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Spot usa Inteligência Artificial para ajudar varejistas a venderem mais

Ferramenta criada pela Falconi monitora diariamente produtos e lojas, identificando oportunidades até então ocultas e sugerindo ações simples e diretas

Spot usa Inteligência Artificial para ajudar varejistas a venderem mais

A busca pelo aumento de eficiência é um tema comum e perene à grande maioria dos varejistas do Brasil e do mundo. De olho nisso, a Falconi, consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, lançou no início de 2021 o Spot, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para monitorar diariamente produtos e lojas, identificando oportunidades até então escondidas e sugerindo ações simples e diretas. Ao todo, mais de 700 pontos de venda espalhados pelo País já adotaram o produto em seus negócios.

A ferramenta foi criada em 2020 e lançada no ano seguinte, como um projeto-piloto desenvolvido junto a uma demanda específica de um cliente do setor de farmácias. Ao notar a boa recepção do mercado, a Falconi passou a expandir a aplicação do Spot, oferecendo a solução como opções de produto dentro da operação da consultoria, assim como em MID, vertente da Falconi voltada para médias empresas. Desde então, Spot ganhou tração e agora inicia uma operação independente, em busca ativa por novos clientes.

Um dos diferenciais do Spot é que a solução mensura resultados em tempo real, passando para os gestores os relatórios de ganhos financeiros diários para cada recomendação seguida

Toda a tecnologia foi desenvolvida dentro da própria Falconi, com mais de 20 desenvolvedores, consultores, engenheiros e cientistas de dados exclusivamente voltados para a criação da Inteligência Artificial utilizada na ferramenta. Na prática, a proposta de valor do produto é ajudar o varejista na tomada de decisão diária da sua operação, principalmente nas questões de operação de loja, precificação e gestão de estoque.

Ao ser integrado com o software de gestão (ERP), o Spot passa a fazer recomendações de ações concretas na gestão do negócio. A ferramenta capta dados, analisa e sugere mudanças práticas, como, por exemplo, a alteração de preço de um produto ou a correção da exposição de determinado item em uma loja específica. Em uma rede com muitas unidades, esse tipo de informação pode aumentar o faturamento da companhia, sem ignorar o perfil de cada loja. Em média, há um incremento de 4% nas vendas após a aplicação da solução.

“Todo o processo é automatizado, sem demandar o precioso tempo dos gestores”, diz Henrique Assis, head de Spot na Falconi. Segundo ele, ao ser plugada no ERP do varejista, a ferramenta automaticamente começa a captar diariamente dados de venda e estoque, que são levados para a Nuvem doa Google Cloud, parceira da Falconi no projeto, em que vários algoritmos entram em operação para a geração de insights. “É um fluxo diário de sugestões práticas”, diz Assis. A ferramenta gera um retorno de pelo menos cinco vezes o valor investido.

Um dos diferenciais do Spot é que a solução mensura resultados em tempo real, passando para os gestores os relatórios de ganhos financeiros diários para cada recomendação seguida. Para Breno Barros, CTO e head de Transformação da Falconi, o Spot é um exemplo bem-sucedido de aplicação de Inteligência Artificial prática nos negócios. “O Spot usa técnicas avançadas de processamento de dados, previsão de séries temporais, detecção de anomalias e otimização, que podem ser articuladas de maneira pragmática e transparente, com foco na geração de resultados com boa experiência de uso e facilidade de ser incorporado no dia a dia das operações.”

Assis crê que médias empresas dos setores de alimentação, farma e de conveniência são bons exemplos de companhias que fazem uso da ferramenta para aumentar as vendas. O Spot opera como um SaaS (Software as a Service) que pode ser contratado por ponto de venda. Para clientes viabilizarem a solução, não é cobrado setup de instalação e em um dia já recebem os primeiros insights. “Em um treinamento rápido com gerentes, conseguimos fazer o onboarding completo. No dia a dia, o uso é ainda mais simples. Em dez minutos, o usuário, seja o gerente ou quem atua nas áreas de suporte, analisa as recomendações e as coloca em prática.”

Serviço
www.falconi.com

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