantia de Acordos de Nível de Serviço (SLAs), desempenho de aplicativos críticos e segurança. No entanto, as organizações indicam que planejam aumentar os gastos com esses serviços significativamente nos próximos 12 a 24 meses.
A maioria das empresas prefere trabalhar diretamente com um MSP para gerenciar seu provedor de Nuvem pública e quaisquer ativos hospedados na plataforma do provedor para garantir melhores comunicações e que os SLAs sejam cumpridos. Ao mesmo tempo, a maioria das organizações prefere usar as ferramentas de gerenciamento de cada provedor de Nuvem pública.
Uma parcela significativa (cerca de 40%) das empresas já está usando recursos de Low-code/ No-code como parte de seus serviços gerenciados de Nuvem, com outros 30-35% planejando fazê-lo nos próximos dois anos. Ao utilizar IA cognitiva como parte dos serviços gerenciados de Nuvem, as empresas se concentram em operações de TI mais eficientes e no alinhamento do consumo de TI com as necessidades individuais (baseadas em funções).
Sucesso
As empresas que utilizam serviços gerenciados de Nuvem consideram os CoEs (centros de excelência) como os mais críticos para garantir a excelência operacional, embora centros de comando centralizados e unidades de negócios para provedores de Nuvem pública sejam igualmente importantes em alguns setores. A maioria das organizações também está procurando provedores de Nuvem pública para ajudar a reduzir as emissões de carbono de seus Data Centers.
Enquanto a maioria das organizações prefere rearquitetar seus ativos de TI em Nuvens privadas existentes em vez de comprá-las pré-construídas, elas também preferem utilizar serviços de Nuvem pública em vez de Nuvens privadas para atender a uma série de necessidades (por exemplo, produtividade, ROI, utilização de recursos) como parte de serviços gerenciados de Nuvem. A função da Nuvem pública como parte de uma estratégia de Nuvem híbrida é fornecer acesso aos recursos de Nuvem IaaS pública não disponíveis em Nuvens privadas e atender à necessidade de picos de demanda.
“Garantir o sucesso no mercado de serviços gerenciados de Nuvem exigirá que os MSPs forneçam um meio de adaptar seus talentos, tecnologias, processos e estruturas organizacionais para atender às necessidades do cliente; integrar serviços profissionais em serviços gerenciados de Nuvem; enfatizar a centralização no cliente; e trabalhar com a Nuvem de parceiros provedores de serviços para otimizar a posição da matriz e as oportunidades de mercado “, disse David Tapper, vice-presidente de Programa de Terceirização e Serviços Gerencidados de Nuvem da IDC. “Além disso, eles precisarão investir em ofertas sustentáveis para o cliente socialmente consciente; criar um centro de operações de negócios; incorporar uma plataforma de gerenciamento Multicloud inteligente e unificada; implementar um modelo de governança robusto; e construir centros de excelência e laboratórios para plataformas em Nuvem.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo