book_icon

Huawei ICT Competition 2022: Universidades do Ceará e do Tocantins vencem a final nacional

Instituições representarão o Brasil na trilha de Computing e de Cloud na etapa latino-americana da competição. As inscrições para a ICT Competition 2023 estão abertas

Huawei ICT Competition 2022: Universidades do Ceará e do Tocantins vencem a final nacional

Estudantes e professores do IFTO celebram a vitória na Huawei ICT Competition

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram os grandes vencedores da final brasileira da ICT Competition 2022, competição que a Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo.

O encontro reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas que participaram de três dias intensos de atividades, com provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de experiências e de conhecimentos. Na premiação, ocorrida dia 28 de dezembro, em São Paulo, estiveram presentes representantes de empresas de tecnologia, líderes do setor público e de instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil.

Logo na abertura, Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe, enfatizou a importância da parceria da Huawei com o Ministério da Educação para promover a formação em TIC em um mercado de trabalho em franca expansão. “Este ano a competição contou com 97 instituições inscritas, um crescimento de 130% em relação à última edição. Foi o maior número global, superando até mesmo as inscrições da China”, disse o executivo. “O sucesso desta edição só foi possível graças à colaboração junto ao Ministério da Educação. Com a plataforma MEC Place disponibilizamos o ICT Academy para um número maior de universidades, aumentando as redes de parceiros e levando inovação para um número ainda maior de estudantes”.

“A ICT Competition visa promover a capacitação profissional na área de TIC e o desenvolvimento de novos talentos que podem exercitar habilidades técnicas e competências mais horizontais como empreendedorismo, soft skills, capacidades analíticas e espírito de equipe”, completou Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

Os times vencedores representarão o Brasil na etapa latino-americana a ser realizada no início de 2023. “As equipes brasileiras disputam de igual para igual com as de outros países do continente e têm muitas chances de ganhar”, disse Montenegro. “Quem vencer segue para a fase global, disputada com equipes dos cinco continentes, na China”, informou.

Criando talentos e soluções para um mundo conectado e inteligente
Para o professor Rafael Gomes, da UECE, a parceria com a Huawei abriu novas oportunidades para os alunos. “A parceria traz infraestrutura e serviços modernos para dentro da Universidade e também ajuda o corpo docente, servidores técnicos e estudantes a ingressarem e absorverem as tecnologias, estimulando a criatividade e a inovação”. O professor avalia ainda o impacto para o estado. “Os cabos submarinos que atravessam o Oceano Atlântico chegam ao Brasil aqui no Ceará, então somos um polo cada vez mais forte em tecnologia e na formação de novos talentos”, explica o docente.

Robson Gomes de Melo, coordenador do Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (RISC), da Universidade Estadual do Mato Grosso, terceiro lugar na trilha Computing, também enfatizou a importância do convênio com a Huawei. “Com essa iniciativa da competição, os alunos ficaram mais engajados e animados com a possibilidade de conseguirem importantes certificações exigidas pelo mercado de trabalho. A plataforma da Huawei é hoje uma das mais acessadas em nossa instituição. Antes, utilizávamos outras ferramentas que hoje estão sendo substituídas pelas da Huawei, pois há grande interesse dos estudantes”, contou o professor.

Para o professor Humberto Xavier, diretor-presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), órgão de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a parceria com a Huawei abriu novas oportunidades para os alunos da instituição. “Aplicamos na prática tudo aquilo que levamos para a sala de aula. A teoria fica muito mais fácil e didática para o aluno com o conteúdo da plataforma ICT Academy”, disse.

Em parceria com a Huawei, o professor e seus alunos desenvolveram um aplicativo de gerenciamento pecuário inteligente em 5G. “Nosso aplicativo utiliza câmeras de alta resolução e o 5G para monitorar e enviar para a nuvem informações que são processadas por um algoritmo de inteligência artificial que consegue identificar cada fêmea do rebanho e determinar se está no período fértil”, explicou. O projeto desenvolvido pela UFT é um dos que são demonstrados no 5G Truck, carreta itinerante da Huawei e do Senai Cimatec, que roda todo o Brasil com treinamentos teóricos e práticos sobre os reais usos do 5G em diversos setores.

Nailson Landin, estudante de pós-graduação da UFT e campeão com sua equipe na trilha Cloud, contou sua trajetória até a vitória. “Tínhamos experiência tanto na universidade, como no mercado de trabalho com o sistema da Huawei, mas queríamos ver onde conseguiríamos chegar”, explicou. “Foi uma preparação de três meses, estudando todos os dias depois do trabalho”. A equipe de Landin, orientada pelo professor Humberto Xavier, participou pela primeira vez da competição. “Foi muito estimulante, especialmente por mostrar que temos grandes talentos no Tocantins. Nos dedicamos para mostrar nosso valor”, disse ao celebrar a vitória.

Jacylléa Silva de Oliveira, 22, estudante de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Tocantins, foi a única mulher entre todas as equipes campeãs da ICT Competition 2022. “Nos preparamos bastante na plataforma da ICT Academy para a competição deste ano”, disse a estudante. “Agora, estamos ainda mais empenhados para a etapa latino-americana. Nosso plano é dedicação total à parte teórica e também ao laboratório da faculdade. Nós queremos participar do mundial na China”, afirma, confiante.

ICT Competition e ICT Academy
Criada em 2015, a ICT Competition busca oferecer aos estudantes de TIC e de engenharias oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como Cloud Computing, redes e Inteligência Artificial.

Segundo Dados recentes, o Brasil pode enfrentar um apagão de mão de obra na área de Tecnologia da Informação, fundamental para o desenvolvimento do país como nação digital e conectada. “Com a ICT Competition, a Huawei busca estimular o desenvolvimento de novos talentos, essenciais para a geração de novos negócios e de empregos melhores e mais qualificados com a chegada do 5G”, disse Montenegro.

As inscrições para a ICT Competition 2023 estão abertas. Para participar, instituições de ensino, faculdades e universidades, com cursos de graduação nas áreas de computação, engenharia e TIC, devem visitar o portal MEC Place, do Ministério da Educação. “Por meio da parceria firmada com o Ministério, integramos o ICT Academy – uma plataforma online de capacitação – com a plataforma MEC Place, onde é possível fazer a adesão rápida e fácil ao programa, conhecer as regras, calendários e benefícios”, finalizou o executivo.

Serviço
Huawei online

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.