book_icon

Novo Data Center da Itaipu Binacional terá solução imVision da CommScope

No total, serão utilizados 69 mil metros de cabos metálicos Cat.6A LSZH, 54 mil metros de fibras ópticas multimodo OM5 e 28 mil metros de fibras ópticas monomodo OS2

Novo Data Center da Itaipu Binacional terá solução imVision da CommScope

O novo Data Center Tier III da Itaipu Binacional, que está em construção na margem brasileira da usina em Foz do Iguaçu (PR), contará com um sistema inteligente para o gerenciamento da rede por meio do monitoramento de mais de 9 mil portas lógicas ópticas e metálicas. A tecnologia está sendo implantada pela L8 Group, empresa especializada em soluções para ISPs, Segurança Eletrônica e Cidades Inteligentes, que venceu a licitação para a infraestrutura de cabeamento do projeto.

Não se trata apenas de mapear portas, mas sim de implementar uma estrutura completa de gestão

“Neste projeto optamos por trabalhar com a solução imVision da CommScope que além de prover completa visibilidade e controle da infraestrutura instalada, possibilita ainda a geração de tarefas automatizadas, com referência visual local em tempo real das intervenções a serem realizadas. Não se trata apenas de mapear portas, mas sim de implementar uma estrutura completa de gestão”, destaca Rafael Grande, diretor da vertical de Segurança Eletrônica e Data Center da L8.

Além da supervisão em tempo real das 9.472 portas ópticas, o projeto contará com a certificação e garantia de 25 anos em todo o cabeamento, em parceria com a fabricante CommScope. No total, serão utilizados 69 mil metros de cabos metálicos Cat.6A LSZH, 54 mil metros de fibras ópticas multimodo OM5 e 28 mil metros de fibras ópticas monomodo OS2.

“A Itaipu tem um papel estratégico na matriz energética nacional e a infraestrutura de cabeamento é fundamental para garantir a máxima eficiência ao novo Data Center. Buscamos as melhores soluções no mercado para que a usina possa processar os Dados de maneira rápida e segura”, ressalta Leandro Kuhn, CEO da L8.

Este não é o primeiro projeto desenvolvido pela L8 em parceria com a Itaipu Binacional. Em 2023 a empresa foi a responsável pela implementação do Sistema de Reconhecimento Facial e Leitura de Placas Veiculares integrado ao Sistema de Controle de Acesso à usina. Com isso, a entrada é autorizada de maneira automática nas cancelas, de acordo com o cadastro prévio, cruzando informações dos dados biométricos faciais e das placas dos veículos e funcionários. “Nos últimos anos temos desenvolvido inúmeras soluções para empresas de utilities, com foco principalmente em segurança eletrônica e proteção de dados, tendo em vista a importância dessas companhias para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro”, lembra Leandro Kuhn.

Sobre a L8
Fundado em 2014, o Grupo L8 é formado pela L8 Security, especializada em soluções para segurança da informação; pela L8 Energy, que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos; e pela L8 Group, holding operacional do grupo que atua com foco em Telecomunicações e Segurança Eletrônica.

Serviço
www.l8group.net

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.