book_icon

ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Tecnologia autorizada pelo Banco Central em 2021 deve impulsionar o aumento da taxa de conversão das lojas online e marketplaces

ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

As expectativas para a Black Friday são otimistas. Segundo Dados da Conversion, plataforma de SEO, o e-commerce deve crescer 8% na edição deste ano. E um novo recurso promete impulsionar o comércio eletrônico, simplificando e diminuindo o número de etapas para que seja realizada uma transferência ou pagamento de uma compra: o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP).

Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito 

A tecnologia foi autorizada pelo Banco Central em 2021 e deve auxiliar no aumento da taxa de conversão das lojas online e marketplaces, diminuindo o número de carrinhos abandonados. Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito.

Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, “a praticidade para realizar a compra e a liberdade do consumidor fazem com que a tecnologia tenha potencial para se tornar cada vez mais popular”.

Em 2023, projeta-se uma queda de quase 50% do tempo de pagamento. Hoje, o processo dura 50 segundos e poderá ser reduzido para 30 segundos, segundo a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). Novas funcionalidades devem surgir à medida que mais instituições forem autorizadas pelo Banco Central a operar com o ITP.

“Hoje, a agilidade é essencial para oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente. Para isso, precisamos inovar. Reinventar-se a todo instante e buscar soluções que facilitem os processos de pagamentos é fundamental”, finaliza Samuel.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.