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Cielo dá dicas para fortalecer a Segurança do Varejo durante o Natal 

Especialista em privacidade, prevenção e segurança da empresa alerta: cuidados na hora de vender preservam ganhos e evitam perdas

Cielo dá dicas para fortalecer a Segurança do Varejo durante o Natal 

Há pouco mais de uma semana para o Natal e já caminhando para o fim de 2022, o Varejo vive o período mais aguardado, quando é esperado que o número de ofertas para diversos produtos e serviços aumente consideravelmente e, neste ano, acontecerá uma semana após o final da Copa do Mundo, o que alguns apostam que deve impulsionar as vendas.

Com o alto número de ofertas, é necessário que as empresas e meios de pagamentos fiquem atentos aos golpes em compras online. Em 2022, até setembro, a Unico registrou mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude. O que deve ligar um sinal de alerta para os varejistas durante o Natal.

Sistemas de pagamento que oferecem soluções de inteligência artificial e ferramentas antifraude que analisam o comportamento de compra dos consumidores dentro e fora do mundo digital, vêm se tornando aliados cada vez mais indispensáveis

Entre as tentativas de fraude, o Natal ocupa o quarto lugar no período em que mais foram registradas tentativas de fraude, com 16% de ações fraudulentas, atrás somente das compras cotidianas (55%), Black Friday (22%) e datas comemorativas como o Dia das Mães ou dos Pais. Diante desse contexto, Glauco Sampaio, superintendente de Privacidade, Prevenção e Segurança da Cielo, empresa de tecnologia e serviços para o Varejo e que atua no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina, separou cinco dicas para evitar fraudes durante a data comercial.

Diferentes tipos de fraudes
O executivo aconselha que se faça um mapeamento dos diferentes tipos de fraude. Com a chegada do Pix, existem novos mecanismos para que os golpistas tirem proveito das falhas nos sistemas de pagamento. Desde usar dados falsos, até o chargeback – prática em que o golpista alega não ter feito a transação para o banco e afirma que os seus dados foram roubados – é necessário saber o que estão fazendo para ver as melhores formas de proteger o negócio.

Cuidado com cópias falsas do site
No ambiente online, é importante verificar se o site da empresa apresenta o selo de certificação de segurança. Sites que possuem o endereço inicial “https” possuem esse certificado e não apresentam riscos aos dados de cartões. É preciso fazer uma varredura online para se certificar de que não existem golpistas agindo no nome da empresa. A cada ano aumenta o número de sites falsos se passando por empresas consolidadas no mercado, todo cuidado é necessário para não prejudicar o nome do negócio.

Registro formal da venda
A emissão da nota fiscal do pedido – onde devem constar informações como modelo, marca, cor, valor e data da compra, além de dados do estabelecimento e do cliente – garante o controle preciso da entrada e saída de mercadorias.

Investir em Segurança
Para quem já tem uma loja virtual, sistemas de pagamento que oferecem soluções de inteligência artificial e ferramentas antifraude que analisam o comportamento de compra dos consumidores dentro e fora do mundo digital, vêm se tornando aliados cada vez mais indispensáveis. É importante lembrar que a alta demanda da Black Friday vem acompanhada de uma alta em fraudes, portanto preservar os ganhos evitando perdas é a melhor estratégia para aproveitar a data e ver crescimento real no faturamento.

Estruturar meios de pagamento
Oferecer meios de pagamento confiáveis e estruturados para realizar vendas diminui significativamente a possibilidade de fraude. Notas promissórias, transferências diretas que não envolvam intermediação de Pix e cheques aumentam as oportunidades de fraude.

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