book_icon

BXBsoft incorpora IA em sua plataforma de BI e mira médias empresas

Os fabricantes e integradores de softwares de gestão embarcam o SuperBI em seus sistemas, entregando o conjunto de soluções ao mercado

BXBsoft incorpora IA em sua plataforma de BI e mira médias empresas

A BXBsoft, empresa curitibana desenvolvedora ferramentas de Business Intelligence (BI), prepara-se para entregar ao mercado mais um produto tecnológico 100% nacional. Trata-se de recursos de Inteligência Artificial (IA) que serão agregados ao seu software SuperBI. A plataforma atende principalmente fornecedores de softwares de gestão empresarial (ERP). Os fabricantes e integradores de softwares de gestão embarcam o SuperBI em seus sistemas, entregando o conjunto de soluções ao mercado.

“Agora, trabalhamos na utilização de todos os dados coletados e estruturados dentro do SuperBI para submetê-los a uma rotina de cálculos”, adianta Leonardo Matt, CEO da BXBsoft, que explica: “com os algoritmos de IA e, em alguns casos, aplicando técnicas baseadas em redes neurais, o SuperBI vai apresentar resultados e descobertas que ajudarão ainda mais os gestores em suas atividades de planejamento”, afirma.

A intenção da BXBsoft é viabilizar o acesso a essas inovações principalmente por parte de empresas de médio porte

O gestor da empresa desenvolvedora enumera alguns ganhos com a inovação. Para negócios de comércio e serviços, por exemplo, a possibilidade de calcular projeções, apontar tendências, projetar volume de vendas, tráfego em loja e demandas em geral. “Tudo com a inteligência artificial baseando-se em dados históricos SuperBI”, frisa Matt.

Para empreendimentos da área industrial, usando dados coletados a partir de sensores das máquinas, a solução prevê eventuais paradas por falhas. “Isso permite à unidade fabril antecipar a manutenção, evitando interrupções de sua linha de produção e, portanto, evitando perdas”, ressalta o CEO da BXBsoft.

Outra funcionalidade está no combate a fraudes, continua o executivo. “Com base em dados de transações realizadas, a Inteligência Artificial pode detectar comportamentos indicativos suspeitos”, explica Matt. Segundo ele, a solução é muito necessária e por isso procurada por e-commerces para diminuir estornos (chargeback) decorrentes de fraudes.

Até prever comorbidades de clientes de empresas de saúde está entre as capacidades da inteligência artificial que a BXBsoft vai agregar ao SuperBI. “Isso pode ser feito com base em dados do histórico dos segurados, usando tanto o código de identificação de doenças como o código de serviço médico. É uma funcionalidade de grande importância para operadoras de planos de saúde e clínicas médicas”, ilustra o executivo.

A intenção da BXBsoft é viabilizar o acesso a essas inovações principalmente por parte de empresas de médio porte. “Em grandes companhias, que dispõem de orçamentos generosos para a otimização de sua gestão, esses exemplos citados não representam grande novidade. Mas, para organizações menores, isso ainda não é realidade. Por isso, queremos disponibilizar esses recursos de forma simplificada e muito econômica”, afirma Matt, salientando que as empresas de médio porte são o público-alvo da BXBsoft.

Serviço
www.superbi.com.br

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.