Mesmo no fim do ano, a rotina dos profissionais de RH segue ativa no planejamento para 2023. Isso envolve a definição de novos objetivos, metas, prioridades e análise das estratégias aplicadas. Durante este processo, para tornar ou manter a empresa competitiva no mercado é relevante ter como base as tendências e os desdobramentos do setor.
O recente relatório do Gartner, que atua com pesquisa e aconselhamento para empresas, desenvolvido com mais de 800 líderes de RH sobre as prioridades e tendências para 2023, traz a eficácia do gestor (60%), design organizacional e gestão de mudanças (53%), experiência do funcionário (47%), o recrutamento (46%) e o futuro de trabalho (42%), nesta ordem, como as cinco prioridades dos líderes de Recursos Humanos.
Neste cenário, percebemos o quanto o gerenciamento de investimentos em pessoas e tecnologia, o employee experience e a transformação dos Recursos Humanos, para ser mais automatizado e digital, é urgente devido os avanços e necessidades do mercado. Pensando nisso, Renan Conde, diretor para o Brasil e Estados Unidos da Factorial, plataforma de centralização de processos de Recursos Humanos e departamento pessoal, separou quatro atividades de RH para automatizar em 2023 e reduzir gastos e tempo.
Gestão de turnos e ausências
Para as empresas que adotam o regime CLT, todo período de contabilização das horas trabalhadas tende a ser um pesadelo. São inúmeras folhas de ponto para analisar de cada funcionário, uma boa parte do dia para realizar os cálculos das horas trabalhadas e extras, as ausências durante o mês, muitas planilhas para atualizar, todo um processo que gera dor de cabeça.
Imagine o quão mais fácil seria se em um só lugar, os colaboradores pudessem bater o ponto, a empresa recebesse a confirmação, ocorresse o registo de ausências e ao final do mês, toda a contabilização, gráficos e análise de tempo já estivessem prontos e acessíveis para download e impressão. Esse é o poder da automatização da gestão de turnos e ausência.
“Já encontrei profissionais de RH que tinham 40% do tempo de trabalho mensal comprometido com a organização e análise desses dados. Após a automatização, reduziu para 10%”, afirma Conde.
Gestão de desempenho
Desde o fortalecimento do trabalho remoto e da entrada da geração Z no mercado de trabalho, reter um talento deixou de ser baseado apenas na oferta de um bom salário e benefícios. Hoje, os colaboradores buscam também pela oferta de um bom plano de carreira. Um pensamento a longo prazo, que preza qualidade de vida.
Logo, diversas companhias passaram a aplicar a estratégia, na expectativa da retenção de talentos e redução de custos. “Manter um colaborador na empresa é muito mais barato do que contratar um novo. Entre o recrutamento e a integração, a substituição de um funcionário pode custar de 50% a 60% do salário anual do funcionário”, completa o diretor.
Mas com tantos funcionários, etapas, documentos e avaliações, pode ser uma tarefa desafiadora organizar e acompanhar toda a cadeia de crescimento do integrante. Com a digitalização deste processo, pela plataforma escolhida, o líder de RH pode personalizar os estágios, adicionar informações, compartilhar documentos com o colaborador e acompanhar o retorno, além de toda vantagem de armazenamento de dados e geração de relatórios.
Recrutamento e seleção
Segundo um levantamento realizado pelo InfoJobs, 84,1% das empresas entrevistadas estão com mais dificuldade para contratar profissionais em comparação aos anos pré-pandemia. Algumas das causas relatam a falta de engajamento dos candidatos nas etapas do processo e a garantia de que todos os participantes recebam retornos.
Neste cenário, os avanços da tecnologia podem ajudar, especialmente as plataformas de integração e os softwares all-in-one, que automatizam todas as etapas. Permitindo uma diferente aproximação entre a empresa-funcionário, que beneficia ambas as partes e amplia as possibilidades, especialmente falando em custos e tempo destinado a cada etapa.
Integração
A recepção a novos funcionários envolve todos os estágios de integração deles na empresa. Seu principal objetivo é deixar uma boa impressão, motivar e engajar os talentos ingressantes. Um importante processo para garantir a retenção de talentos e aumentar a produtividade. Os colaboradores precisam saber como é a rotina na empresa, as suas responsabilidades e quem vai orientá-los, por exemplo.
“Com as novas tecnologias em RH, é possível inclusive planejar e aplicar um onboarding de forma muito mais rápida e simples, principalmente, no ambiente online. Com a ajuda de ferramentas e recursos digitais, conseguimos poupar tempo e tarefas administrativas, como a gestão de documentos; garantir que nada fique para trás, por poder ser planejado, cada etapa revisada e inserida no plano com calma e atenção; atualização automática de conteúdos; fácil monitoramento do avanço do funcionário; facilidade do acesso aos dados e melhoria do employer branding, por exemplo”, finaliza Conde.
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