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Consumidores estão dispostos a gastar mais neste fim de ano, diz IBV

O estudo descobriu que os orçamentos de compras de 2022 aumentaram 8% em relação a 2021 e os orçamentos de viagens de férias aumentaram quase 50%

Consumidores estão dispostos a gastar mais neste fim de ano, diz IBV

De acordo com o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, muitos consumidores globais estão prontos para comemorar os feriados novamente e estará comprando mais cedo do que nos anos anteriores. No entanto, como um conjunto mais amplo de questões econômicas e políticas assumiu o centro do palco no ano passado, novos riscos e incertezas pairam sobre seus planos. O IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em 9 países, inclusive no Brasil.

O estudo descobriu que os orçamentos de compras de 2022 aumentaram 8% em relação a 2021 – de acordo com a previsão econômica da empresa Bain – e os orçamentos de viagens de férias aumentaram quase pela metade. No entanto, fatores como inflação e aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem as principais preocupações nesta temporada de festas. Enquanto 59% dos consumidores pesquisados ​​dizem que estarão menos preocupados com a Covid-19, dois em cada três dizem que estarão mais preocupados com a economia. 59% dos entrevistados relatam se preocupar mais com interrupções na cadeia de suprimentos que podem tornar as compras de fim de ano mais difíceis ou mais caras.

Notavelmente, os entrevistados pesquisados ​​estão dispostos a pagar um prêmio médio de 41% por produtos sustentáveis, 34% por viagens aéreas sustentáveis ​​e 37% por hospedagem sustentável nesta temporada de férias

“De acordo com os resultados da pesquisa, em 2022, os consumidores esperam retomar as tradições de férias que tiveram que alterar nos últimos dois anos”, disse Karl Haller, sócio do Consumer Center of Competency Leader da IBM Consulting. “Eles estão começando suas compras e planejamento de viagens mais cedo, mas também querem proteger suas apostas com opções como devoluções ou cancelamentos gratuitos. A IA pode ajudá-los a entender, priorizar e resolver problemas críticos em tempo real”, observou.

Outros achados dignos de nota incluem:

A incerteza em torno da inflação, dos preços do gás e da cadeia de suprimentos está impulsionando os planos dos consumidores

– À medida que as preocupações com a pandemia da Covid-19 diminuem para muitos consumidores, as preocupações estão mudando para condições econômicas e da cadeia de suprimentos incertas nesta temporada de festas.

– Quase metade dos consumidores pesquisados ​​gastará menos se a inflação continuar impulsionando os aumentos de preços. Se eles forem forçados a cortar seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 60% cortarão as categorias não essenciais, como vestuário, calçados, joias e acessórios.

– Se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos, 41% dos entrevistados dizem que gastarão menos – mas 30% gastarão mais se puderem encontrar substituições facilmente.

– Se os preços do gás caírem, 35% dos consumidores pesquisados ​​farão mais compras nas lojas.

Os consumidores estão fazendo planos de viagem e compras mais cedo, mas querem manter suas opções em aberto

Continuando a mudança do tradicional início da temporada de compras da Black Friday, 58% dos consumidores pesquisados ​​planejam começar as compras de fim de ano antes de novembro, em comparação com 44% no ano passado. Quase dois em cada três planejam pré-encomendar nesta temporada de férias para receber seus produtos no prazo com preços garantidos.

Ao mesmo tempo, os consumidores querem manter suas opções em aberto. Quase sete em cada dez entrevistados optarão por marcas ou varejistas que oferecem cancelamentos gratuitos, alterações de pedidos e devoluções, além de um ambiente seguro para Covid-19 nesta temporada de festas. As descobertas do estudo parecem indicar que essas vantagens geralmente valem o preço devido às preocupações contínuas com a cadeia de suprimentos e a disponibilidade de produtos nesta temporada.

As viagens também são uma área em que os consumidores procuram voltar ao normal, enquanto ainda mitigam qualquer risco associado a possíveis mudanças de preços devido à inflação e à flutuação dos preços do gás. O estudo descobriu que a demanda média de viagens aumentará 9% durante a temporada de férias e 78% dos consumidores pesquisados ​​planejam comprar sua passagem aérea antes de outubro (61%) ou em outubro (17%).

A sustentabilidade continua a ser a prioridade da maioria dos entrevistados, apesar das dificuldades econômicas

Em consonância com o relatório do ano passado, a sustentabilidade continua a ser a prioridade dos consumidores pesquisados ​​globalmente. “À medida que mais consumidores alinham suas compras com seus valores, varejistas e marcas que podem oferecer opções mais ecológicas podem ganhar uma parcela maior dos gastos de férias”, disse Haller.

Três quartos (73%) dos entrevistados disseram que estão considerando a sustentabilidade ao fazer compras para as festas de fim de ano. Vinte e nove por cento dos consumidores pesquisados ​​agruparão vários pedidos para ajudar a reduzir as emissões de carbono, enquanto 38% evitarão plásticos descartáveis ​​e dois em cada cinco optarão por fazer compras nas proximidades (42%) e comprar produtos que são marcados como ambientalmente corretos. sustentável ou socialmente responsável (41%). Notavelmente, os entrevistados pesquisados ​​estão dispostos a pagar um prêmio médio de 41% por produtos sustentáveis, 34% por viagens aéreas sustentáveis ​​e 37% por hospedagem sustentável nesta temporada de férias.

Serviço
www.ibm.com

 

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