book_icon

Qualcomm pretende investir na Ampere, em veículos elétricos

Qualcomm e Renault Group pretendem estender sua cooperação estratégica para a nova empresa elétrica e de software da Renault, Ampere, para co-desenvolver uma arquitetura de plataforma centralizada para veículos elétricos definidos por software alimentados pelo chassi digital Snapdragon

Qualcomm pretende investir na Ampere, em veículos elétricos

O Grupo Renault e a Qualcomm Technologies,  anunciaram que as empresas pretendem levar sua colaboração tecnológica um passo adiante com planos de fornecer uma arquitetura de computação centralizada para a próxima geração de veículos definidos por software da Renault. Conhecidas como ‘Plataformas Definidas por Software (SDV)’, as plataformas automotivas de alto desempenho seriam baseadas nas soluções Snapdragon  Digital Chassis da Qualcomm Technologies. As empresas também anunciaram que a Qualcomm Technologies, ou uma de suas afiliadas, também investirá na empresa elétrica e de software dedicada do Grupo Renault, conhecida como Ampere.

Do celular ao carro com tecnologia avançada e revolucionária, o Software Defined Vehicle é o futuro da indústria automotiva 

“Do celular ao carro com tecnologia avançada e revolucionária, o Software Defined Vehicle é o futuro da indústria automotiva: trata-se de atender às expectativas em termos de funcionalidade e serviços, controlando a complexidade e os custos. O Grupo Renault está fortalecendo sua colaboração estratégica com a Qualcomm Technologies, um importante player de tecnologia móvel e automotiva, para trazer a primeira plataforma de veículos definidos por software aberta e horizontal para o mercado automotivo. A combinação da experiência do Grupo Renault em tecnologia automotiva e a liderança comprovada da Qualcomm Technologies em plataformas de semicondutores, software e sistemas de alto desempenho e baixa energia nos permitirá fornecer uma base de plataforma de veículo definida por software escalável, competitiva e inovadora para impulsionar o ecossistema de serviços e entregar valor aos nossos clientes.” Luca de Meo, CEO Renault Group

“A Qualcomm está muito orgulhosa de seu relacionamento com o Grupo Renault e da expansão de nossa colaboração para definir conjuntamente o carro do futuro com os principais semicondutores, software e serviços. Estamos entusiasmados por ter nossas soluções Snapdragon Digital Chassis desempenhando um papel fundamental na introdução de sua próxima geração de veículos definidos por software e ajudando a acelerar a Transformação Digital do automóvel”. Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm Incorporated

Potenciando o “veículo definido por software” com soluções de tecnologia avançada

Como uma extensão das colaborações tecnológicas contínuas entre as empresas, o Grupo Renault e a Qualcomm Technologies planejam oferecer a arquitetura SDV de próxima geração que alavanca soluções extensíveis e flexíveis para atender às necessidades e requisitos em evolução dos veículos .

A partir de 2026, os veículos Renault utilizarão a plataforma SDV, incluindo as novas gerações do Snapdragon Digital Chassis, projetado para alimentar novos cockpits Android e tornar a experiência a bordo mais imersiva e pessoal; e centralizar outras funções do veículo, como assistência avançada ao motorista (ADAS), carroceria, chassi, telemática, conectividade, Power Line Communications (PLC), segurança e segurança cibernética na Unidade de Computador Físico (PCU). Isso otimizará os custos de hardware e software, permitindo a conexão com a Unidade de Interface Física (PIU), que fornece a interface zonal com os atuadores do veículo. Paralelamente, a arquitetura SDV foi projetada para ser aberta a outros fabricantes de veículos.

Contrato de fornecimento:
Para otimizar os custos do ‘veículo definido por software’ Trabalhando com a Qualcomm Technologies, uma das líderes mundiais em semicondutores e software, o Grupo Renault visa otimizar seus planos de desenvolvimento e comercialização por meio de uma abordagem de co-desenvolvimento, que fornece o recursos de plataforma de nível de sistema corretos para hardware, software e serviços.

A crescente colaboração tecnológica entre o Grupo Renault e a Qualcomm Technologies começou em 2018. Desde então, a Renault apresentou plataformas de cockpit Snapdragon no sistema multimídia OpenR Link da Renault Megane E-Tech Electric e têm planos de utilizar soluções Snapdragon Digital Chassis para oferecer conectividade perfeita e inteligente no carro, experiências para seus motoristas e passageiros.

Serviço
renaultgroup.com/en

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.