A distribuidora TD Synnex lançou nesta quinta-feira (12/1) seu primeiro Relatório Global de Benchmark de Ecossistema de Tecnologia, destacando tendências e oportunidades críticas do setor para 2023 e além. O primeiro relatório global desse tipo, o TD Synnex Global Technology Ecosystem Benchmark Report, segue estudos de benchmark da indústria regional na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico/Japão e América Latina e Caribe.
O relatório reflete o papel da companhia no centro de um ecossistema global que conecta produtores de tecnologia, revendedores, provedores de serviços, integradores de sistemas, especialistas do setor e usuários finais.
“Como distribuidor líder de ecossistema de TI e agregador de soluções, temos a oportunidade e a responsabilidade de ajudar nossos parceiros de canal a identificar as tendências do setor à medida que navegam em uma transformação implacável e planejam o crescimento estratégico”, disse Sergio Farache, diretor de Estratégia da TD Synnex. “O Global Ecosystem Benchmark Report é um marco importante na definição e compreensão do que está acontecendo neste ecossistema de TI globalmente conectado”, observou.
Com base nos estudos de referência regional da América do Norte, Europa, América Latina e Caribe, Ásia-Pacífico e Japão, o Relatório Global Insights concentra-se em três fatores fundamentais para os negócios do ecossistema de tecnologia:
– Antecipar e atender às expectativas de tecnologia do usuário final.
– Gerenciando com eficácia as operações de negócios do ecossistema de tecnologia.
– Engajamento, enriquecimento e capacitação do ecossistema de tecnologia.
A pesquisa cobriu uma variedade de tópicos, desde estratégias de crescimento e desafios de negócios até necessidades dos clientes e investimentos estratégicos, revelando cinco percepções críticas:
Insight 1: globalmente, os planos estratégicos de crescimento dos revendedores de tecnologia priorizam a entrada em novos mercados verticais. Além disso, é provável que o aumento das parcerias com o ecossistema seja parte integrante da execução dessa estratégia de crescimento.
Espera-se que setores verticais regulamentados, como serviços financeiros, governo, educação, saúde e ESG, aumentem em importância ao longo de três anos. Ganhar experiência nessas categorias e entregar as soluções de tecnologia requer expertise difícil de escalar, o que significa que as parcerias podem fechar lacunas funcionais para entregar os resultados desejados.
Insight 2: os revendedores estão investindo em pessoas para gerar os resultados que os clientes mais desejam.
As maiores categorias de investimentos em negócios de revenda estão diretamente ligadas à aquisição de habilidades, certificação e especialização. Mais de três quartos dos revendedores em todo o mundo estão priorizando orçamentos para aumentar o conhecimento em áreas de soluções técnicas e de negócios que os clientes solicitam com frequência, incluindo serviços gerenciados, rede de segurança, serviços profissionais, servidores + armazenamento e nuvem híbrida, entre outros.
Insight 3: os revendedores estão transferindo recursos para expandir seus portfólios de nuvem.
Quando vistas como uma única categoria, as soluções em Nuvem (implementação em Nuvem, integração em Nuvem, gerenciamento Multinuvem e outras) ofuscam todas as outras soluções de tecnologia que os revendedores informaram que planejam oferecer nos próximos 24 meses, de acordo com o Global Benchmark Report. Outras respostas principais têm um vínculo claro com as prioridades da Nuvem (dispositivo como serviço, transformação digital, IoT, segurança), tornando as soluções de Nuvem fundamentais para o portfólio de ofertas dos revendedores globais.
Insight 4: revendedores globais são consumidos por As-a-Service.
A adoção quase total dos modelos de consumo como serviço que os revendedores planejam nos próximos dois anos é um pequeno salto na lógica da capacidade de resposta do revendedor às necessidades de soluções de tecnologia dos clientes e a expansão pretendida das ofertas de Nuvem. Os clientes sempre indicaram que desejam flexibilidade quando se trata de condições de pagamento. A tendência para OpEx e TI baseada em consumo significa que uma parte maior dos negócios dos revendedores provavelmente virá de receitas recorrentes.
Insight 5: ESG (Ambiental, Social e Governança) e o mercado AR/VR são potenciais oportunidades perdidas para os revendedores.
Em contraste com a ênfase na aquisição de habilidades, expansão do portfólio e esforços para entrar em novos mercados verticais, a sustentabilidade e a tecnologia emergente estão no final da lista de prioridades para o desenvolvimento de soluções e investimentos em negócios.
Em capacidades diferentes, as soluções ESG e AR/VR são oportunidades para revendedores globais.
Programas ESG eficazes permitem que as organizações respondam a perguntas de parceiros e clientes sobre práticas sustentáveis e diversidade, bem como cumpram os códigos de conduta dos fornecedores, enquanto alguns analistas preveem uma oportunidade de mercado AR/VR de US$ 800 bilhões até 2024, onde 50% dessa receita está associada a plataformas tecnológicas e hardware.
Serviço
www.tdsynnex.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo