book_icon

AMD apresenta estratégia para impulsionar soluções de computação adaptável e HPC

A AMD revela a próxima geração de hardware e software pathway, expandindo seu portfólio de produtos para atender novos mercados e estratégias, acelerar o crescimento do Data Center e oferecer uma liderança de IA 

No Dia do Analista Financeiro, a AMD revelou sua estratégia para enfrentar sua próxima fase de crescimento, impulsionada pela expansão de seu portfólio de produtos de computação de alto desempenho, abrangendo Data Centers, Integrados e Gaming.

“Desde a Nuvem, PCs, comunicação e terminais inteligentes, as soluções de computação adaptável e de alto desempenho da AMD desempenham um papel cada vez maior na formação de quase todos os serviços e produtos que definem o futuro da computação atualmente”, disse a Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD. “O fechamento de nossa aquisição da Xilinx e nosso portfólio expandido, fornecem à AMD oportunidades significativas para prover um forte crescimento contínuo de receita, com retornos atraentes para os acionistas, à medida que capturamos uma fatia maior do mercado diversificado de US$ 300 bilhões para nosso alto desempenho e produtos adaptativos”.

Atualizações de tecnologia e portfólio de produtos
A AMD anunciou sua CPU principal expandida e várias gerações de roteiros de arquitetura de computação gráfica e adaptável, incluindo novos detalhes sobre:

O núcleo da CPU “Zen 4”
Espera-se que até o final do ano impulsione as primeiras CPUs x86 5nm do mundo. Com o “Zen 4” aumenta o IPC entre 8% e 10% e oferece mais de 25% de aumento em seu desempenho por watt e aumento de 35% em sua produtividade, em comparação com o “Zen 3”, ao executar aplicativos desktop.

Arquitetura de jogos AMD RDNA 3 que combina um design de chiplet, tecnologia AMD Infinity Cache de última geração, tecnologia de fabricação de ponta de 5nm e outros aprimoramentos, para oferecer desempenho superior por watt em mais de 50% em comparação com a geração anterior 

Núcleo de CPU “Zen 5”
Planejado para 2024, construído do zero para oferecer desempenho e eficiência em uma ampla gama de cargas de trabalho e funções, incluindo otimizações para IA e Machine Learning.

Arquitetura de jogos AMD RDNA 3 que combina um design de chiplet, tecnologia AMD Infinity Cache de última geração, tecnologia de fabricação de ponta de 5nm e outros aprimoramentos, para oferecer desempenho superior por watt em mais de 50% em comparação com a geração anterior.

Arquitetura Infinita de 4ª Geração
 Amplia ainda mais a abordagem modular de design de liderança soC com interconexão de alta velocidade, permitindo uma integração perfeita de chiplets AMD IP e de terceiros, para permitir uma classe totalmente nova de processadores de alto desempenho e adaptáveis, além de fornecer uma plataforma de computação heterogênea preparada para a medida.

Arquitetura AMD CDNA 3 que combina chiplets de 5nm, arquitetura infinita de 4ª geração do Array Expansion4th Generation, tecnologia de cache infinito AMD de última geração e memória HBM em um único pacote, com um modelo de memória unificado. Os primeiros produtos baseados na arquitetura AMD CDNA 3 estão previstos para chegada em 2023 e devem entregar 5x o desempenho por watt da arquitetura AMD CDNA 2 em cargas de trabalho de treinamento de IAiv.

AMD XDNA, a arquitetura IP fundamental da Xilinx composta por tecnologias – chave, incluindo o tecido FPGA e o motor de IA (AIE). A estrutura FPGA combina interconexão adaptativa com lógica FPGA e memória local, enquanto o mecanismo de IA fornece uma arquitetura de fluxo de dados otimizada para aplicações de processamento de sinal de alto desempenho e eficientes em termos de energia. A AMD planeja integrar o AMD XDNA IP em vários produtos no futuro, começando com processadores AMD Ryzen, previstos para chegar em 2023.

Portfólio ampliado de soluções de Data Center
A AMD revelou um amplo portfólio de CPUs, aceleradores de unidades de processamento de dados (DPUs) e produtos de computação adaptável de alta performance otimizados para múltiplas cargas de trabalho, incluindo:

Os processadores AMD EPYC™ de 4ª geração alimentados por núcleos “Zen 4” e “Zen 4c”.
“Genoa” alimentado por “Zen 4”
Seu lançamento é esperado no quarto trimestre de 2022 como o processador de servidor de uso geral de maior desempenho disponível, com um produto premium oferecendo desempenho JAVA corporativo 75% mais rápido em comparação com os melhores processadores EPYC de 3ª geração.

“Bergamo” alimentado por “Zen 4c”
Espera-se ser o processador de servidor de maior desempenho para computação nativa da Nuvem, oferecendo mais que o dobro da densidade de contêineres dos processadores EPYC de terceira geração em seu lançamento planejado no primeiro semestre de 2023. v

“Genoa-X” alimentado pelo “Zen 4”
Uma versão otimizada de processadores EPYC de 4ª geração, alimentada pelo AMD 3D V-Cache para permitir o desempenho em bancos de dados relacionais e cargas de trabalho técnicas de computação.

“Siena” alimentado pelo “Zen 4”
O primeiro processador AMD EPYC otimizado para implantações inteligentes de borda e comunicações que requerem maiores densidades computacionais, em uma plataforma otimizada para custos e energia.

Espera-se que as aceleradoras AMD Instinct MI300, as primeiras APUs de Data Center do mundo, proporcionem um aumento de mais de 8x no desempenho de treinamento em IA em comparação com o ACELERADOR AMD Instinct MI200. Os aceleradores MI300 aproveitam um design inovador de chiplets 3D que combinam a GPU AMD CDNA 3, CPU “Zen 4”, cache e chiplets HBM, que são projetados para fornecer largura de banda de memória líder e latência de aplicativos para treinamento de IA e cargas de trabalho HPC.

As DPUs Thinking da AMD, que combinam uma robusta pilha de software com “segurança de confiança zero” em todos os momentos e um processador de pacotes líder do setor para criar a DPU mais inteligente e de alto desempenho do mundo, já implantada em escala para clientes corporativos e em Nuvem.

SmartNICs Alveo implantados por clientes de hiperescala para acelerar cargas de trabalho personalizadas e estender a computação sensível à interface de rede.

Acelerando a liderança em IA
Com seu amplo portfólio de produtos e expertise atendendo diversos mercados, a AMD está se posicionando exclusivamente para ajudar os clientes desenvolverem e implantarem aplicativos com múltiplas formas de IA.

SmartNICs Alveo implantados por clientes de hiperescala para acelerar cargas de trabalho personalizadas e estender a computação sensível à interface de rede 

A aquisição da Xilinx dá à AMD um conjunto incomparável de capacidade de hardware e software, integrando a liderança do motor Xilinx AI (AIE) através dos produtos AMD Ryzen, AMD EPYC e Xilinx Versal, para modelos de IA de pequeno e médio porte, além de complementar aceleradores de instinto AMD de última geração e SoCs adaptativos, permitindo o desempenho líder em cargas de trabalho de treinamento e inferência em escala.

Para unificar as ferramentas de programação de IA, a AMD também anunciou um roteiro de software de IA unificado de várias gerações, que permitirá que os desenvolvedores de IA programem todo o seu portfólio de cpu, GPU e produtos soc adaptativos, a partir de frameworks de Machine Learning (ML) com o mesmo conjunto de ferramentas e modelos pré-otimizados.

Expansão da liderança do PC
A AMD demonstrou sua liderança no mercado global de PCs, detalhando como aprofundou parcerias com fabricantes de equipamentos originais (OEMs), impulsionando o crescimento contínuo nos mercados premium, de jogos e comerciais; também forneceu uma prévia de sua jornada de clientes ao longo dos próximos anos, incluindo:

O processador móvel “Phoenix Point” está previsto para 2023, que reunirá a arquitetura central AMD “Zen 4” com a arquitetura gráfica AMD RDNA 3 e AI, seguido pelo processador “Strix Point”, previsto para chegar em 2024. As inovações da Phoenix Point incluem o acelerador de inferência de IA, processador de sinal de imagem, display avançado para atualização e resposta, arquitetura de chiplet AMD e gerenciamento extremo de energia.

Os processadores desktop da série Ryzen 7000 baseados no “Zen 4”, que devem fornecer velocidades de relógio mais rápidas e desempenho mais alto de uma ou multi-threads, em comparação com os processadores Ryzen 6000, serão seguidos pelos processadores “Granite Ridge” baseados no “Zen 5”.

Momento gráfico
A AMD anunciou os últimos desenvolvimentos projetados para continuar fornecendo soluções gráficas de classe mundial para clientes em todo o mundo:

Os produtos “Navi 3x” devem ser lançados ainda este ano, construídos com base na arquitetura de jogos AMD RDNA 3 de próxima geração.
50 novas plataformas de jogos devem ser lançadas em 2022, o que as elevará a novos níveis de desempenho e fidelidade visual, combinando a AMD Radeon Graphics com processadores AMD Ryzen.
A AMD expandiu sua liderança no espaço do console de jogos com a aquisição do dispositivo portátil Steam Deck da Valve, alimentado por processadores baseados na arquitetura AMD “Zen 2” e gráficos da arquitetura AMD RDNA 2.
Oportunidades de crescimento em 2022 e além, incluindo o fornecimento de uma gama de tecnologias gráficas para acelerar a criação de aplicativos de próxima geração para o Metaverso, que vão desde a criação de conteúdo 3D até filmes e jogos na Nuvem.

Novos segmentos de relatórios financeiros
Com base nos resultados do segundo trimestre de 2022, a AMD atualizou seus segmentos de informações financeiras para alinhá-los aos seus mercados finais estratégicos:

Data Center
 Incluindo CPUs de servidor, GPUs de Data Center e as partes relacionadas aos negócios da receita da Xilinx.
Integração: Incluindo o negócio de integração da Xilinx mais os AMD’s.

Clientes
 Incluindo o negócio tradicional de desktops e laptops.

Jogos
 Incluindo o discreto negócio de gráficos de jogos e o negócio de consoles semi-personalizados.

Together we advance
Para complementar a evolução de seus mercados estratégicos e do portfólio de produtos líderes de mercado, a AMD também introduziu uma nova evolução de sua marca. A nova plataforma “Together we advance” demonstra que, de mãos dadas com seus parceiros, clientes e funcionários, a AMD está avançando na inovação para criar soluções para os desafios mais difíceis do mundo. A nova campanha da AMD é a maior de sua história, e nela a marca de seta da AMD se torna mais proeminente em todos os ativos de comunicação, ilustrando a onipresença da tecnologia da AMD, impulsionando grandes, diversos e crescentes mercados.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.