book_icon

Boeing cria sistema inteligente de escala hospitalar com suporte da plataforma Fico

Solução utiliza o software de planejamento de operações da Boeing, Jeppesen Crew Rostering, em conjunto com o Fico Xpress Optimization

Boeing cria sistema inteligente de escala hospitalar com suporte da plataforma Fico

A Boeing desenvolveu um eficiente sistema de gestão de escalas para os profissionais do Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo – o segundo maior da Suécia – durante o pico da pandemia no País. O hospital precisava ampliar significativamente sua operação para lidar com o rápido aumento do volume de pacientes, sendo necessário gerenciar os turnos de trabalho de mais de 300 colaboradores de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com o avanço da pandemia e a ampliação de sua equipe, o hospital solicitou ajuda da Boeing para criar uma solução que fosse capaz de garantir a segurança e eficiência de sua operação. A fabricante de aviões então utilizou sua ferramenta de planejamento de operações Jeppesen Crew Rostering, que conta com o suporte do Fico Xpress Optimization – plataforma de otimização de recursos da Fico, empresa mundial em software de análise preditiva.

Expandir a UTI e implementar rapidamente o sistema de agendamento otimizado permitiu um trabalho mais eficiente e seguro, aliviando parte da carga que o hospital enfrentou durante o auge da pandemia  

Em apenas uma semana, foram criadas escalas para mais de 300 profissionais de saúde trabalharem durante o período de pico da pandemia, resultando em turnos mais viáveis para a equipe e um melhor atendimento para os pacientes. Graças aos resultados conquistados, a Boeing ganhou o Fico Decisions Awards 2021 na categoria Inteligência Artificial, Machine Learning e Otimização. O prêmio é uma iniciativa internacional da Fico que tem como objetivo reconhecer projetos que aplicam tecnologias de forma inovadora e com resultados mensuráveis.

“O maior desafio, de longe, foi o tempo”, disse Daniel Roth, consultor sênior de negócios da Boeing. “Tivemos apenas uma semana para produzir o cronograma inicial, que teve que incorporar quem poderia trabalhar, quando, competências individuais do enfermeiro, requisitos especiais em relação ao cronograma, entre outros fatores. Esses dados não estavam disponíveis de forma estruturada, sendo apenas de conhecimento dos gestores. Felizmente, nossa solução de aviação, amplamente usada com o Fico Xpress Optimization, permite que o usuário final crie agendas rapidamente”.

Assim que a primeira solução foi apresentada, uma equipe conjunta refinou a programação ao longo de alguns dias. “Nada disso teria sido possível sem a velocidade, flexibilidade e robustez do algoritmo de otimização subjacente, do qual o Fico Xpress é uma parte essencial”, acrescentou Tomas Gustafsson, gerente de portfólio da Boeing.

A equipe do hospital estava trabalhando em níveis extremos, arriscando sua vida, mas lidando cuidadosamente com o fluxo de pacientes. “Expandir a UTI e implementar rapidamente o sistema de agendamento otimizado permitiu um trabalho mais eficiente e seguro, aliviando parte da carga que o hospital enfrentou durante o auge da pandemia”, disse Roth. “É difícil calcular os benefícios de um esforço como esse, mas acreditamos que, à nossa maneira, contribuímos para combater a pandemia e apoiar aqueles que estão na linha de frente”.

“Este é um uso fantástico da otimização, capaz de resolver um dos problemas mais urgentes em todo o mundo”, disse Nikhil Behl, CMO da Fico. “Quem procura exemplos dos benefícios positivos do uso da otimização deve olhar o que a Boeing e o Hospital Universitário Karolinska fizeram em questão de dias, ajudando os profissionais de saúde a gerenciar a crise do coronavírus”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.