book_icon

Programa VAI TEC: empreendedorismo periférico na prática que aumenta faturamentos dos negócios

Projeto gerido pela prefeitura de São Paulo com apoio técnico da Semente Negócios já acelerou mais de 100 negócios de impacto da periferia da capital paulista

Programa VAI TEC: empreendedorismo periférico na prática que aumenta faturamentos dos negócios

Periferia, na definição geral, é o nome dado às mais afastadas do centro; bairros e municípios que estão no entorno da região metropolitana. Na percepção cotidiana, são locais ou comunidades com pouco acesso a recursos tanto materiais quanto financeiros, e que estão há quilômetros de distância dos centros metropolitanos onde os recursos básicos como educação e saúde de qualidade, e acesso à informação e conhecimento teórico são abundantes. Um dos projetos que melhora o dia a dia das pessoas que vivenciam essa realidade é o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC, gerido pela ADE SAMPA, e tocado pela Semente Negócios – empresa de educação empreendedora que tem o propósito de promover a prosperidade por meio da inovação. O Programa aumentou em 70% o faturamento dos negócios apoiados em cerca de 41% deles, ou seja, passaram de uma renda de R$6.896,28 para R$9.753,22.

Com problemas característicos da periferia, as resoluções nem sempre podem ser oferecidas pelas soluções já existentes. Por isso, o empreendedorismo periférico serve como motor do desenvolvimento com o uso da tecnologia social, que utiliza o conhecimento local, muitas vezes empírico e não teórico, para inovar e ajudar na resolução desses problemas. Assim, o VAI TEC já é considerado um dos mais importantes dessa vertente na cidade de São Paulo. Trata-se de um projeto responsável por utilizar a própria vivência da comunidade para resolver problemas que são particulares da periferia. Nesta última edição, que já está na sua sexta versão, o programa deu suporte para 24 negócios, sendo que 46% deles fazem parte da Zona Leste da Capital e 29% da Zona Sul.

“Nós vimos que o pico do nascimento de novos negócios foi de novembro de 2021 a maio deste ano, quando cerca de 58% desses empreendedores já estavam iniciando suas vendas. A Semente teve um papel crucial nesse aumento, já que com metodologia própria acompanhamos todos os projetos desde as fases de exploração de oportunidades, ao engajamento de um determinado público, e no período de crescimento e estruturação, onde a empresa pode ser considerada realmente sólida”, explica Adriano Morais, gestor de Projetos na Semente.

A metodologia de empreendedorismo periférico desenvolvida pela Semente se propõe a auxiliar na sistematização dos conhecimentos locais e no desenvolvimento territorial a partir do empreendedorismo como instrumento de inovação social. Mesmo com tantos negócios surgindo, um dos importantes resultados do projeto foi de perceber a diminuição de pessoas empreendedoras inseguras quanto a continuidade das empresas. Durante o programa, o número caiu de 8,3% para zero no fim do projeto. “Outro destaque importante também é que tivemos muito equilíbrio na quantidade de empreendedores homens e de mulheres abrindo seus negócios, sendo que 56% são pretos e 23% pardos”, complementa Adriano.

Conheça abaixo alguns dos negócios apoiados pelo VAITEC. Todos tiveram suas acelerações entre setembro de 2021 a março de 2022.

Todas por Uma: é um aplicativo contra a violência doméstica, que conta com a Nice, a primeira Inteligência Artificial do mundo capaz de encontrar uma pessoa sequestrada. Com ela, a mulher pode enviar pedidos de socorro somente balançando o celular. Todo esse desenvolvimento foi criado dentro de uma favela por três jovens que combatem milhares de agressores. O projeto está presente em mais de 12 países, e venceu o reality da Globo, do programa É De Casa, chamado Expo Favela: O Desafio.

 Az Marias: trata-se de uma marca de roupas de streetstyle e ancestral que usa como matéria prima o resíduo têxtil de grandes empresas do setor. A marca trabalha com a mulher negra como centralidade da criação.

 Black Vagas: é uma vitrine de profissionais da comunidade negra que tem interesse em realizar conexões reais da população preta e periférica com agentes do ecossistema de mercado.

 Moradigna: que é um negócio social que está buscando mudar a vida de milhões de brasileiros que moram em situação de insalubridade. O trabalho da empresa já transformou a vida de centenas de pessoas e deu a elas uma melhor qualidade de vida.

Sobre a Semente Negócios:
A Semente é uma empresa de educação empreendedora que aposta na inovação como ferramenta para a geração de prosperidade, desenhando e executando projetos customizados como planejamento de inovação, Lab de Inovação, programas de intraempreendedorismo, criação de Hubs de Inovação, programas de Inovação Aberta, aceleração de Startups em Periferias, aceleração de startups digitais, empreendedorismo Feminino e desenvolvimento territorial.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.