book_icon

AMD anuncia placas gráficas para jogos, em arquitetura RDNA 3 e desenho de chiplet

Para oferecer suporte a esses lançamentos, a fabricante também anuncia diversas atualizações em seu pacote de software

AMD anuncia placas gráficas para jogos, em arquitetura RDNA 3 e desenho de chiplet

A AMD apresenta as placas gráficas construídas na arquitetura AMD RDNA 3 de alta performance e eficiência energética de última geração – a AMD Radeon RX 7900 XTX e a Radeon RX 7900 XT.
Seguindo os já consolidados processadores AMD Ryzen baseados em AMD “Zen”, os lançamentos são as primeiras GPUs para jogos do mundo a apresentar um desenho avançado de
chiplet AMD. A companhia informa que oferecem desempenho excepcional e excelente eficiência energética para alimentar 4K de alta taxa de quadros e jogos de resolução mais alta nos títulos mais exigentes. 

A fabricante informa que o desenho do chiplet da arquitetura AMD RDNA 3 combina nós de processo de 5 nm e 6 nm, cada um otimizado para trabalhos específicos. A arquitetura oferece até 54% mais desempenho por Watt do que a arquitetura AMD RDNA 2 e apresenta a interconexão mais rápida do mundo ligando os chiplets do sistema gráfico e de memória a até 5,3 TB/s. Ela também oferece até 96 novas unidades de computação unificadas, tecnologia AMD Infinity Cache de segunda geração e até 24 GB de memória GDDR6 de alta velocidade com interface de memória de até 384 bits. Também inclui maior taxa de transferência de IA, oferece desempenho de IA até 2,7 vezes maior e tecnologia raytracing de segunda geração que oferece desempenho de rastreamento de raios até 1,8 vezes maior do que a arquitetura AMD RDNA 2.

Suportam monitores DisplayPort 2.1 capazes de fornecer taxas de quadros ultra-high e visuais impressionantes em taxas de atualização de até 4K 480Hz e 8K 165Hz

Ao todo, esses recursos e avanços oferecem um aumento de desempenho de até 1,7X em títulos selecionados em 4K em comparação com a arquitetura AMD RDNA 2. As novas placas gráficas também suportam monitores DisplayPort 2.1 capazes de fornecer taxas de quadros ultra-high e visuais impressionantes em taxas de atualização de até 4K 480Hz e 8K 165Hz.

“Essas novas placas gráficas são projetadas por jogadores para jogadores. Enquanto ainda em desenvolvimento, não apenas incorporamos o feedback de nossos clientes, mas também os recursos e capacidades que queríamos usar”, explica Scott Herkelman, vice-presidente sênior e gerente-geral da Unidade de Negócios Gráficos da AMD. “Também percebemos que precisávamos fazer algo diferente para continuar avançando nos limites da tecnologia, e estou orgulhoso do que a equipe realizou com as placas gráficas AMD RDNA 3 e Radeon RX 7900 Series. Mal posso esperar para que os jogadores experimentem o desempenho poderoso, visuais incrivelmente vívidos e novos recursos incríveis que as novas placas gráficas oferecem.”

Radeon RX 7900 Series
De acordo com a AMD, as Radeon RX 7900 Series são as placas gráficas de jogos mais avançadas do setor, desbloqueando novos níveis de desempenho e eficiência e oferecendo uma série de recursos novos e aprimorados que sobrecarregam a experiência de jogo. A placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XTX oferece desempenho 4K nativo até 1,7X maior do que a Radeon RX 6950 XT em títulos selecionados, enquanto a Radeon RX 7900 XT oferece desempenho até 1,5X maior do que a Radeon RX 6900 XT em títulos selecionados.

Os principais recursos incluem Arquitetura AMD RDNA 3 – Apresentando um design de chiplet avançado, novas unidades de computação e tecnologia AMD Infinity Cache de segunda geração, a arquitetura AMD RDNA 3 oferece até 54% mais desempenho por Watt do que a arquitetura AMD RDNA 2 da geração anterior. Novas unidades de computação compartilham recursos entre renderização, IA e raytracing para fazer o uso mais eficaz de cada transistor para um desempenho mais rápido e eficiente do que a geração anterior. E o Design de chiplet – A primeira GPU para jogos do mundo com desenho de chiplet oferece frequências até 15% mais altas com eficiência energética até 54% melhor. Inclui o novo Graphics Compute Die (GCD) de 5 nm e 306 mm2 com até 96 unidades de computação que fornecem a funcionalidade principal da GPU. Também inclui seis dos novos Memory Cache Die (MCD) de 6 nm a 37,5 mm2, cada um com até 16 MB de tecnologia AMD Infinity Cache de segunda geração.

Para oferecer suporte às novas placas gráficas, a AMD também anuncia diversas atualizações para seu pacote de software

Outros recursos destacados são a Interconexão ultra-rápida de chiplet – Liberando os benefícios da tecnologia AMD Infinity Cache de segunda geração, os novos chiplets aproveitam o AMD Infinity Links e o pacote de fanout de alto desempenho para fornecer até 5,3 TB/s de largura de banda; a Memória expandida e barramento de memória mais amplo, que atendem aos crescentes requisitos dos títulos exigentes de hoje, as novas placas gráficas apresentam até 24 GB de memória GDDR6 de alta velocidade rodando a 20 Gbps em um barramento de memória de 384 bits; a aceleração de IA dedicada e Raytracing de segunda geração, com novas instruções de IA e maior taxa de transferência de IA oferecem até 2,7 vezes mais desempenho do que a arquitetura AMD RDNA 2 anterior, enquanto a tecnologia de raytracing de segunda geração oferece até 1,8 vezes mais desempenho do que a geração anterior.

E, ainda, suporte DisplayPort 2.1 – As únicas placas gráficas de jogos de última geração do setor que suportam a tecnologia DisplayPort 2.1 com UHBR 13.5, oferecendo até 54 Gbps de largura de banda de link de exibição e permitindo alta atualização de jogos em 4K (até 480Hz) ou 8K (até 165Hz) em monitores de última geração. O novo mecanismo AMD Radiance Display, fornece cores de 12 bits por canal para até 68 bilhões de cores e telas com taxa de atualização mais alta em comparação com a arquitetura AMD RDNA 2 e inclui suporte para DisplayPort 2.1 e HDMI 2.1a.

Para jogos de alta atualização, o DisplayPort 2.1 oferece maior largura de banda de exibição em comparação com DisplayPort 1.4, com capacidade de suportar taxas de atualização de até 900Hz, 480Hz e 165Hz para monitores de 1440p, 4K e 8K, respectivamente. Já o Dual Media Engine, suporta codificação ou decodificação simultânea de fluxos de até 8K60 para HEVC e suporta codificação AV1, oferecendo uma frequência de mecanismo até 1,8X maior do que a arquitetura AMD RDNA 2.

Atualizações em software com tecnologia Adrenalin
Para oferecer suporte às novas placas gráficas, a AMD também anuncia diversas atualizações para seu pacote de software, que incluem:

AMD FidelityFX Super Resolution – FSR 2.2 – FSR já está disponível e será lançado em 216 jogos. A próxima iteração da popular tecnologia de upscaling temporal FSR, FSR 2.2, apresenta aprimoramentos projetados para melhorar a qualidade visual. Espera-se que esteja disponível no primeiro título em 8 de novembro de 2022, Forza Horizon 5. Também estará disponível para desenvolvedores de jogos em breve em GPUOpen.com

AMD FSR 3 – A AMD planeja lançar uma nova versão do AMD FSR com a tecnologia AMD Fluid Motion Frames em 2023, com expectativa de entregar até 2X mais FPS em comparação com o AMD FSR 2 em jogos selecionados.

AMD HYPR-RX – Planejada para primeiro semestre de 2023, uma predefinição de um clique que permite que vários recursos do software AMD – incluindo as tecnologias AMD Radeon Anti-Lag, AMD Radeon Boost e AMD Radeon Super Resolution – funcionem ao mesmo tempo, reduzindo a latência e entregando FPS até 85% mais alto em Dying Light 2 Stay Human com a Radeon RX 7900 XTX e Software AMD: Adrenalin Edition™ 22.40.00.24, do que as configurações de estoque.

Novo AMD RDNA 3 Media Engine – Apresenta codificação de hardware AV1, permitindo codificação de vídeo até 7 vezes mais rápida em 8K em comparação com uma solução somente de software, e integra a tecnologia Xilinx Content Adaptive Machine Learning para aprimorar a qualidade do texto para resoluções mais baixas e fluxos de taxa de bits.

Gravação e streaming de vídeo aprimorados – a AMD colaborou com o OBS para melhorar a qualidade de streaming de vídeo nas placas gráficas AMD Radeon RX 6000 e Radeon RX 7000 Series. Além disso, o AMD RDNA 3 Media Engine inclui codificação de hardware AV1 para ajudar a melhorar a qualidade e transformar a transmissão ao vivo.

AMD Advantage para desktops
Com base no sucesso dos laptops AMD Advantage, a AMD está trazendo a estrutura AMD Advantage para desktops, unindo os processadores AMD Ryzen 7950x top de linha e as placas gráficas AMD Radeon RX 7900 XTX com AMD Software: Adrenalin Edition technology e AMD’s tecnologias inteligentes para oferecer a melhor plataforma para jogadores e criadores. Os desktops certificados AMD Advantage contarão com tecnologias inteligentes AMD selecionadas que amplificam o desempenho, incluindo a tecnologia AMD Smart Access Memory™ e a nova tecnologia AMD SmartAccess Video que divide de maneira inteligente as cargas de trabalho de decodificação e codificação entre processadores AMD Ryzen e placas gráficas AMD Radeon, oferecendo até 30% de aumento na codificação multistream 4K.

Os desktops AMD Advantage apresentam desempenho de classe mundial, gráficos impressionantes com o AMD Radiance Display Engine e monitores compatíveis com tecnologia AMD FreeSync Premium. Eles são construídos para jogos com chassis de alta qualidade, refrigeração líquida da CPU, um mínimo de 2 TB de armazenamento SSD NVMe, 32 GB ou mais de memória DDR5 AMD Expo, mais de 80 fontes de alimentação gold e acústica otimizada e são projetados para serem facilmente customizáveis.

Espera-se que os novos sistemas de desktop AMD Advantage estejam disponíveis em breve nos principais parceiros de SI, incluindo CSL, Cyberpower, eBuyer, Falcon Northwest, Maingear, Origin PC e XIdax

Especificações do AMD Radeon RX 7900 Series

Modelo

Compute units

GDDR6

Game Clock (GHz)

Boost Clock (GHz)

Interface de memória

Infinity Cache

Total Board Power – TBP

 

 

AMD Radeon RX 7900 XTX 96 24 GB 2.3 Up to 2.5 384-bit 96 MB 355W
AMD Radeon RX 7900 XT 84 20 GB 2.0 Up to 2.4 320-bit 80 MB 300W


Disponibilidade

Espera-se que as placas gráficas AMD Radeon RX 7900 Series estejam disponíveis na AMD.com a partir de 13 de dezembro de 2022 e de parceiros, incluindo ASRock, ASUS, Biostar, Gigabyte, MSI, PowerColor, Sapphire, Vastarmor, XFX e Yeston a partir de meados de dezembro. A AMD Radeon RX 7900 XTX tem um SEP de US$ 999, enquanto a AMD Radeon RX 7900 XT tem um SEP de US$ 899.

Serviço
www.amd.com/pt

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.