book_icon

Quatro chaves culturais para desbloquear o aprendizado ao longo da vida

Permitir com sucesso o aprendizado dos funcionários é e continuará sendo uma prioridade estratégica à medida que as organizações lutam para aprimorar sua força de trabalho

Quatro chaves culturais para desbloquear o aprendizado ao longo da vida

Mark Tarallo, pesquisador de Marketing de Soluções da SAP, postou um artigo no blog da companhia sobre as vantagens de adotar uma cultura de aprendizado nas empresas. Segundo ele, permitir com sucesso o aprendizado dos funcionários é e continuará sendo uma prioridade estratégica à medida que as organizações lutam para aprimorar sua força de trabalho, preencher lacunas de habilidades estratégicas e buscar vencer a corrida por talentos.

A execução de uma estratégia de aprendizagem e desenvolvimento ponderada e orientada por dados para atender a essas prioridades de negócios é essencial, mas a pesquisa SAP SuccessFactors Growth & Insights indica que a cultura de aprendizagem de uma organização pode fazer ou quebrar a realização desses objetivos estratégicos.

Com os aplicativos SAP Content Stream da Skillsoft, as recomendações de aprendizado personalizadas com o aprendizado de máquina ajudam a fornecer aos funcionários acesso selecionado a ideias, tópicos e cursos adaptados exclusivamente a seus objetivos e interesses

“As culturas de aprendizagem são os valores, crenças e normas compartilhados que influenciam o comportamento e os resultados dos alunos. Culturas de aprendizagem fortes são raras e desafiadoras para criar e sustentar, mas vale a pena construir e investir recursos na promoção. Nossa pesquisa indica que apenas 30% dos funcionários consideram que sua organização possui uma excelente cultura de aprendizado”, disse Tarallo. No entanto, esses funcionários relataram:

– Engajamento 25% maior.

– Classificaram sua experiência de aprendizado como 24% mais positiva.

Foram 15% mais propensos a aplicar suas habilidades recém-adquiridas no trabalho.

Os primeiros talentos também são atraídos por organizações que apoiam o compartilhamento de conhecimento dos funcionários, oferecem oportunidades de aprendizado e recompensam o aprendizado. “Para ajudar sua empresa a se adaptar rapidamente à medida que os negócios continuam a mudar e desenvolver as habilidades necessárias para os cargos atuais e futuros, seus funcionários devem ser aprendizes contínuos. Claramente, é importante promover uma experiência positiva do aluno e fornecer os blocos de construção para uma cultura de aprendizado contínuo”, ressaltou.

Quatro chaves de cultura

A partir das descobertas de seu programa de pesquisa, a SAP estabeleceu quatro chaves para construir uma cultura de aprendizagem ao longo da vida na organização.

Chave de Cultura nº 1: recompense e reconheça o aprendizado
Os funcionários acreditarão que não é uma prioridade se uma atividade não for recompensada. A falta de recompensa e reconhecimento leva a um menor envolvimento no comportamento de aprendizagem e afeta a eficácia da aprendizagem. Os funcionários que citam recompensas inadequadas pelo aprendizado são mais propensos à rotatividade, sentem-se menos motivados para aprender e são menos engajados.

Recomendação: considere o aprendizado como desempenho no trabalho
Incorpore experiências de aprendizado nos processos de definição de metas e avaliação contínua de desempenho. Definir e acompanhar as metas de desenvolvimento manterá os funcionários responsáveis ​​por seu crescimento e garantirá que ele seja reconhecido. Ao usar o SAP SuccessFactors Learning, as organizações podem fornecer planos de carreira claros que estão vinculados a metas de desenvolvimento e programas de aprendizado que ajudam os funcionários a prosperar. E, tão importante quanto, isso permite que você reconheça todo o eu do usuário: o que é importante para ele, quem ele é, quem ele está se tornando e pelo que ele é apaixonado.

Chave de Cultura nº 2: apoio à liderança e modelagem de funções
Os líderes são essenciais para a construção de uma cultura de aprendizagem. Os líderes especificam e comunicam a prioridade. Eles sinalizam a importância de aprender por meio de modelos e dedicando tempo e recursos para promover o aprendizado.

Recomendação: adaptar o aprendizado à personalidade do líder
Garantir que as oportunidades de aprendizado capturem os desejos dos líderes por aprendizado social pode melhorar o comportamento de aprendizado da liderança. Por exemplo, um fórum aberto para os líderes discutirem seus desafios atuais e compartilharem as melhores práticas pode dar a eles uma plataforma para celebrar as vitórias e aprender com as perdas dos outros. Você também pode aproveitar os recursos integrados de descoberta e colaboração, recursos de pares e recomendações inteligentes do SAP SuccessFactors Work Zonepara ajudar funcionários de qualquer nível a encontrar os recursos educacionais de que precisam e ter acesso ao aprendizado social. Os líderes podem se conectar uns aos outros e a conteúdo relevante em todas as etapas de sua experiência, facilitando a colaboração com colegas, a localização de informações interessantes e o início ou a participação em comunidades.

Chave de cultura nº 3: feche a lacuna de conscientização
A maturidade da cultura de aprendizagem de uma organização pode ser demonstrada pela força existente da “lacuna de conscientização” ou pelo nível de conhecimento dos funcionários em relação aos recursos de aprendizagem e oportunidades disponíveis.

Recomendação: fornecer acesso igual à tecnologia de aprendizagem 
A aprendizagem digital pode ser dimensionada para um público mais amplo. Com o SAP SuccessFactors Work Zone, os alunos podem obter acesso unificado a todos os tipos de experiências de aprendizado, tanto focadas em conteúdo quanto experienciais – mesmo de fontes diferentes. Os funcionários não precisam vasculhar vários sistemas com vários logins e pesquisar para encontrar o que estão procurando. Ter um ponto de acesso para todo o conteúdo e soluções de aprendizado de qualquer fonte ajuda a simplificar e otimizar os processos de aprendizado e aumentar o engajamento.

Chave de cultura nº 4: capacitação tecnológica
A capacitação tecnológica é um fator crucial na cultura de aprendizagem das organizações, pois as oportunidades de aprendizagem estão sendo cada vez mais ampliadas ou oferecidas por meio da tecnologia.

Recomendação: personalize a experiência, especialmente para o aluno digital
As tecnologias inteligentes de aprendizado podem personalizar tópicos de aprendizado e recomendações de modalidade, fornecer insights de desempenho e desenvolver caminhos personalizados, incluindo conteúdo e experiências. Com os aplicativos SAP Content Stream da Skillsoft, as recomendações de aprendizado personalizadas com o aprendizado de máquina ajudam a fornecer aos funcionários acesso selecionado a ideias, tópicos e cursos adaptados exclusivamente a seus objetivos e interesses. E usando o SuccessFactors Learning, a empresa pode obter insights sobre oportunidades reais de crescimento de carreira, usar dados do sistema para recomendar tópicos, habilidades e funções futuras a serem consideradas e tornar a descoberta de recursos personalizados mais fácil do que nunca. Por fim, as soluções de gerenciamento de experiência da SAP e da Qualtrics podem ajudar a medir continuamente o sentimento dos funcionários e determinar as ações certas para melhorar as experiências de aprendizado.

Serviço
www.sap.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.