book_icon

RNP e SBC promovem debate sobre benefícios do uso de plataformas de experimentação

Prazo para submissão de artigos vai até 5 de março; evento será em julho no CSBC 2023

RNP e SBC promovem debate sobre benefícios do uso de plataformas de experimentação

Com o objetivo de promover discussões sobre o uso de infraestruturas públicas para experimentação, os chamados Testbeds, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), irá promover a segunda edição do Workshop de Testbeds (WTESTBEDS). Interessados em participar já podem submeter seus artigos para o evento, marcado para julho deste ano, durante o Congresso da SBC (CSBC 2023). O processo de seleção é destinado a professores, pesquisadores, alunos e startups que apresentem resultados de pesquisas científicas e experimentais em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o uso dessas ferramentas.

Por serem essencialmente infraestruturas com características funcionais muito próximas das reais, os Testbeds, que podem ser físicos ou virtuais, possibilitam ao pesquisador observar de que forma sua hipótese, teoria ou futuro produto responderá quando aplicado em um ambiente real. Realizados em ambiente controlado, os Testbeds permitem, de fato, que o pesquisador faça alterações na sua experimentação e observe os resultados das mudanças de forma consistente e replicável.

O processo de seleção é destinado a professores, pesquisadores, alunos e startups que apresentem resultados de pesquisas científicas e experimentais em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o uso dessas ferramentas

Com o II Workshop de Testbeds, a RNP e a SBC pretendem criar um espaço para a comunidade científica debater o uso dessas infraestruturas e discutir como elas podem ajudar a qualificar os resultados das pesquisas científicas. As submissões de artigo poderão ser feitas até o dia 5 de março pelo site da SBC.

O workshop será realizado de 23 a 28 de julho de 2023, em João Pessoa, na Paraíba (PB). Os autores dos artigos selecionados poderão apresentar seus trabalhos pessoalmente durante o evento. Os organizadores do WTESTBEDS irão oferecer condições especiais para a ida dos professores, pesquisadores, alunos e representantes de startups ao evento.

Para o coordenador de P&D da RNP, Leandro Mondin, compartilhar relatos sobre o uso e a construção de Testbeds ajuda a divulgar os benefícios dos Testbeds para a comunidade científica. “Acreditamos que uma abrangente divulgação dos principais resultados de pesquisas científicas e experimentais em TICs obtidos com o uso dos Testbeds poderão inspirar outros pesquisadores, professores e alunos das diferentes áreas de pesquisa da computação. Hoje, não temos uma comunidade que troca experiências, de maneira transversal, sobre o uso de infraestruturas para experimentação. Esperamos que o WTESTBEDS seja o embrião desta comunidade”, explicou Mondin.

Critérios para as Inscrições
Interessados em inscrever seus trabalhos precisam cumprir uma série de exigências. É fundamental enviar os artigos em PDF, usando um modelo específico da SBC. O template está disponível aqui. Serão aceitos trabalhos em português, em inglês ou em espanhol, desde que tenham entre 4 e 12 páginas de extensão. Os artigos também precisam deixar claro qual Testbed foi adotado, explicar os motivos para a escolha dessa plataforma específica e detalhar os experimentos realizados por meio da ferramenta.

Outros pontos que devem estar presentes nos artigos são: descrição de como o Testbed contribuiu para os experimentos, pontos fortes e pontos que podem ser melhorados na ferramenta e sugestões de melhorias da plataforma. É necessário que os artigos sejam claros e bem detalhados, de modo a facilitar a compreensão dos leitores. Imagens e diagramas são exemplos de recursos que podem ser usados pelos autores para enriquecer seus trabalhos.

Os organizadores do II Workshop de Testbeds procuram artigos de candidatos que tenham usado ou desenvolvido ferramentas de experimentação em tópicos como Blockchain, internet do futuro, virtualização de redes, gerenciamento de identidades, computação na Nuvem, Inteligência Artificial, Machine Learning e diversos outros. A lista completa dos temas está disponível neste site.

“O workshop se propõe a ser um espaço que possibilite o diálogo e a articulação com a comunidade de pesquisa experimental em TICs no Brasil e que tenham interesse em participar e influenciar os desenvolvimentos e inovações no tema ainda ser um espaço para apresentar e inspirar pesquisadores no uso de Testbeds”, ressaltou Gustavo Dias, gerente de P&D da RNP.

Os interessados podem obter mais informações ou esclarecer dúvidas por meio do e-mail dos organizadores do evento, no endereço [email protected].

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.