A SAP SE divulgou recentemente os resultados da pesquisa “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement”, conduzida pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, que revela as forças que estão moldando a demanda e o processo de aquisição de software empresarial.
“Mudanças dramáticas na economia global, interrupções contínuas na cadeia de suprimentos, o aumento de uma força de trabalho altamente distribuída e a rápida digitalização do consumidor levaram as organizações a se adaptar rapidamente e evoluir para sobreviver – não apenas de uma perspectiva de compras, mas também de seu modelo de negócios principal”, disse Kahly Berg, vice-presidente sênior de Experiências Digitais da SAP SE. “Esta pesquisa prova que o mercado digital veio para ficar e que recursos como o site da SAP Store e o SAP.com são essenciais para o sucesso dos clientes e parceiro da SAP no setor”, observou.
Aproximadamente 1 mil tomadores de decisão B2B, de empresas de pequeno a grande porte em nove grandes setores, responderam à pesquisa, que também serviu como uma continuação da “Jornada dos compradores digitais B2B de 2019: tendências, desafios e previsões”.
As principais descobertas do novo relatório incluem:
À medida que os requisitos de negócios mudam, também muda o tipo de software que as empresas precisam adquirir
– Das organizações que responderam, 89% dizem que mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos (com 39% dizendo que a mudança foi significativa).
– Das organizações que responderam, 41% dizem que suas necessidades de software ou solução mudaram significativamente nos últimos dois anos.
– Do nosso painel, 78% dizem que estão procurando maneiras de simplificar o processo de aquisição, enquanto 27% dizem que seu processo atual nunca ou apenas ocasionalmente funciona tão eficientemente quanto no passado.
O futuro do procurement é digital
– A maioria dos profissionais de compras (54%) diz que deseja comprar principalmente online até 2024, seja por meio do próprio site do fornecedor ou de um mercado digital.
– Dos entrevistados, 44% citaram ter um balcão único para vários fornecedores como o recurso mais importante em um mercado digital.
– Dos entrevistados, 16% esperam comprar pelo menos metade de seu software corporativo por meio de um mercado digital.
Tanto os executivos corporativos quanto as equipes de compras se envolveram mais no processo de compras
– Dos entrevistados, 61% dizem que os executivos corporativos estão mais envolvidos no processo de compra do que há dois anos. Por outro lado, nosso painel de estudo de 2019 indicou que menos de 30% dos executivos de nível C eram ativos em qualquer parte da jornada de compra.
– Das equipes de aquisição, 51% estão agora significativamente envolvidos na determinação das necessidades de software empresarial.
Os processos de decisão distribuídos estão se tornando o novo normal
– A maioria das empresas acredita que são necessários quatro ou mais membros da equipe por grupo funcional para tomar uma decisão final de aquisição.
– Um quarto das empresas com 50 mil ou mais funcionários dizem que precisam de pelo menos 11 executivos corporativos para assinar uma aquisição típica.
– Das empresas, 34% dizem que a falta de consenso do grupo é uma preocupação, impedimento ou risco significativo para a aquisição bem-sucedida de soluções de software empresarial.
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