book_icon

IBM e Vodafone juntas para desenvolver Criptogafia Quântica segura

A multinacional de telecomunicações trabalhará com a IBM para ajudar a validar e progredir possíveis casos de uso quântico na área em que atua

IBM e Vodafone juntas para desenvolver Criptogafia Quântica segura

A IBM anunciou que o Grupo Vodafone está se unindo à IBM Quantum Network e colaborando no desenvolvimento de segurança cibernética quântica. A multinacional de telecomunicações trabalhará com a IBM para ajudar a validar e progredir possíveis casos de uso quântico em sua área de atuação. Como parte dessa colaboração, a Vodafone explorará a computação quântica para uma variedade de casos de uso, aprimorando também as habilidades de seus funcionários em tecnologia quântica por meio de prototipagem iterativa liderada pela IBM, além de recrutar ativamente especialistas em computação quântica para construir uma capacidade dedicada dentro de suas fileiras.

Ao longo deste compromisso, a Vodafone explorará como aplicar a tecnologia de criptografia IBM Quantum Safe em toda a sua infraestrutura e sistemas de rede diversificados. Os futuros computadores quânticos representarão uma ameaça à segurança padrão de hoje, como a criptografia de chave pública.

A Vodafone junta-se a mais de 200 membros da IBM Quantum Network, uma comunidade global de empresas Fortune 500, startups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisas que trabalham para avançar a computação quântica e explorar aplicações práticas

Os protocolos de criptografia quântica seguras não só existem hoje e oferecem a capacidade de ajudar a proteger dados e sistemas clássicos dos potenciais recursos de descriptografia desses futuros computadores quânticos, mas o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos – NIST, anunciou recentementeque quatro algoritmos – três dos quais a IBM ajudou a desenvolver – foram escolhidos para fazer parte de um protocolo para padronização até 2024. A exploração desses protocolos pela Vodafone marca um IBM Quantum Safe em primeiro lugar na compreensão e preparação para esse risco nas telecomunicações.

“A parceria com a IBM nos dá acesso à tecnologia quântica que tem o potencial de fornecer uma otimização de rede incrível. É o tipo de inovação que os computadores existentes nunca alcançarão sozinhos, permitindo economizar energia, reduzir custos e oferecer aos clientes uma ótima conectividade em mais lugares “, disse Luke Ibbetson, chefe de P&D do Grupo Vodafone. “Investir em criptografia quântica segura, agora, também nos dá a tranquilidade de que nossa infraestrutura e dados de clientes também estarão sempre seguros à medida que exploramos os benefícios da computação quântica”, completou.

“A Vodafone, como líder em telecomunicações, está dando o exemplo para seu setor, explorando aplicativos de computação quântica para suas operações comerciais, bem como aplicando protocolos de criptografia quântica seguros para proteger seus dados e sistemas de longo prazo”, disse Scott Crowder, vice-presidente de Adoção e Desenvolvimento de Negócios da IBM Quantum. “Estamos empolgados em fazer parceria com a Vodafone para ajudá-los a adotar simultaneamente a tecnologia quântica e migrar para a tecnologia quântica segura, pois atendem a todo um ecossistema de operadores, fornecedores, reguladores e comunidade de código aberto”, observou.

A IBM e a Vodafone também estão entre os membros iniciais da recém-anunciada Força-Tarefa de Rede GSMA Post-Quantum Telco, cuja missão é ajudar a definir políticas, regulamentos e processos de negócios de operadoras para a proteção aprimorada de telecomunicações em um futuro de computação quântica avançada.

A Vodafone junta-se a mais de 200 membros da IBM Quantum Network, uma comunidade global de empresas Fortune 500, startups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisas que trabalham para avançar a computação quântica e explorar aplicações práticas. Seu envolvimento é projetado para colocá-los em um caminho para explorar esse futuro de recursos de vantagem quântica: quando uma tarefa computacional de negócios ou relevância científica pode ser realizada de forma mais eficiente, econômica ou precisa usando um computador quântico do que apenas com cálculos clássicos .

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.