book_icon

Tivit apresenta Takoda para ampliar atuação em Data Centers

A empresa atuará com foco em colocation, mercado que segue em expansão no Brasil, enquanto a Tivit se concentrará em serviços de Cloud, Digital e SaaS

Tivit apresenta Takoda para ampliar atuação em Data Centers

A Tivit, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, anuncia o spin-off da sua unidade de Data Centers, empresa que foi batizada de Takoda. A nova empresa já nasce com 20 anos de experiência, 65 grandes clientes em colocation – serviços de infraestrutura para hospedagem de servidores em Data Centers –, como Petrobras, TIM e BNDES, além de hyperscalers globais.

Enquanto a Takoda – nome que significa “amigo” ou “aliado” na língua Sioux, de indígenas americanos – se concentrará em serviços de Data Centers, a Tivit continuará focada em serviços digitais, segmento que cresceu aceleradamente nos últimos anos, especialmente com a demanda por soluções SaaS, de Nuvem, Transformação Digital e cibersegurança.

“Temos o privilégio de atuar em setores de crescimento exponencial. Iniciamos com investimento de R$1,2 bi para os próximos cinco anos, tendo previsão de quintuplicar o tamanho da operação”, diz Eduardo Sodero, CSO (Chief Strategy Officer) da Tivit, que foi nomeado CEO da Takoda. “Com a criação da Takoda, daremos foco maior nas duas frentes de negócios – serviços digitais e Colocation – trazendo mais valor aos nossos clientes em suas jornadas de transformação digital e paralelamente em suas necessidades de infraestrutura digital.”

Com a criação da Takoda, daremos foco maior nas duas frentes de negócios – serviços digitais e Colocation 

Segundo Sodero, as duas frentes são complementares, mas possuem dinâmicas distintas. “O Business de Data Centers tem alta necessidade de investimentos (capital-intensive), prazo de retornos mais longos, métricas financeiras distintas, como ROIC, além do perfil das equipes, que é diferente.” O braço de serviços digitais permanece sob a marca Tivit, comandada pelo CEO Paulo Freitas, executivo que assumiu a posição em janeiro de 2023.

Mercado em expansão
O lançamento da Takoda ocorre em um momento de expansão de tecnologias que exigem cada vez mais espaço em data centers, como a crescente demanda por serviços em nuvem, cujos provedores optam por data centers externos, a chegada comercial do 5G ao País, a corrida das empresas pela Transformação Digital, a adoção de Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas, em português).

Em 2022, o investimento global em data centers é estimado em 220 bilhões de dólares, recorde pelo segundo ano seguido, de acordo com o Dell’Oro Group. Atualmente, a Takoda tem quatro Data Centers e 250 colaboradores. “A Takoda já nasce como referência no mercado, porque nossos Data Centers têm excelência operacional provada por mais de duas décadas, entregando segurança, hyper conectividade, baixa latência, sendo abastecidos com 100% de energia renovável.” “É por isso que nossos clientes, que incluem hyperscales e grandes empresas do Brasil e da América Latina, confiam na Takoda como parceiros de sua infraestrutura digital”, diz o Sodero.

Serviço
tivit.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.