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Solução permite que pacientes encontrem facilmente o atendimento que procuram nos hospitais

Utilizando conceitos de tracking indoor, a tecnologia é baseada em sensores que facilitam a locomoção e melhora a experiência

Solução permite que pacientes encontrem facilmente o atendimento que procuram nos hospitais

Uma solução desenvolvida pelo Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, para uma rede de hospitais, é exemplo de como a tecnologia pode impactar de forma positiva os serviços em saúde. A ideia teve origem em relatos de pacientes que apontavam, entre suas maiores dificuldades, a locomoção dentro dessas instituições para encontrar salas, profissionais e serviços específicos. Esses relatos, foram consequência de um trabalho de design thinking, onde foram estimuladas a abordagem de problemas para serem criadas propostas de soluções. E, como resultado, o índice de insatisfação dos clientes com a locomoção nos complexos foi alta.

A ideia teve origem em relatos de pacientes que apontavam, entre suas maiores dificuldades, a locomoção dentro dessas instituições para encontrar salas, profissionais e serviços específicos

Foi desenvolvida então uma solução que utiliza conceitos de “Tracking Indoor”, que visa orientar o deslocamento do paciente dentro do hospital, a partir de conectividade de aplicativo da instituição aos sensores instalados dentro do complexo hospitalar. Esses dispositivos são como sensores que emitem sinais e ajudam a triangular a localização do paciente em relação ao destino desejado, para que o sistema consiga emitir as orientações de deslocamento necessárias.

Toda a solução de tracking indoor foi integrada ao aplicativo do cliente, sendo de fácil manuseio e possibilitando uma jornada única e humanizada, com o objetivo de realmente elevar a qualidade da experiência do usuário com os serviços do hospital e torná-la mais agradável. “Com a implantação da solução, foi possível guiar de forma personalizada o paciente em todo o complexo hospitalar, desde sua chegada até o seu atendimento, inclusive saber o tempo que o mesmo ficou dentro de cada etapa de sua jornada como triagem, anamnese, espera, exames e atendimento. Dessa forma, ao obter essas informações, o hospital terá dados para melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes”, destaca Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde da FCamara.

Panorama da Saúde x Novas Tecnologias
Investimentos em tecnologia no setor de saúde ganharam ainda mais relevância nos últimos anos. Soluções de telemedicina, novos equipamentos e aplicativos que facilitam a vida dos pacientes são alguns exemplos de como as inovações podem impactar a experiência do usuário desses serviços. De acordo com um estudo da International Data Corporation, publicado no final de 2020, os investimentos em tecnologias no setor de saúde na América Latina devem atingir US$ 1.931 milhões até o final deste ano, o equivalente a R$10 bilhões.

“Com o crescimento do setor de tecnologia dentro da área de saúde passamos a ter também pacientes mais exigentes com questões relacionadas à agilidade, praticidade e objetividade no atendimento prestado, o que estimula ainda mais o desenvolvimento de soluções voltadas a uma boa experiência para os usuários desses serviços”, finaliza Marcos.

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