A EllaLink, empresa que opera o cabo submarino de alta capacidade e baixa latência de fibra ótica que liga diretamente a Europa à América Latina, anuncia o desenvolvimento de uma nova ligação direta entre Sines e a área metropolitana de Lisboa — o sistema Olisipo.
O sistema Olisipo foi concebido para ligar todas as estações de amarração de cabos submarinos (Cable Landing Stations) internacionais em Portugal aos principais Data Centers da região, com uma infraestrutura segura multipetabit de última geração.
Este novo cabo submarino de fibra ótica terá pontos de amarração em Carcavelos e em Sines e permitirá ligações às CSLs (Cable Landing Stations) do Seixal e Sesimbra e ligar a área de Setúbal.
Incorporando 288 fibras, o cabo não repetido estará enterrado por uma extensão de 110 km e terá uma impressionante capacidade total de 4,3 petabits (1 petabit é equivalente a 1.000 terabites). Além disso, a robustez do cabo será reforçada através de uma criteriosa engenharia ao longo da rota, com especial atenção ao cruzamento de cabos, à opção por manter o cabo enterrado em toda a extensão, seja na parte submarina como na terrestre – conhecida como ‘full burial strategy’ –, à blindagem completa do cabo e proteção extra da costa através do sistema HDD (Horizontal Directional Drilling) em Sines.
O sistema Olisipo fornecerá conectividade direta POP a POP ao nível dos pares de fibra entre os principais Data Centers localizados em Sines e na área metropolitana de Lisboa, ligando, desde o primeiro dia, os Data Centers do Nest do Start Campus, em Sines, e o da Altice LDV, em Lisboa.
A rota do cabo submarino Olisipo deve atrair a atenção dos principais intervenientes no mercado. Com o desenvolvimento deste novo cabo, a EllaLink sublinha a sua abertura para integrar clientes-âncora, com o objetivo de estabelecer parcerias para a expansão e construção de uma ligação tão relevante.
De acordo com Philippe Dumont, CEO da EllaLink, “o Olisipo sustenta a visão da EllaLink em ter Sines como um dos mais importantes polos de interligação na Península Ibérica, estendendo o nosso cabo EllaLink desde a Vasco da Gama CLS em Sines até à Metro Area de Lisboa. A relação simbiótica entre os sistemas de cabos submarinos e os Data Centers está no centro da forma como estes negócios prosperam e sobrevivem. O principal papel do sistema de cabos EllaLink, juntamente com os Data Ccenters a que este se liga, é permitir a ligação e o transporte de tráfego de Dados entre o Brasil e Portugal e, a partir da Europa, em última análise, para todo o mundo”. De acordo com Dumont, “Sines e Lisboa juntos serão capazes de competir com os principais Hubs europeus, uma vez que ambas as cidades passarão a ser vistas como uma porta de entrada preferencial para a Europa”.
O Olisipo está projetado para entrar em funcionamento em 2024.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo