A Prologis Research, com base em décadas de experiência no setor e Dados proprietários, bem como insights exclusivos de seu portfólio global de aproximadamente 111 milhões de metros quadrados e 6,2 mil clientes no mundo, para prever as seguintes sete tendências para 2023.
Previsão #1
O início do desenvolvimento de galpões logísticos nos EUA cairá para o menor nível em sete anos, mesmo com o crescimento do aluguel superior a 10%.
Fatos que embasam:
Impulsionado por um rápido aumento no custo de capital, o início do desenvolvimento diminuirá em 60% para menos de 16,3 milhões de metros quadrados em 2023. Já observamos inícios trimestrais caírem 30% de seu pico na Europa e esperamos um padrão semelhante no Estados Unidos.
Um recuo dessa magnitude criaria uma escassez de espaço em 2024. O pipeline cairá de mais de 46,5 milhões de metros quadrados no terceiro trimestre de 2022 para 25,5 milhões no final de 2023.
A baixa vacância produzirá mais um ano de crescimento de aluguel de dois dígitos. Mesmo que a nova demanda caísse para zero, a taxa de vacância nacional aumentaria apenas 260 bps para 5,9%, bem abaixo da média de longo prazo.
Previsão #2
As barreiras ao desenvolvimento da Califórnia restringirão permanentemente a demanda logística, permitindo que o Texas se torne o estado número 1 em absorção líquida.
Fatos que embasam:
A Califórnia tem poucos terrenos aproveitáveis e as barreiras à oferta estão aumentando. Em novembro de 2022, por exemplo, um terço dos galpões em construção no Inland Empire estavam em municípios que haviam proposto ou promulgado moratórias locais sobre o desenvolvimento industrial. Os limites do desenvolvimento futuro nessas áreas aumentariam o valor das propriedades existentes e criariam desafios para os clientes que buscam crescer.
Os drivers de demanda do Texas estão acelerando. Espera-se que o crescimento populacional continue e a regionalização das cadeias de abastecimento enviará mais mercadorias através do México e do Texas.
Previsão #3
A demanda do México atingirá um novo recorde anual à medida que o nearshoring (reconfiguração da cadeia de abastecimento para ficar mais próxima do consumidor final) impulsiona a expansão ao longo da fronteira.
Fatos que embasam:
As expansões relacionadas ao nearshoring representaram metade das novas locações em 2022. Monterrey, Juarez e Tijuana foram os principais beneficiários.¹
O aumento das entregas em 2023 permitirá uma maior absorção porque a taxa de vacância está no nível mais baixo de todos os tempos. O pipeline em construção aumentou para um recorde de 2,32 milhões de metros quadrados no terceiro trimestre, enquanto a vacância caiu para 1,4%.²
Previsão #4
A Índia passará de quarto para terceiro país mais ativo em termos de desenvolvimento, atrás dos EUA e da China.
Fatos que embasam:
A Índia está se tornando mais passível de investimento à medida que os impulsionadores da demanda evoluem. A combinação de forte demografia, aumento das exportações, mudanças favoráveis nas políticas regulatórias e tributárias e melhoria na infraestrutura atraiu capital para a Índia, produzindo pó seco para desenvolvimento logístico.
A Índia ficou em quarto lugar em 2022, mais do que dobrando o volume de desenvolvimento iniciado em apenas cinco anos e ultrapassando os mercados de desenvolvimento mais ativos da Europa.³
Previsão #5
Os galpões construídos sob medida atingirão novos níveis de aluguéis nos EUA e na UE, pois os aluguéis de mercado são capitalizados em 5%, apesar da queda nos custos de construção e terrenos.
Fatos que embasam:
A volatilidade do mercado financeiro levou a custos de capital significativamente mais elevados. Os custos de empréstimos aumentaram substancialmente à medida que os bancos centrais aumentaram as taxas, com o T-bond de 10 anos oscilando entre 3,7 e 4,1% em novembro de 2022.
A suavidade do custo de construção fica atrás dos ciclos econômicos. Os custos podem responder eventualmente ao cenário econômico geral, mas ainda não o fizeram. Estimamos um declínio de 10 a 15% nos custos de construção até o final de 2023, com retrocesso na segunda metade do ano.
Previsão #6
As locações para empresas de comércio eletrônico se recuperarão e esse será o segundo ano mais ativo da história (depois de 2021).
Fatos que embasam:
As vendas de comércio eletrônico estão reacelerando à medida que o desejo descomunal de experiências pessoais diminui e a proposta de valor do comércio eletrônico para os consumidores permanece intacta. Mantemos nossa previsão de que mais de 25% dos produtos de varejo serão vendidos por meio de canais online até 2025, contra 15% em 2019.
A atividade de locações está reacelerando. A proporção da Prologis de novas locações assinadas por clientes de comércio eletrônico aumentou para mais de 17% no terceiro trimestre, de uma mínima de 13% no primeiro trimestre de 2022, impulsionada por uma diversidade recorde de clientes à medida que as redes de encomendas se expandem, varejistas de médio porte melhoram os níveis de serviço e novos conceitos surgem.
Os custos de entrega de encomendas continuam altos. Varejistas online procurarão o design de rede para alcançar economia de custos e metas de sustentabilidade. Especificamente, adicionar um centro urbano ao final das cadeias de abastecimento de e-fulfillment pode render custos e eficiências ambientais de 50% em média, encurtando a última milha.
Previsão #7
A demanda por galpões sustentáveis crescerá rapidamente. A capacidade solar instalada no telhado dobrará e a capacidade de carregamento de caminhões elétricos excederá 10 megawatts.
Fatos que embasam:
Construir instalações preparadas para o futuro pode proteger as empresas de logística de riscos operacionais futuros, incluindo mudanças nas regulamentações, resistência da comunidade e preços voláteis de energia baseada em combustíveis fósseis. Os custos para construções e operações sustentáveis estão caindo. Os programas de incentivo do governo e a crise energética europeia têm o poder de turbinar essas tendências de longo prazo.
Na Califórnia, uma comissão descobriu que 157.000 carregadores rápidos serão necessários até 2030 para apoiar a eletrificação da frota e atingir as metas de redução de carbono do estado. (A Prologis, que já investe em infraestrutura comercial de veículos elétricos, se comprometeu a instalar 1 gigawatt de energia solar até 2025.)
Na Europa, as cidades com zonas de transporte de baixa emissão compreendem mais de 60% dos mercados de logística em 2022, contra menos de 25% em 2015. 4
IMPORTANTE
Este relatório é baseado, em parte, em informações públicas que consideramos confiáveis, mas não declaramos que sejam precisas ou completas e não devem ser consideradas como tal. Nenhuma representação é dada com relação à precisão ou integridade das informações aqui contidas. As opiniões expressas são nossas opiniões atuais apenas na data que aparece neste relatório.
Sobre a pesquisa
O departamento de Pesquisa da Prologis estuda tendências fundamentais e de investimento e as necessidades de seus clientes para auxiliar na identificação de oportunidades e evitar riscos em quatro continentes. A equipe contribui para decisões de investimento e iniciativas estratégicas de longo prazo, além de publicar white papers e outros relatórios de pesquisa.
Publica pesquisas sobre a dinâmica do mercado que afeta os negócios dos clientes da Prologis, incluindo questões da cadeia de suprimentos global e desenvolvimentos nos setores de logística e imobiliário. A equipe de pesquisa dedicada da Prologis trabalha em colaboração com todos os departamentos da empresa para ajudar a orientar as estratégias de entrada, expansão, aquisição e desenvolvimento da empresa no mercado.
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