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Distribuidora CLM conquista Selo Sustentabilidade Tesouro Verde

O selo é outorgado para quem adquire UCSs (Unidades de Crédito de Sustentabilidade), commodity ambiental que financia a conservação da biodiversidade

Distribuidora CLM conquista Selo Sustentabilidade Tesouro Verde

A CLM, distribuidora latino-americano de valor agregado com foco em segurança da informação, proteção de dados, Cloud e infraestrutura para Data Centers, recebeu o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, da BMV, outorgado para quem adquire UCSs (Unidades de Crédito de Sustentabilidade), commodity ambiental que financia a conservação da biodiversidade.

O selo atesta o compromisso da CLM com o meio ambiente. O investimento no seu programa de ESG visa reduzir a emissão de gases de efeito estufa, comprando os créditos de carbono necessários para compensar as emissões da empresa e dos seus colaboradores.

Sabemos que somos uma gota no oceano, mas queremos conscientizar o nosso ecossistema – revendas e fornecedores – da necessidade de todos fazerem sua parte, assim como estamos fazendo há anos a nossa parte na difusão da Ética Corporativa

O valor, pago anualmente, vai remunerar o trabalho de quem protege e garante a conservação da biodiversidade. No caso da CLM, o investimento será revertido para o Núcleo Xingu Mata Viva, no Estado do Mato Grosso, gerando os seguintes benefícios:

– Preservação de florestas nativas

– Emissão evitada de carbono estocado sob a forma de madeira

– Preservação de diversas espécies da fauna Amazônica

– Preservação de diversas espécies da flora da Amazonia

– Preservação do fluxo hidrológico da região

A compra anual correspondente a 39 toneladas de CO2 e é a ponta do iceberg de um projeto muito maior de aperfeiçoamento ESG do Grupo CLM.

Para o cálculo da pegada, isto é, o impacto das atividades da CLM e de seus colaboradores no meio ambiente, a BMV fez uma análise extensa, compreendendo desde a produção e reciclarem do lixo, consumo de energia e mesmo do combustível utilizado na movimentação dos colaboradores.

“Obtivemos o selo depois de uma auditoria que apurou o impacto ambiental da nossa atividade. Compramos UCS suficientes para zerar o que produzimos. Nosso compromisso é comprar anualmente o suficiente para zerar a nossa produção, equivalente à compensação/neutralização de 39 toneladas de CO2e (equivalente), que é o impacto ambiental anual da CLM,” descreve o CEO da CLM, Francisco Camargo.

De acordo com Carlos Sacco, business partner da BMV, o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde atesta, em números, os resultados sociais e os benefícios ambientais gerados pela redução de emissões, proteção da biodiversidade e ciclagem de água decorrente das florestas protegidas, certificadas de forma efetiva e transparente com fácil verificação. “Além disso, o selo é o reconhecimento da atitude de boa governança ao adquirir a Unidade de Crédito de Sustentabilidade em equivalência aos impactos gerados pela atividade produtiva”, explica Sacco.

Processo de transformação

Em sua estratégia ESG, a CLM implementou uma série de mudanças: trocou todo o parque de equipamentos de ar-condicionado e de servidores por modelos mais modernos e eficientes. Também passou ao sistema de trabalho híbrido, para reduzir a produção de gases estufa na movimentação dos colaboradores. “A maioria vem uma a duas vezes por semana. Usamos xícaras de louça e copos de vidro e, em ocasiões como treinamento, adotamos copos de papel; o lixo é reciclado nas quatro unidades brasileiras: Moema (SP), Alphaville (SP), Joinville (SC) e Serra (ES)” e o material obsoleto é doado para entidades que os reciclam”, conta Camargo.

Esta conquista integra um conjunto mais amplo de ações da CLM, que vem incorporando a cultura ESG com o intuito de alcançar a maturidade em iniciativas sustentáveis para meio ambiente, a sociedade e governança da empresa. A primeira, no fim de 2020, foi a certificação “Uma Empresa Ética”, iniciativa multiassociação da ABES e ABIMDE. Em março deste ano, a CLM obteve a certificação de transparência e ética CertiGov. “Nosso objetivo é reforçar, aprimorar e sedimentar o ESG, bem como as regras de ética e de integridade em todo o nosso ecossistema”, afirma Camargo.

Para o executivo, mais importante do que os prováveis impactos positivos desta conquista nos negócios, é o exemplo. “Sabemos que somos uma gota no oceano, mas queremos conscientizar o nosso ecossistema – revendas e fornecedores – da necessidade de todos fazerem sua parte, assim como estamos fazendo há anos a nossa parte na difusão da Ética Corporativa”, finaliza Francisco Camargo.

Serviço
www.clm.tech

 

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