book_icon

Fugaku, o supercomputador mais poderoso do mundo

Fujitsu e Riken anunciam o início de seu uso compartilhado por pesquisadores e cientistas em projetos de alta complexidade
Fugaku, o supercomputador mais poderoso do mundo

palavras de tecnologia formando um mapa mundiA Fujitsu e a Riken anunciaram nesta terça-feira (9/3) a conclusão e o início do uso compartilhado do supercomputador Fugaku, desenvolvido por ambas as empresas desde 2014. O Fugaku foi desenvolvido como um sistema central para a inovadora Infraestrutura de Computação de Alto Desempenho (HPCI) promovida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT).

De acordo com as empresas, o Fugaku ocupa o primeiro lugar do mundo por dois mandatos consecutivos, em junho e novembro de 2020, em quatro categorias nos principais rankings de computação de alto desempenho: o TOP500, HPCG, HPL-AI, bem como o Graph 500. Com seu excelente poder computacional, o Fugaku desempenhará um papel importante na construção da Sociedade 5.0, a Super Smart Society, por meio de diversas tecnologias inovadoras.

O Fugaku oferece até 100 vezes o desempenho do aplicativo do computador K, permitindo simulações de alta resolução, longa duração, grande escala e caixa múltipla. Espera-se que tenha vários impactos, desde a resolução de problemas sociais familiares até o auxílio à melhoria da compreensão da ciência fundamental.

A próxima geração de Inteligência Artificial (IA) baseada em aprendizado profundo é computacionalmente intensiva e exigirá recursos de supercomputação em grande escala. A CPU do Fugaku possui alto desempenho em operações de convolução (uma operação matemática), que são fundamentais para o aprendizado profundo, e é conectada por uma rede com desempenho de comunicação superior, e será aproveitada para pesquisas de IA e ciência de dados.

Segundo informações, o Fugaku torna possível combinar simulação com IA e ciência de dados no mais alto nível do mundo. Por exemplo, a IA pode ser usada para pesquisar os parâmetros necessários para a simulação e para extrapolar os resultados da simulação. Por outro lado, a simulação pode gerar um grande número de dados para a IA aprender.

Na prática, a aplicação desses métodos com Fugaku oferecerá a aceleração do desenvolvimento de novos medicamentos ao realizar simulação de descoberta de medicamentos em alta velocidade e alta precisão; detecção precoce de doenças e avanço da medicina preventiva por meio de análises de Big Data médicos e simulações biológicas; previsão precisa de tornados e chuva forte por meio da análise de Big Data do clima; simulação de terremoto, tsunami e rotas de evacuação; desenvolvimento de baterias solares orgânicas de baixo custo e baterias solares de alta eficiência, fotossíntese artificial, células de combustível e baterias de armazenamento de alta eficiência e extração de metano do hidrato de metano; desenvolvimento de ímã permanente de baixa terra rara para geradores e veículos elétricos; entre outras aplicações.

“A Fujitsu está honrada por ter desempenhado um papel importante no desenvolvimento do Fugaku desde seus estágios iniciais, e estamos muito satisfeitos em comemorar este marco importante. Como o primeiro supercomputador a ganhar quatro prêmios em classificações mundiais importantes, o Fugaku demonstrou desempenho excepcional em áreas que incluem análise de Big Data e IA, bem como simulações, que são o forte tradicional dos supercomputadores. Além dessas conquistas tecnológicas, também é importante que o Fugaku tenha um grande potencial para tornar o mundo mais sustentável. Espero sinceramente que, ao marcarmos o início de seu uso compartilhado, o Fugaku sirva como uma plataforma que capacita os pesquisadores a inovar e criar novos valores, gerando resultados que levem à solução dos diversos desafios sociais e ambientais que o mundo enfrenta”, comentou Takahito Tokita, CEO e CDXO da Fujitsu Limited.

Serviço
www.fujitsu.com

Big Data

Fugaku

Fujitsu

IA

Riken

Supercomputador

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento