O setor de hiperautomação deve receber investimentos de US$720 bilhões em 2023. Isso porque cada vez mais as empresas têm notado a importância de automatizar processos e, consequentemente, reduzir tempo. Diante deste cenário, a Wevo Jitterbit, primeira plataforma de integração como serviço (iPaaS) da América Latina, elencou as três principais tendências do setor de hiperautomação para este ano.
A primeira delas é o crescimento do mercado de Low Code (ferramentas de desenvolvimento de baixo código), que tem a previsão de expandir aproximadamente 20% em 2023, chegando a US$26,9 bilhões em valor de mercado, segundo Dados de pesquisa desenvolvida pela empresa de consultoria Gartner.
A segunda tendência está relacionada aos aplicativos LCAP (Low-code application platform, ou Plataforma de Aplicativos Low-code), que devem atingir valores em torno de US$10 bilhões este ano, um crescimento de 25% em relação a 2022. Eles são responsáveis pela maior receita entre todas as tecnologias Low Code. Além disso, o LCAP facilita o desenvolvimento de aplicativos que atendem a necessidades específicas de cada uma das áreas de uma empresa.
Já a terceira tendência está relacionada ao perfil do profissional que utilizará o Low Code, que deve mudar. Como estas ferramentas não necessitam de um vasto conhecimento técnico, essas plataformas tendem a ser utilizadas cada vez mais por profissionais de diferentes áreas, não necessariamente especialistas em tecnologia.
“Até 2026, os desenvolvedores fora dos departamentos de TI representarão 80% dos usuários de ferramentas Low Code, 60% a mais em relação a 2021. Ou seja, essa onda low-code virá muito mais das áreas que não são tradicionalmente áreas de TI, o que será uma mudança importante neste mercado”, afirma Elias Ramos, Líder de Marketing de Conteúdo da Wevo Jitterbit.
Setores beneficiados
Diante deste cenário, a implementação de projetos com foco em hiperautomação passará a beneficiar mais departamentos, como o de Recursos Humanos (RH), de Marketing, também o de Tecnologia da Informação (TI), entre outros.
No setor de RH, por exemplo, é possível automatizar processos manuais, disparar comunicados de maneira mais ágil, além de criar aplicativos que facilitem as etapas de um processo de seleção. Para a área de Marketing, será possível criar relatórios de tráfego, realizar atendimentos online, fazer a gestão de leads e enviar comunicados personalizados. Por fim, em TI, a hiperautomação proporciona a integração de sistemas e facilidades no desenvolvimento de apps também.
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