book_icon

Cisco avança estratégia API-First para capacitar os desenvolvedores

Como primeiro passo em direção à estratégia de API em primeiro lugar, a Cisco está se comprometendo a implementar a compatibilidade com versões anteriores

Cisco avança estratégia API-First para capacitar os desenvolvedores

Interfaces de programação de aplicativos (APIs) são uma tecnologia fundamental para criar e conectar aplicativos. Eles ajudam os desenvolvedores a criar facilmente experiências digitais usando serviços comprovados em vez de construí-los do zero. Isso permite que as empresas se adaptem melhor às demandas dos clientes e usuários finais mais rapidamente.

No evento Cisco Partner Summit 2022, realizado esta semana, a Cisco reafirmou seu compromisso com uma estratégia de API em todo o seu portfólio. Como primeiro passo em direção à estratégia de API em primeiro lugar (API-First), a Cisco está se comprometendo a implementar a compatibilidade com versões anteriores, o que garante que as APIs continuem funcionando com cada versão apresentada.

Para competir na era digital moderna de hoje, as APIs de qualidade não são apenas um imperativo operacional – elas são um imperativo estratégico e a Cisco está abrindo o caminho

A compatibilidade com versões anteriores é fundamental para o projeto, documentação e processo de suporte das APIs estratégicas da Cisco. Isso inclui a implementação de logs de alterações, cronogramas de notificação apropriados para quaisquer alterações da API, avisos de descontinuação e versão da API.

Grace Francisco, vice-presidente de Estratégia e Experiência de Relações com Desenvolvedores, compartilhou que a abordagem centrada no produto da Cisco para o desenvolvimento de APIs trata as APIs como produtos, não como recursos ou reflexões posteriores. “Nossa estratégia de API em primeiro lugar coloca um foco implacável nos desenvolvedores. Isso significa que as APIs são criadas e mantidas de uma maneira que ajuda os desenvolvedores a criar experiências digitais excepcionais, sempre ativas e seguras, enquanto desbloqueiam novas oportunidades de integração e automação para melhor atender os clientes”, comentou.

API Insights acelera API-First

Esse marco crítico no avanço das iniciativas da empresa para impulsionar a qualidade da API para produtos e plataformas estratégicas da Cisco é suportado pelo API Insights, um projeto de código aberto, que ajuda a rastrear e melhorar a qualidade da API e acelera o processo de API-First desde o desenvolvimento até o tempo de execução. O API Insights já está disponível para desenvolvedores e equipes de DevSecOps no GitHub.

O API Insights permite que organizações e desenvolvedores rastreiem e melhorem a qualidade da API de forma consistente e com um nível de detalhe e transparência que é impraticável por meio de processos manuais. Ele fornece análise estática e visibilidade das especificações de API que são pontuadas de acordo com as diretrizes internas de uma organização. A análise de tempo de execução, por meio da integração com o projeto de código aberto APIClarity, liderado pela Cisco, pode detectar APIs de sombras e zumbis.

Os desenvolvedores podem usar o API Insights no código do Visual Studio ou como parte de seu pipeline de CI/CD. O API Insights pode gerar um log de alterações, por exemplo, quando uma nova versão de uma API é introduzida, tornando mais fácil para os usuários dessa API manter a compatibilidade. “Nosso compromisso em construir o futuro da API em primeiro lugar é pragmático, inovador e com visão de futuro”, disse Francisco. “Para competir na era digital moderna de hoje, as APIs de qualidade não são apenas um imperativo operacional – elas são um imperativo estratégico e a Cisco está abrindo o caminho”, finalizou.

Serviço
www.cisco.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.