book_icon

Estudo mostra os desafios da Transformação Digital no País

Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital mostra que, para 67% dos executivos, o principal desafio da Transformação Digital não é tecnologia, é cultura organizacional

Estudo mostra os desafios da Transformação Digital no País

A Meta, empresa brasileira de tecnologia com foco em Transformação Digital e inovação, e a Fundação Dom Cabral (FDC), uma das principais escolas de negócios do País, promoveram na terça-feira (22/11) a 1ª edição do DX Leaders, evento que reuniu as principais lideranças da Transformação Digital do Brasil.

CEOs, CTOs, CIOs, entre outros líderes relevantes do mercado, participaram do evento que aconteceu em São Paulo, no Espaço Trio One. Os executivos tiveram oportunidade de dividir suas experiências e acompanhar cases de grandes empresas e conteúdos exclusivos sobre o tema.

A pesquisa aponta ainda que 42% dos líderes consultados esperam que as novas tecnologias ampliem a eficiência operacional e otimizem a alocação de recursos, com foco na competitividade

Durante o encontro, Meta e FDC apresentaram em primeira mão os resultados iniciais do Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital, que conta com a participação de mais de 80 empresas de grande porte, aquelas com mais de 500 colaboradores, e que somadas registram faturamento que supera os R$ 100 bilhões.

“As empresas estão constantemente buscando o melhor caminho para simplificar processos, melhorar a experiência dos clientes e, consequentemente, alavancar os negócios de forma competitiva e sustentável. A Transformação Digital é a resposta para estes desafios”, afirmou Telmo Costa, fundador e CEO da Meta.

De acordo com os resultados iniciais do estudo, para 67% dos executivos o principal desafio da Transformação Digital não é tecnologia, é cultura organizacional. “A pesquisa da FDC, em parceria com a Meta, traz importantes perspectivas sobre a transformação. Além de tantos temas do universo tecnológico, o foco deveria estar no cliente, com governança de negócios bem estabelecida, cultura de excelência e foco em resultado. Está na hora de uma adaptação no discurso, menos focado em tecnologia e mais pautado em negócios. Empresas vivem do seu fluxo de caixa e o digital deve suportar este senso de urgência”, destacou Hugo Tadeu, diretor do Centro de Pesquisa em Inovação na FDC.

Inédito no País, o estudo traz pela primeira vez o mapa da Transformação Digital no Brasil e aponta recortes exclusivos que serão divulgados na íntegra ao longo dos próximos meses. Uma das primeiras conclusões do levantamento é a de que 55% dos respondentes afirmam que o desafio é a criação de uma visão estratégica para inovação, e não o desenvolvimento tecnológico em si. Esta percepção indica que a inovação conecta a transformação digital à estratégia das empresas, não ficando restrita ao silo dos setores de TI.

A pesquisa aponta ainda que 42% dos líderes consultados esperam que as novas tecnologias ampliem a eficiência operacional e otimizem a alocação de recursos, com foco na competitividade.

“Podemos perceber que o desafio, mais do que estar à frente de tecnologias disruptivas, ter um e-commerce no Metaverso ou adotar o 5G, é encaixar as mudanças socioculturais e geracionais às mudanças tecnológicas, e não o contrário. O que o contexto atual aponta é que as pessoas vêm antes de qualquer decisão sobre qual software utilizar”, ressaltou Telmo Costa, fundador e CEO da Meta.

Líderes digitais

Durante o painel “Histórias de Líderes da Transformação Digital”, Diego Puerta, CEO da Dell no Brasil, ressaltou que a transformação digital é um processo de negócios. “O nosso papel é auxiliar o cliente a acoplar a tecnologia da melhor maneira, como um facilitador”, reforçou.

Para a CEO do Grupo Fleury, Jeane Tsutsui, a Transformação Digital deve envolver todos os líderes de uma organização, ao mesmo tempo que as empresas devem ter flexibilidade e humildade, para saber a hora de aprender e buscar soluções, se readaptar, reconhecer o que não sabe e estar aberto para aprender. Telmo Costa, que participou do painel ao lado dos CEOs da Dell e do Grupo Fleury, complementou afirmando que as empresas precisam entender claramente o objetivo da Transformação Digital.

Renata Marques, CIO da Natura&Co, trouxe ao público a sua visão sobre a transformação digital na prática e reforçou o papel fundamental do líder durante toda a jornada. “É preciso saber o momento de acelerar e quando manter o fluxo, tendo sempre as pessoas no centro da tomada de decisão”, destacou.

A inovação aberta como elemento-chave da transformação digital foi o assunto do painel que encerrou a primeira edição do DX Leaders. A integração de soluções emergentes e disruptivas aos negócios faz parte da mudança, como destacou o vice-presidente da Meta, Claudio Carrara, que trouxe ao público um case interno para ilustrar. “Para resolvermos a nossa jornada do colaborador Meta, utilizamos soluções de seis startups HR Tech diferentes, o que nos permitiu integrar toda a experiência, de ponta a ponta, da atração e seleção de talentos à gestão do engajamento das pessoas”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.