book_icon

Remessas globais de PCs tradicionais encolheram 15%, afirma a IDC

Foram 74,3 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre do ano, embora a atividade promocional de empresas como Apple e outros players tenha ajudado a suavizar a queda

Remessas globais de PCs tradicionais encolheram 15%, afirma a IDC

As vendas globais de PCs tradicionais tiveram uma queda de 15% no terceiro trimestre do ano (3T22), totalizando 74,3 milhões de unidades, de acordo com resultados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, da IDC. A demanda em baixa e a oferta desigual contribuíram para essa contração anual. No entanto, os volumes de remessas permanecem bem acima dos níveis pré-pandemia, quando os volumes de PCs foram em grande parte impulsionados por atualizações comerciais devido ao fim iminente do suporte ao Windows 7.

A Apple foi a única fabricante com desempenho positivo, com as vendas no 3T22 aumentando 40,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 10 milhões de unidades

“A demanda do consumidor permaneceu baixa, embora a atividade promocional de empresas como Apple e outros players tenha ajudado a suavizar a queda e reduzir o estoque do canal em algumas semanas”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa do Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “A oferta também reagiu às novas baixas reduzindo os pedidos, sendo a Apple a única exceção, pois a oferta do terceiro trimestre aumentou para compensar os pedidos perdidos decorrentes dos bloqueios na China durante o segundo trimestre”, explicou.

“Além dos volumes de remessas, estaremos atentos à tendência dos preços médios de venda (ASPs) neste trimestre”, acrescentou Linn Huang, vice-presidente de Pesquisa de Dispositivos e Telas da IDC. “A escassez nos últimos anos levou a mudanças agressivas no mix de produtos para o segmento premium. Isso, juntamente com aumentos de custos de componentes e logística, levou os ASPs a subir cinco trimestres consecutivos para US$ 910 no 1T22, o maior desde 2004. No entanto, com demanda desacelerando, promoções em pleno andamento e pedidos sendo cortados, a subida do ASP foi revertida no 2T22. Outro trimestre de declínio do ASP indica um mercado em retração”, observou.

A Lenovo encabeçou o ranking do 3T22, com 16,8 milhões de unidades vendidas no período, uma retração de 16% em comparação ao mesmo trimestre de 2021, quando as remessas somaram 20,1 milhões de unidades. A HP ocupou a segunda posição no ranking dos fabricantes, com vendas de 12,7 milhões de PCs, um queda de 27,8%. A Dell Technologies ficou na terceira colocação, com 11,9 milhões de unidades vendidas, uma retração de 21,2%.

A Apple foi a única fabricante com desempenho positivo, com as vendas no 3T22 aumentando 40,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 10 milhões de unidades. a quinta colocação no ranking ficou com a Asus, com vendas de 5,5 milhões de unidades, uma queda de 7,8%.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.