book_icon

Natura Pay contrata Thoughtworks para impulsionar negócios por meio de jornada de Data Mesh

Abordagem sociotécnica descentralizada contribui com gerenciamento e acesso de Dados analíticos em escala

Natura Pay contrata Thoughtworks para impulsionar negócios por meio de jornada de Data Mesh

A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, desenho e engenharia para impulsionar a inovação digital, foi contratada pela N&CoPay para desenvolver uma jornada de Data Mesh e, consequentemente, otimizar o uso de Dados para apoiar o crescimento do negócio.

Data Mesh traz uma nova abordagem no fornecimento, gerenciamento e acesso a Dados para casos de uso analíticos em escala, que começa com a identificação de domínios de negócios por meio de casos de uso com maior potencial de entrega de valor para o negócio, e a partir desses domínios são identificados quais produtos de Dados devem ser priorizados. À medida que os recursos da plataforma amadurecem, o trabalho ganha escala e passa a ser utilizado de forma mais ampla pela organização, habilitando outros domínios.

Data Mesh traz uma nova abordagem no fornecimento, gerenciamento e acesso a Dados para casos de uso analíticos em escala

“Estamos muito animados com essa parceria, pois o trabalho da Thoughtworks irá gerar uma grande sinergia com a estratégia da Natura Pay, que nasceu digital, orientada a produtos, com times multidisciplinares e autônomos. Inserir a disciplina de Dados nos times de Engenharia de produto irá nos permitir democratizar o uso e a acessibilidade dos Dados em escala com segurança, para que usuários de negócios possam tomar decisões com maior velocidade”, explica Victor Hossepian, gerente sênior da N&CoPay.

A Thoughtworks está, atualmente, na fase de incubação, trabalhando em uma plataforma de Dados self-service que é fácil de usar, acessível, rápida, flexível e padronizada, e que possibilitará a criação de produtos de Dados essenciais e dos primeiros casos de uso para gerar informações relevantes aos negócios de N&CoPay.

Antes de dar início ao desenvolvimento, a consultoria realizou um trabalho detalhado para entender quais Dados a N&CoPay já possuía, quais eram as fontes desses dados e quais informações eles geravam. E isso vinha de uma estrutura de Data Lake, trabalhada até o momento pela empresa internamente, que é uma abordagem mais centralizada de utilizar os Dados.

“Nesse momento o nosso time de incubação está atuando na implementação dos primeiros produtos de dados e das funções da plataforma. Com isso, vamos estabelecer o board de governança de Dados, implementar as primeiras mudanças organizacionais para o novo modelo de operação, integrar o minimal viable product – MVP, de produtos de Dados e domínios com as operações e trabalhar a comunicação interna com os resultados, fomentando interesse e desejo de participar na transformação”, explica Magna Fernandes, principal de Dados da Thoughtworks.

A abordagem de Data Mesh possibilita ainda a conexão com objetivos estratégicos de negócio para a companhia e autonomia dos domínios, fechando o ciclo de inteligência.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.