book_icon

Ford Brasil lança programa de capacitação em TI para pessoas de baixa renda

Em 2023, serão oferecidas 200 vagas no programa de formação comportamental e técnica, totalmente gratuito e que não exige conhecimento prévio de tecnologia

Ford Brasil lança programa de capacitação em TI para pessoas de baixa renda

Dentro de seu programa de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), a Ford Brasil lançou seu programa Ford Enter, voltado para capacitação de pessoas de baixa renda em programação de front-end (basicamente, criação de interface de aplicativos Web), viabilizando o acesso a empregos mais qualificados. O anúncio foi feito na apresentação do Ford Academy, um novo espaço multifuncional em São Paulo, em convênio com o Senai-SP. O espaço serve como centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros da marca.

Desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Fund, braço filantrópico da multinacional, em parceria com o Senai-SP, o programa Ford Enter servirá de ponte entre o setor de tecnologia, que está em plena expansão, e pessoas de baixa renda que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação.

Segundo a pesquisa Escassez de Talentos 2022 realizada pelo ManpowerGroup com mais de 40 mil empregadores em 40 países, o Brasil está entre os dez com maior dificuldade em preencher vagas qualificadas, principalmente no segmento de Tecnologia da Informação e Dados. Outro estudo, da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), estima que em 2025 haverá um déficit de mais de 500 mil profissionais para atuar na área de tecnologia.

“A educação é a principal ferramenta para o acesso a empregos de qualidade. Com o programa Ford Enter, vamos dar nossa contribuição para que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de acesso a vagas qualificadas no mercado de trabalho, obtenham mobilidade social e econômica e alcancem o sonho de ter uma vida melhor”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Em 2023, serão oferecidas 200 vagas no programa de formação comportamental e técnica, totalmente gratuito e que não exige conhecimento prévio de tecnologia. Em seis meses, os alunos vão participar de 440 horas de aulas presenciais ministradas pelo Senai-SP, parceiro estratégico da Ford.

Além da formação em front-end, porta de entrada no mercado de tecnologia, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Os alunos também terão ajuda de custo para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social.

No final, os estudantes receberão um certificado e alguns serão selecionados para uma etapa adicional de aprendizado, a formação back-end. Eles terão ainda apoio de um time de especialistas na busca de oportunidades de trabalho e preparação para entrevistas.

Os pré-requisitos para participar são ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. Pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQI+ e mulheres cis e trans serão priorizadas no processo seletivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 6 de janeiro de 2023 pelo site www.fordenter.ford.com.

Centro de inovação

O Ford Academy fica localizado na unidade Conde José Vicente Azevedo do Senai-SP, no bairro do Ipiranga, na capital paulista. O espaço conta com salas de aula, estações para prática de novas tecnologias, sala de protótipos para futuros lançamentos, salas de reunião, além de ser a sede da Central de Engenharia de Serviços e Conectividade Ford.

“Estamos em um momento de grande transformação na indústria da mobilidade, com a eletrificação, digitalização, conectividade, novos hábitos de consumo, além das demandas sociais e ambientais. O Ford Academy é um grande centro de difusão de novas tecnologias, um ecossistema onde vamos compartilhar esse conhecimento com parceiros de todas as áreas, formar novos talentos, desenvolver soluções para o futuro e avançar na inovação com foco no consumidor”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

“O Ford Academy é um verdadeiro ecossistema de inovação e conhecimento. Aqui encontramos o ambiente ideal para uma imersão na marca Ford, nos nossos produtos e nas novas tecnologias. Nosso objetivo é aprimorar cada ponto da jornada do consumidor e entregar uma experiência cada vez melhor com a marca”, destaca Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford. “E nada melhor do que a parceria com o Senai-SP, reconhecido pela excelência no ensino e com uma diversidade de parceiros e conhecimentos, para estar ao nosso lado”, reforça.

O Ford Academy dá assistência aos consumidores, às concessionárias e capacita profissionais da Ford e da rede em tecnologias atuais e do futuro, como veículos híbridos e elétricos, dispondo de um espaço dedicado à eletrificação.

No total, o local oferece mais de 90 cursos com 400 horas de conteúdo. Os treinamentos são ministrados em sua maioria por professores do Senai-SP com dedicação exclusiva, com o mesmo conteúdo que a Ford oferece globalmente. Além de capacitação técnica, há treinamentos comportamentais em vendas e pós-vendas, relacionamento com o cliente e ferramentas digitais.

Serviço
www.ford.com.br

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.