O avanço da tecnologia é responsável por revolucionar o mundo dos negócios como o conhecemos, sendo atualmente incorporada de diferentes maneiras em negócios dos mais diversos ramos de atividade. Hoje, muitas tarefas manuais podem ser automatizadas, melhorando o aproveitamento da força de trabalho nas corporações. Além disso, a tecnologia tem transformado a gestão de empresas, colocando os Dados no centro das estratégias de crescimento. E no mercado de licenciamento de marcas a procura por soluções tecnológicas também cresce, à medida em que a dinâmica das relações comerciais se acentua.
Não há dúvidas de que diminuir a quantidade de tarefas manuais pode impulsionar a produtividade e a eficiência dos negócios. Na administração de empresas, tempo e dinheiro são, talvez, as mercadorias mais valiosas. Assim, encontrar maneiras de liberar o tempo das equipes internas é um dos grandes desafios impostos aos negócios dos mais variados campos de atuação. É nesse contexto que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes corporações mundo afora.
Licenciar marcas é um processo que inclui tarefas burocráticas e repetitivas, como o gerenciamento de contratos, aprovação de produtos, fechamento de royalties, elaboração de relatórios financeiros e assim por diante. Dessa forma, a tecnologia tem sido incorporada nesse setor com o objetivo de simplificar e otimizar as operações, de modo que os custos operacionais sejam reduzidos, bem como o tempo gasto em tais atividades. Vale destacar que o auxílio da tecnologia também é um fator fundamental para a diminuição de erros de percurso. É por isso que muitas marcas passaram a procurar por plataformas de LaaS (Licensing as a Service – Licenciamento como Serviço).
Por que o LaaS é uma alternativa tão atrativa atualmente?
LaaS é uma abordagem moderna para as atividades relacionadas ao licenciamento em que um provedor permite que uma organização suporte suas várias licenças sem a necessidade de um mecanismo de licenciamento interno, substituindo o controle – muitas vezes feito em planilhas – por um software completo e desenhado especificamente para o mercado de licenciamento de marcas. Porém, os benefícios dessa opção vão muito além disso.
Com uma plataforma inteligente e intuitiva, é possível amplificar os resultados dos contratos de licenciamento. Centralizando a gestão de contratos, de royalties, e das vendas em geral, gestores e executivos de marcas obtêm ganhos significativos em termos de gestão. Todas as informações relacionadas ao licenciamento se tornam disponíveis em uma única plataforma, fornecendo insights estratégicos sobre os negócios e apoiando a tomada de decisão. Além do mais, essas soluções são capazes de gerar, automaticamente, relatórios e dashboards com os principais indicadores dos negócios.
No campo dos novos negócios, contar com uma plataforma que funciona ainda como um marketplace de oportunidades é mais um diferencial competitivo, ampliando o número de contratos de licenciamento de marcas e, por consequência, aumentando a receita.
Por fim, reforço a importância das soluções tecnológicas para a potencialização dos resultados nos contratos de licenciamento. O desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias são diferenciais competitivos poderosos que estimulam a inovação e a cultura de dados nas organizações. Dentro de um cenário competitivo e desafiador, apostar na tecnologia é essencial para sustentar a capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, garantir uma atuação ágil, segura e eficiente.
Por Bruno Koerich, CEO da Destra.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo