book_icon

Três tendências de inovação que devem estar alinhadas com planejamento de TI

Não há como negar que o ano de 2022 está sendo incomum e até mesmo difícil em diversos aspectos. Ouso afirmar que ele tem sido até mais desafiador do que os dois últimos anos de pandemia, já que, além de ainda lidarmos com o Covid-19 e suas variantes, passamos por diversos acontecimentos marcantes que fazem parecer que o ano não terá fim.

Por outro lado, na área de tecnologia, é possível ver grandes avanços. A Gartner, empresa de consultoria e pesquisas em TI, lançou, recentemente, uma previsão de que os gastos mundiais com TI devem perfazer cerca de US$ 4,5 trilhões ainda em 2022 – um aumento de 3% em relação ao ano passado.

Aproximando-nos do terceiro quarter do ano, os próximos meses devem ser trabalhados com o olhar voltado, também, para 2023. Este é o momento de alinhar o escopo para o final do ano, além de organizar o orçamento para os investimentos futuros.

Uma das fortes tendências para 2023 é a automação de processos. O relatório da Automation Anywhere em parceria com a Futurum Research indicam que, para o próximo ano, os orçamentos de automação estão aumentando consideravelmente, com mais de 77% das empresas indicando que devem ampliar seus investimentos nesta área para 2023.

Com o acesso facilitado a tecnologias e a familiarização dos usuários com os serviços feitos de forma online, como compras, agendamento de consultas, acesso a bancos digitais, transações financeiras feitas por meios eletrônicos, o que o consumidor mais deseja é um serviço personalizado. Portanto, contar com uma empresa que forneça serviços feitos sob medida é a garantia de que a companhia conseguirá entregar o que o cliente deseja.

Outra questão importante é a Lei Geral de Proteção de Dados, que, apesar de estar em vigor no Brasil desde 2020, ainda gera dúvidas e muitas empresas ainda não aderiram totalmente, ou da forma correta, a ela. Essa é uma tendência para agora e para os próximos anos, já que os usuários estão cada vez mais cientes da legislação e de que sua privacidade deve ser respeitada e protegida.

Projetos de body shop e sustentação de software são indicados para levantar e implementar melhorias na infraestrutura de TI, com relação à LGPD. Após uma consultoria com profissionais especializados, é possível indicar as melhorias necessárias para que o sistema seja mais adequado e voltado para a proteção dos Dados do usuário.

Por fim, é imprescindível observar que a definição de um escopo flexível na área de TI, onde ajustes são mais fáceis de serem aplicados ao longo dos projetos, pode tornar o trabalho nesta reta final de ano mais assertivo, além de garantir que os trabalhos continuem no próximo ano. Ter equipes e profissionais especializados nas mais diferentes frentes de tecnologia, atuando em um ambiente propício para a mudança e melhoria contínua é essencial para a Transformação Digital efetiva dos negócios.

Por Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.