Os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e TV paga serão de quase US$ 1,6 trilhão em 2022, representando um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo Worldwide Semiannual Telecom Services Tracker da IDC. A última previsão é um pouco mais otimista do que a versão publicada em maio, pois pressupõe que o crescimento do valor total de mercado será 0,5 ponto percentual maior. A IDC acredita que esse movimento positivo é consequência da inflação (ou seja, do aumento das tarifas dos serviços de telecomunicações).
Como resultado das pressões inflacionárias que começaram a ameaçar sua lucratividade, as operadoras de telecomunicações começaram recentemente a aumentar as tarifas de seus serviços. Uma analogia simples indica que as tarifas mais altas significam que os clientes estão pagando mais e o valor nominal total do mercado está crescendo mais rápido do que o esperado anteriormente. Essa tendência é comum em todas as regiões globais e causou mudanças semelhantes em suas respectivas previsões de receita para 2022: o crescimento nas Américas aumentou 0,3 ponto percentual, na Ásia/Pacífico em 0,5 ponto percentual e na EMEA em 0,9 ponto percentual. O aumento na EMEA vem principalmente da Europa, uma região que está testemunhando uma inflação acima da média enquanto luta para encontrar um substituto para a energia russa barata.
Com os aumentos tarifários, a maioria das operadoras se concentrou inicialmente na seção móvel do mercado, elevando os preços médios em um percentual alto de um dígito. Isso foi feito porque a seção móvel representa uma parte importante de todos os mercados de telecomunicações, de modo que o resultado dessa ação é visível mais cedo; e no segmento fixo, e especialmente em sua parcela B2B, normalmente há uma alta proporção de clientes com contratos plurianuais que não podem ser rompidos sem penalidades. Consequentemente, a projeção de gastos com serviços móveis em 2022 foi aumentada em 0,7 ponto percentual, acima da média do mercado geral.
Segundo a IDC, a inflação não traz apenas um impulso positivo para o mercado. Por outro lado, gera uma deterioração do poder de compra dos consumidores e das empresas, provocando uma diminuição da procura. Felizmente, no caso dos serviços de telecomunicações, a queda na demanda provavelmente não será massiva. Isso ocorre porque a elasticidade dos serviços de telecomunicações, assim como de qualquer outro serviço de utilidade pública, é relativamente baixa (ou seja, a demanda por tais serviços muda menos do que proporcionalmente quando seu preço aumenta ou diminui). A elasticidade é maior em países menos desenvolvidos simplesmente porque uma parcela maior de clientes não tem condições de pagar por serviços mais caros – eles geralmente optam por migrar para pacotes mais baratos ou até mesmo descartar alguns serviços que consideram substituíveis.
De acordo com as últimas previsões publicadas pelo Fundo Monetário Internacional, a inflação veio para ficar pelo menos nos próximos três anos. Consequentemente, a dança entre preços crescentes e demanda decrescente continuará sendo uma das principais histórias do setor de telecomunicações. Embora a elasticidade dos serviços de telecomunicações seja relativamente baixa, a inflação, juntamente com uma possível recessão, pode arruinar o frágil equilíbrio entre preços e demanda. “Isso coloca as operadoras de telecomunicações em uma posição desconfortável”, disse Kresimir Alic, diretor de Pesquisa da Worldwide Telecom Services na IDC. “Manter margens saudáveis exigirá rodadas adicionais de aumentos de preços e sua capacidade de equilibrar cuidadosamente as duas forças determinará o desenvolvimento futuro dos mercados de telecomunicações em países, regiões e em todo o mundo”, finalizou.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo