A Natural One, empresa do segmento de sucos 100% naturais no Brasil, está utilizando tecnologia IBM para modernizar suas áreas estratégicas. Com atuação em mais de 15 países, como China, Canadá, Portugal, Peru e Chile, a marca atingiu um crescimento exponencial nos últimos anos, tendo uma ampliação de 42% de seus pontos de vendas nos primeiros seis meses de 2022, com mais de 44 mil locais com a presença da marca apenas no Brasil. E neste cenário de crescimento, a Natural One buscou a tecnologia IBM Planning Analytics with Watson, baseada em IBM Cloud, para modernizar suas áreas financeira, comercial e de planejamento.
Com um faturamento de R$ 570 milhões em 2021 e um crescimento de 68% na receita líquida em comparação entre o último ano e 2020, o time financeiro da Natural One começou a identificar desafios em algumas de suas transações, como a necessidade de uma melhor de centralização dos controles de investimentos e de um motor de cálculo que fosse eficiente, robusto e seguro para tratar de dados estratégicos. Tendo em vista que a empresa pretende atingir a marca de R$ 1 bilhão em receita até dois anos e ampliar seu mercado externo, a empresa então identificou essa necessidade de transformação tecnológica de setores estratégicos.
Assim, a Netpartners, parceira de negócios da IBM, trabalhou em conjunto com a Natural One para implementar a sua Solução TMI – Trade MKT Investment, baseada em tecnologia IBM Planning Analytics with Watson, uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA) para planejamento contínuo e integrado, que permite superar as limitações do planejamento manual. A solução divide os silos de unidades de negócios para que eles possam planejar rapidamente com mais precisão, criar planos e previsões de negócios e financeiros – tudo em apenas uma plataforma, ajudando as empresas a acelerar a tomada de decisões em tempo real.
A tecnologia permitiu à Natural One organizar o planejamento financeiro, disponibilizando dados centralizados para todos os usuários em um único documento, evitando, por exemplo, o conflito de versões avulsas de planilhas. Com o controle das transações, a empresa conseguiu reduzir em três anos cerca de 85% a média mensal do valor em aberto no Contas a Receber, garantindo que o fluxo de caixa permaneça atual e positivo.
“O que antes era realizado de forma manual, agora, passou a ser processado com muito mais agilidade e integração. Desta maneira, com a ajuda da IBM e da Netpartners, pudemos automatizar o processo de lançamento de verbas, aumentar o fluxo de integração e aprovação do sistema, principalmente financeiro e comercial, e deixar de depender de digitações manuais que demandavam muito mais tempo”, explica Bruno Mendes dos Santos, Head de Planejamento da Natural One.
O estudo Global AI Adoption Index 2022 da IBM apontou que a adoção de IA cresceu de forma constante em todo o mundo, incluindo no Brasil, com 73% dos profissionais de TI acelerando seus investimentos e implementação dessa tecnologia nos últimos 24 meses em suas organizações. Além disso, 60% indicaram que suas empresas têm planos de investir na adoção da IA por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.
“Empresas de diferentes setores e tamanhos têm utilizado inteligência artificial para resolver seus desafios de negócios de ponta a ponta, do backoffice ao atendimento ao cliente, proporcionando processos automatizados, mais ágeis e ininterruptos”, afirma João Rocha, líder da área de Customer Success da IBM. “Impulsionada por seu crescimento contínuo, a Natural One necessitava de uma ferramenta que oferecesse fluxos de trabalho mais eficientes e a unificação das informações dos setores em uma única solução, e por meio da IBM Planning Analytics with Watson, que é baseada em IA, isso foi possível. A empresa obteve ganhos expressivos de produtividade e está mais preparada para continuar seu crescimento de forma sustentável”.
A expectativa da Natural One em seguir em plena expansão e para isso vislumbra seguir investindo em projetos como este, otimizando processos internos. A empresa registrou um aumento de cerca de 50% em sua receita operacional líquida no primeiro semestre deste ano no mercado brasileiro, atingindo a marca de R$ 219 milhões.
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