As tecnologias ligadas à identidade e acesso têm ganhado cada vez mais destaque à medida que as empresas buscam aprimorar as experiências dos clientes, sejam eles consumidores ou corporativos. Em suas observações do mercado, Geethika Cooray, vice-presidente e gerente-geral de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) da WSO2, empresa global em tecnologia de Transformação Digital, listou as quatro principais tendências deste segmento em 2023.
Capacitação de desenvolvedores para criar experiências digitais confiáveis
A principal prioridade das equipes de desenvolvimento em 2023 será combinar segurança robusta para seus clientes com experiências personalizadas e fluidas, bem como a um maior controle de informações pessoais. Esperamos que as empresas procurem soluções de gerenciamento de acesso e identidade do cliente (CIAM) com abordagens low code que forneçam elementos que facilitem a integração entre aplicativos e sistemas. Isso ajuda os desenvolvedores de aplicativos a tirar o máximo de suas habilidades atuais, reduzir a curva de aprendizado e acelerar o desenvolvimento.
Experiência de consumidor no ambiente corporativo
Os clientes corporativos também são consumidores, por isso, esperam que o ambiente de trabalho forneça as mesmas facilidades e experiências digitais seguras que encontram em suas vidas pessoais. Portanto, as empresas devem aplicar as melhores práticas de gerenciamento de identidade e acesso para todos os usuários. Os exemplos incluem opções de autenticação multifator sem senha, como tokens ou biometria; login único para vários aplicativos; nível de acesso personalizado por cargo ou para terceiros; e suporte para os dispositivos móveis usados por quem trabalha remotamente ou no escritório.
Demanda crescente por CIAM B2B
À medida que as empresas aumentam sua presença online, elas exploram novas maneiras de alcançar mais clientes por meio de parcerias inovadoras. Por isso, a adaptação de soluções de CIAM B2C para B2B, com personalização de identidade de cliente e software de gerenciamento de acesso, é um caminho que vem sendo cada vez mais adotado, mas cria uma complexidade desnecessária. A automação de tecnologias de CIAM evita esse obstáculo ao oferecer suporte aos vários níveis de sub organizações, juntamente com a capacidade de delegar a administração do CIAM a essas entidades. Só assim as companhias vão poder alavancar clientes e parceiros de negócios para dimensionar modelos de negócios e ampliar seu alcance de mercado, ao mesmo tempo em que adaptam a experiência do cliente para otimizar o envolvimento com diferentes comunidades de usuários.
Especialistas em SaaS vão procurar cada vez mais plataformas CIAM prontas para uso para gerenciar usuários
O software como serviço (SaaS) é o mecanismo de entrega de aplicativos predominante atualmente, muito devido aos benefícios da Nuvem, incluindo escalabilidade, flexibilidade e agilidade. Muitas empresas de SaaS, sejam elas B2B ou B2C, passaram a criar suas próprias soluções de CIAM. No entanto, em 2023, podemos esperar que muitas empresas de SaaS, sejam elas B2B ou B2C, recorram a plataformas CIAM comerciais prontas para uso e “terceirizem” o CIAM para empresas especializadas nele. Com estas soluções, os desenvolvedores podem focar nos seus principais produtos enquanto as plataformas de CIAM são atualizadas com os mais recentes recursos de privacidade e gerenciamento de consenso definidos pelo governo, como os determinados pela Lei Geral de Proteção de Dados, no Brasil.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo