book_icon

Arcserve: tendências que impulsionarão o mercado MSP em 2023

Uma tendência em 2023 será que os MSPs saiam das grandes Nuvens públicas e busquem soluções de armazenamento de alto desempenho e mais econômicas mais perto de casa

Arcserve: tendências que impulsionarão o mercado MSP em 2023

Com o ano terminando, os provedores de serviços gerenciados ou MSP (Managed Service Provider) estão montando seus planos para 2023. Confira as cinco grandes tendências que deverão moldar esse mercado no ano que vem segundo a Arcserve, um dos cinco principais fornecedores globais de proteção de Dados:

 A consolidação será uma prioridade
Em 2021, houve uma consolidação crescente no mercado de MSP, com players mais proeminentes engolindo rivais menores para acelerar o crescimento. Essa tendência de consolidação continuará em 2023, à medida que os MSPs se afastarem do crescimento orgânico e buscarem a aquisição como uma forma de expandir sua presença. A escassez de habilidades na indústria alimentará ainda mais essa tendência. Outra forma de consolidação será a especialização. Os MSPs optarão cada vez mais por se tornarem especialistas em uma área ou setor específico, onde possam oferecer os melhores serviços da categoria.

Os MSPs optarão cada vez mais por se tornarem especialistas em uma área ou setor específico, onde possam oferecer os melhores serviços da categoria  

 A inflação fará repensar os investimentos em Data Centers
Se a inflação continuar, a pressão recairá sobre os MSPs para manter os lucros em 2023. Isso significa que eles terão que reavaliar todos os aspectos de suas operações, incluindo como seu modelo de negócios funciona e como alcançar crescimento em um ambiente de despesas imprevisíveis. E uma das despesas mais significativas para qualquer MSP são os custos do Data Center, que incluem os custos cada vez maiores de armazenamento de Dados em Nuvens públicas.

O aumento dos preços da energia está forçando esses grandes centros de Dados a aumentar significativamente suas tarifas, questionando a sabedoria convencional de que mudar para a Nuvem é barato. De fato, prevê-se que os preços da Nuvem pública subam mais de 30% na Europa e cerca de 20% nos Estados Unidos devido ao aumento dos preços da energia, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys. É por isso que uma tendência em 2023 será que os MSPs saiam das grandes Nuvens públicas e busquem soluções de armazenamento de alto desempenho e mais econômicas mais perto de casa.

 A recuperação de Dados será necessária
Qualquer empresa pode fazer backup de seus Dados. Mas o teste real é se ele pode recuperar esses Dados imediatamente após um ataque cibernético ou outra interrupção. Muitos MSPs e seus clientes acreditam que a preparação para desastres começa e termina com o backup dos Dados — e esquecem que apenas o backup não é suficiente. Em 2023, os MSPs começarão a direcionar mais esforços para ajudar os clientes a recuperar rapidamente seus Dados em caso de emergência. A primeira etapa desses esforços será aconselhar os clientes a desenvolver um sólido plano de recuperação, capaz de juntar todas as peças novamente quando o tempo é essencial.

 Recuperação cibernética como serviço: grande mercado
Um grande mercado para MSPs em 2023 será a recuperação cibernética como serviço (CRaaS). De acordo com a IDC, chegou a hora do CRaaS, especialmente porque os ataques de ransomware continuam inabaláveis, forçando as vítimas a pagar um preço alto para recuperar seus dados. O CRaaS é atraente para os clientes porque tira a árdua tarefa de fazer backup dos dados e fornece cópias de dados imutáveis e intocáveis. Como resultado, mesmo que um ataque de ransomware seja bem-sucedido e um agente mal-intencionado substitua o estado atual dos dados, um cliente pode recuperar rápida e facilmente suas informações até um ponto muito recente.

 A hierarquização de Dados estará no topo das listas de tarefas dos clientes
À medida que os custos de energia aumentam, organizações de todos os tamanhos repensarão como armazenam seus Dados. Todos os dados não são criados iguais e não são igualmente valiosos. E se o objetivo é economizar dinheiro, provavelmente não é necessário armazenar ou fazer backup de todos os fragmentos de Dados da organização. Há muitos Dados redundantes que não precisam ser preservados a longo prazo, como imagens do sistema ou dados substituíveis. É especialmente verdadeiro para trabalhadores remotos, que tendem a misturar seus Dados pessoais e profissionais. A classificação por níveis de Dados permite que as organizações movam os Dados que usam com menos frequência para níveis de armazenamento mais baratos. A hierarquização de Dados será crítica em 2023, pois os custos de armazenamento continuam subindo.

Serviço
arcserve.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.