Com o objetivo de aumentar a segurança das informações transmitidas na internet, o Google lançará a partir de Outubro de 2017 uma nova atualização em seu browser que permitirá aos usuários identificarem sites que não utilizam o protocolo de criptografia de informações: o HTTPS. Até então, empresas e sites precisam se adequar para evitar que isso impacte na forma como os visitantes acessam seus sites.
Deste modo, todos os sites em que seja possível a transmissão de informações – sejam em formulários, barras de buscas ou dados de compra – e que não utilizam o protocolo HTTPS, terão o aviso “Não Seguro” de maneira visível ao usuário. Segundo o consultor de marketing digital da WSI, Eduardo Storini, esta é “uma forte maneira do Google incentivar essa mudança por parte das empresas a usarem o protocolo HTTPS”
Ainda de acordo com Storini, o protocolo HTTPS evita que pessoas mal intencionadas possam ter acesso às informações dos usuários, como senhas, por exemplo. “O curioso que receptar as informações que você está transmitindo não será capaz de identificá-las, e dessa forma você aumenta o nível de proteção dos seus dados”.
Uma boa maneira de conduzir a migração do protocolo HTTP para o protocolo HTTPS e evitar problemas com o Google é através de uma auditoria de SEO, que pode ser feita tanto por profissionais da área ou por softwares especializados. Neste link, é possível realizar uma auditoria SEO e verificar se seu site está de acordo com as diretrizes do Google.
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