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Vendas de smartphones despencam no quarto trimestre e ano fecha negativo

Segundo estudo da IDC, 2022 terminou com embarques de 1,21 bilhão de unidades, uma queda de 11%, o que representa o menor total de embarque anual desde 2013

Vendas de smartphones despencam no quarto trimestre e ano fecha negativo

As remessas mundiais de smartphones caíram 18,3% ano a ano, para 300,3 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022 (4T22), de acordo com dados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da International Data Corporation ( IDC ). A queda marca o maior declínio de todos os tempos em um único trimestre e contribuiu para um declínio acentuado de 11,3% no ano. 2022 terminou com embarques de 1,21 bilhão de unidades, o que representa o menor total de embarque anual desde 2013 devido à demanda significativamente reduzida do consumidor, inflação e incertezas econômicas. Este difícil final de ano coloca a recuperação de 2,8% esperada para 2023 em sério risco com forte risco de queda para a previsão.

Com 2022 caindo mais de 11% no ano, 2023 deve ser um ano de cautela, pois os fornecedores repensarão seu portfólio de dispositivos, enquanto os canais pensarão duas vezes antes de assumir o excesso de estoque

“Nunca vimos remessas no trimestre de férias ficarem mais baixas do que no trimestre anterior. No entanto, a demanda enfraquecida e o alto estoque fizeram com que os fornecedores reduzissem drasticamente as remessas”, disse Nabila Popal, diretor de Pesquisa da equipe Worldwide Tracker da IDC. “Vendas pesadas e promoções durante o trimestre ajudaram a esgotar o estoque existente, em vez de impulsionar o crescimento das remessas. Os fornecedores estão cada vez mais cautelosos em suas remessas e planejamento, enquanto realinham seu foco na lucratividade. Até a Apple, que até agora parecia imune, sofreu um revés em seu fornecimento cadeia com bloqueios imprevistos em suas principais fábricas na China. O que este trimestre de férias nos diz é que o aumento da inflação e as crescentes preocupações macroeconômicas continuam a prejudicar os gastos do consumidor ainda mais do que o esperado e adiar qualquer possível recuperação até o final de 2023”, enfatizou.

“Continuamos a testemunhar a diminuição da demanda do consumidor à medida que as taxas de atualização aumentam nos últimos 40 meses na maioria dos principais mercados”, disse Anthony Scarsella, diretor de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC. “Com 2022 caindo mais de 11% no ano, 2023 deve ser um ano de cautela, pois os fornecedores repensarão seu portfólio de dispositivos, enquanto os canais pensarão duas vezes antes de assumir o excesso de estoque. No entanto, em uma nota positiva, os consumidores podem encontre ofertas e promoções de troca ainda mais generosas continuando até 2023, pois o mercado pensará em novos métodos para impulsionar atualizações e vender mais dispositivos, especificamente modelos de última geração”, comentou.

No ranking do ano de 2022, a Samsung encabeçou a lista com quase 261 milhões de uniidades vendidas, uma queda de 4,1% em comparação a 2021. A Apple veio em seguida com vendas de 226,4 milhões de aparelhos (-4%), seguida da Xiaomi com 153,1 milhões (-19,8%) e a OPPO, com 103,3 milhões (-22,7%).

Serviço
www.idc.com

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