book_icon

Remessas globais de PCs tradicionais caíram 16,5% em 2022, mostra IDC

Está claro que o boom pandêmico acabou para o mercado de PCs, mas apesar dos declínios, as remessas anuais para 2022 ficaram bem acima dos níveis pré-pandêmicos, totalizando 292 milhões de unidades

Remessas globais de PCs tradicionais caíram 16,5% em 2022, mostra IDC

As remessas globais de PCs tradicionais ficaram abaixo das expectativas no quarto trimestre de 2022 (4T22), pois 67,2 milhões de PCs foram enviados, uma queda de 28,1% em relação ao ano anterior, de acordo com resultados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. As remessas do 4T22 são comparáveis ​​ao quarto trimestre de 2018, quando o mercado foi limitado pelos desafios de fornecimento da Intel. Está claro que o boom pandêmico acabou para o mercado de PCs, mas apesar dos declínios recentes, as remessas anuais para 2022 ficaram bem acima dos níveis pré-pandêmicos, totalizando 292,3 milhões de unidades para o ano inteiro, mas uma queda de 16,5% em comparação a 2021. No entanto, a demanda continua sendo uma preocupação, já que a maioria dos usuários tem PCs relativamente novos e a economia global piora.

Não há dúvida, quando olharmos para trás neste momento, que a ascensão e queda do mercado de PCs serão registradas nos livros de recordes

“Os preços médios de venda (ASPs) em muitos canais também caíram à medida que o excesso de estoque de canais ao longo dos últimos meses desencadeou descontos em um esforço para estimular a demanda”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa para Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Apesar desses esforços, o gerenciamento de estoque de PCs acabados, bem como de componentes, continuará sendo uma questão importante nos próximos trimestres e tem o potencial de afetar ainda mais os ASPs”, observou.

A atividade do lado da oferta mostra que muitos grandes fornecedores entraram em 2023 com uma perspectiva cautelosa, mas o consenso é que partes do mercado de PCs podem retornar ao crescimento no final de 2023, com o mercado geral seguindo em 2024. O segmento comercial tem vários impulsionadores para o crescimento, incluindo o aproximando-se do fim do suporte para o Windows 10 e um ciclo de atualização de construção, enquanto o mercado consumidor permanece um curinga para 2023 e além.

“Trimestres consecutivos de quedas claramente pintam um quadro sombrio do mercado de PCs, mas isso é realmente uma questão de percepção”, disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “2021 estava perto de níveis históricos para remessas de PC, então qualquer comparação será distorcida. Não há dúvida, quando olharmos para trás neste momento, que a ascensão e queda do mercado de PCs serão registradas nos livros de recordes, mas muitas oportunidades ainda estão por vir. Acreditamos firmemente que o mercado tem potencial para se recuperar em 2024 e também vemos bolsões de oportunidade ao longo do restante de 2023”, comentou.

No ranking do quarto trimestre de 2022, a Lenovo encabeça a lista, com 15,5 milhões de unidades comercializadas e market share de 23%. Em seguida vem a HP com 13,2 milhões (19,6%), a Dell Technologies com 10,8 milhões (16,1%), a Apple com 7,5 milhões (11,2%) e a Asus com 4,8 milhões (7,2% de market share).

No ranking do ano, a ordem dos fabricantes se manteve, com a Lenovo em primeiro lugar com 68 milhões de unidades (23,3%), a HP com 55,3 milhões (18,9%), a Dell Technologies com 49,8 milhões (17%), a Apple com 28,6 milhões (9,8%) e a Asus com 20,6 milhões de PCs (7%).

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.