book_icon

NIC.br lança portal para provedores melhorarem a qualidade dos seviços

O Portal Autonomous System (PAS) é um sistema que permite aos provedores de pequeno porte a monitorar a qualidade das conexões em suas redes

NIC.br lança portal para provedores melhorarem a qualidade dos seviços

Com o objetivo de fornecer apoio técnico aos provedores de acesso à Internet no Brasil – em especial as pequenas e médias empresas do setor -, o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu o PAS (Portal Autonomous System), um sistema que permite aos provedores monitorar a qualidade das conexões em suas redes. A novidade foi lançada nesta quinta-feira (27/10) durante o IX Fórum 16, evento que integra a programação da 12ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, promovida pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede e permitir que ele realize monitoramentos periódicos por meio dos gráficos, o portal oferece soluções de problemas com medições capazes de diagnosticar falhas

O portal reúne três tipos de informações: a qualidade da conexão à Internet dos usuários, obtida por meio dos testes realizados pelos próprios consumidores via SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet); dados sobre a infraestrutura de rede interna do provedor, coletados pelo SIMET para sistemas autônomos conectados ao IX.br; e dados de roteamento, ou seja, como os provedores se interligam.

“Com o PAS, agregamos medições de diferentes origens, permitindo que o provedor visualize e extraia múltiplas informações em um único lugar. Queremos que ele as assimile e, de fato, se beneficie delas, promovendo melhorias efetivas em sua rede. Diante da importância dos pequenos e médios provedores para a conectividade no País, nosso objetivo com essa iniciativa é ajudar os provedores a melhorarem sua infraestrutura para Internet”, afirma Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Para ter acesso ao PAS, os representantes de provedores deverão criar uma conta de usuário, que será submetida a um processo de verificação. Após ter a identidade confirmada, encontrarão gráficos com dados agregados, que mostrarão a evolução das medições ao longo do tempo, e uma tabela com todas as medições individuais — nessa listagem tabular, serão apresentadas as seguintes métricas: velocidade de download e upload, latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar) e perda de pacotes.

“Os pequenos e médios provedores possuem um contexto desafiador em termos de ferramentas, infraestrutura e recursos. O PAS reúne não só informações relevantes, mas orientações sobre como aprimorar o serviço. A ideia é capacitá-los para que compreendam o que fazer e qual é o caminho para se tornarem tecnicamente melhores”, explica Holger Araújo Wiehen, supervisor de projetos do Ceptro.br|NIC.br.

Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede e permitir que ele realize monitoramentos periódicos por meio dos gráficos, o portal oferece soluções de problemas com medições capazes de diagnosticar falhas; orientações para o aprimoramento técnico do prestador de serviço; e suporte ao usuário. Nesse último caso, o consumidor testa, via plataforma SIMET, a qualidade da banda larga contratada. O resultado da medição é encaminhado automaticamente para o PAS, e o provedor será, assim, capaz de auxiliar o usuário em tempo real. Está previsto um aperfeiçoamento contínuo da ferramenta, com o objetivo de que o portal apresente mais aspectos relevantes relacionados à qualidade técnica de um provedor.

Serviço
pas.nic.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.