Hoje, o consumidor tem mais informações em mãos, esperando das empresas transparência e inovação nas relações de consumo. E quando se fala na Transformação Digital aplicada ao setor de varejo automotivo, as novas tecnologias trouxeram mudanças significativas que vêm de encontro às necessidades específicas de cada cliente.
Ao acompanhar de perto essas tendências, a concessionária AMX, revenda Hyundai com 12 anos de história agora localizada em Niterói (RJ), sentiu que era hora de evoluir e atualizar seus processos rumo à transformação digital.
Para acompanhar as inovações das instalações físicas – considerada a primeira loja modelo em alta sustentabilidade e reuso da montadora Hyundai – o primeiro passo foi, em abril de 2022, iniciar o processo de adoção de um sistema CRM para gerenciar e aumentar os leads.
“Não tínhamos uma solução específica para realizar a gestão de relacionamento com o cliente. Usávamos um sistema simples de um e-commerce automotivo, que não nos dava o respaldo necessário”, explica Luan Monteiro, gestor de BDC da Hyundai AMX.
A plataforma escolhida para liderar o processo de inovação foi o CRM da Syonet, especializada em CRM para o setor automotivo. Desde o início da operação, em julho de 2022, os resultados têm sido positivos.
Integrado aos demais sistemas utilizados pela Hyundai AMX, o primeiro resultado aconteceu nas revisões e outros serviços realizados pela oficina, que subiram de uma média de 5 para até 15 agendamentos diários, ou seja, um aumento de 200% diário.
Com o controle e acionamento ativo dos contatos, foi possível acompanhar de perto as etapas de venda e pós-venda. E, para motivar os colaboradores envolvidos, foi criado um sistema de comissionamento inovador para a área de BDC. Todos são premiados quando um passo dentro da jornada do lead é completado: desde a ida até a loja até o fechamento da venda, quando uma bonificação máxima é alcançada.
“Atingimos um recorde de vendas, aumentando em 15% o número tanto de veículos novos como de usados”, comemora o gestor de BDC. Hoje, dos 43 colaboradores da concessionária, 19 pessoas utilizam diariamente os módulos do CRM da Syonet, integrando as áreas de Recepção, Marketing, Vendas, Pós-Venda, Oficina, Peças e Consórcio.
Todas as ações são monitoradas por um dashboard totalmente customizado para as necessidades da AMX. Os colaboradores podem acessar seu desempenho e as metas, assim como receber leads e acompanhá-los.
O trabalho realizado pelo Syonet é apoiado pela Lead Force, empresa de marketing digital automotivo focada em Inteligência de mercado. Com a utilização da plataforma Dealer Marketing Center (DMC) foi possível concentrar e realizar a gestão de todas as informações necessárias para a operação, provendo inteligência e dados em tempo real.
Outra ação realizada pela Lead Force foi a construção do website da concessionária conforme as orientações e regras da Hyundai. Vendas, agendamentos e revisões podem ser realizados por meio do WhasApp Business diretamente no site, um processo simples mas que tem tido resultados notáveis.
O efeito foi a realização de campanhas mais assertivas e um cuidado muito maior com a gestão de leads, que até então não acontecia da maneira correta. “Todo esse trabalho refletiu inclusive no aumento do nosso desempenho nas pesquisas de cliente oculto realizadas pela montadora”, comemora Luan.
Serviço
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