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Até 2030, mercado de avatares virtuais deve crescer

A tendência já pode ser constatada pela adesão de representantes digitais não mais somente pelo varejo, mas também por celebridades

Até 2030, mercado de avatares virtuais deve crescer

O uso de avatares virtuais deve se popularizar ainda mais nos próximos anos. De acordo com a pesquisa da Emergen Research, o mercado global deve alcançar a fatia de US$ 527,58 bilhões até 2030, o que representa um crescimento de 46,4%. Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil está entre os principais players que vão impulsionar o setor. A tendência já pode ser constatada pela adesão de representantes digitais não mais somente pelo varejo, mas também por celebridades.

Os avatares virtuais tendem a gerar engajamento até três vezes maior do que os demais perfis nas redes sociais  

“A experiência de avatares virtuais no varejo já existe há quase 20 anos e tem como referência a Lu do Magalu, uma das mais conhecidas no Brasil. Até então, a estratégia era apenas humanizar a experiência do cliente com a marca. Agora, entre as celebridades, a ideia é otimizar tempo e criar uma espécie de onipresença, em que o artista possa assumir ainda mais compromissos com sua imagem”, disse Rodolfo Santana, criador e diretor criativo do Avatar Studio, empresa especializada em dar vida à criações virtuais, parte da Tapps Ventures.

Santana observa ainda que os avatares virtuais tendem a gerar engajamento até três vezes maior do que os demais perfis nas redes sociais. “Um exemplo claro é a Miquela, personagem virtual criado em 2016, e que tem mais de 280 mil inscritos no Youtube. As empresas pagam, pelo menos, R$48,4 mil, para que Miquela cite suas marcas nas redes”.

Além disso, ele destaca a produção de conteúdo assertivo, como vantagem para as marcas. “Neste caso, não há risco de atrelar a imagem a algum influenciador real, que possa ter uma conduta fora das redes, que desabone a marca. Tudo é alinhado e produzido de acordo com a estratégia definida e isto fica apenas no ambiente das redes”, comentou.

Outra tendência observada pelo especialista é a sustentabilidade, principalmente aplicada ao mercado da moda. “Neste caso, os avatares são usados para desfilar coleções inteiras, mesmo antes da produção. Essa é uma mudança importante para diminuir a pegada de carbono associada a este tipo de evento”, ressaltou.

A qualidade do avatar é outro fator importante. De acordo com Santana, em meio a novas criações, a diferenciação é fundamental. “Nossos avatares são criados com tecnologia 3D para vídeos, com base em movimentos reais, refletindo a tecnologia aplicada no cinema. Isto garante qualidade e naturalidade, principalmente quando se trata de um avatar de uma celebridade. Também há outros fatores, como a voz, que deve ser perfeita, para que o conteúdo desenvolvido seja o mais real possível, gerando atratividade e encanto”, finalizou.

Sobre Avatar Studio
Lançado em 2022, o Avatar Studio é especialista em especialista em dar vida às criações virtuais por meio de avatares 3D e produção de conteúdos originais para mídias sociais, influência e Metaverso.

Sobre a Tapps Ventures
A Tapps Ventures é um Startup Studio, que oferece um ambiente fértil para empreendedores e investidores que desejam transformar visão em ação, unindo ideias de grande potencial com a infraestrutura, inteligência de mercado e capital que precisam para tornarem-se negócios.

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