book_icon

Nova versão do supercomputador vetorial da NEC é o mais poderoso do mundo

O SX-Aurora Tsubasa oferece 2,5 vezes mais desempenho de computação e o dobro da eficiência energética em comparação aos modelos anteriores

Nova versão do supercomputador vetorial da NEC é o mais poderoso do mundo

A NEC Corporation anunciou o novo SX-Aurora Tsubasa C401-8 para Data Centers em um supercomputador vetorial SX-Aurora Tsubasa, que oferece 2,5 vezes mais desempenho de computação e o dobro da eficiência energética em comparação aos modelos anteriores.

Neste produto, o número de núcleos saltou de 10 para 16 e um novo cache L3 foi adotado para obter um desempenho computacional mais rápido. Além disso, a adoção de processos de última geração resultou em maior eficiência energética.

O papel da informação na sociedade evoluiu rapidamente, e os supercomputadores agora estão sendo usados ​​para ajudar a resolver desafios sociais, como a previsão de desastres e mudanças nas necessidades de energia

O novo sistema será utilizado para computação científica em larga escala no Centro de Ciências da Universidade de Tohoku (Universidade de Tohoku). A Tohoku University está programada para começar a operar o sistema em agosto de 2023, apresentando um total de 4.032 Vector Engines (VE) e um desempenho computacional teórico total de aproximadamente 21 PFlops (Petaflops), tornando-o o sistema de supercomputador baseado em vetor de maior desempenho do mundo, afirmou a fabricante.

A Tohoku University já adotou versões anteriores da Série SX para uma ampla variedade de aplicações em diversas áreas, incluindo manufatura, como projeto de aviões e turbinas de geração de energia, onde a simulação numérica de fluidos em larga escala desempenha um papel importante. Outras aplicações incluem simulação de mitigação de desastres, como a previsão de danos por tsunami ou inundação de rios. Isso além de simulações úteis para a vida diária, como avaliação de risco de insolação. Além disso, a universidade começou a explorar as aplicações da computação quântica com a ajuda da série SX e, daqui para frente, a Universidade de Tohoku continuará a expandir as contribuições para uma ampla gama de pesquisa e desenvolvimento.

A Agência Meteorológica Alemã “Deutscher Wetterdienst” (DWD) também avaliou a eficiência energética deste sistema e está programada para introduzi-lo em setembro de 2023 com o objetivo de aumentar seu sistema de previsão do tempo.

Nos últimos anos, o papel da informação na sociedade evoluiu rapidamente, e os supercomputadores agora estão sendo usados ​​para ajudar a resolver desafios sociais, como a previsão de desastres e mudanças nas necessidades de energia.

Como parte disso, há uma necessidade maior de uma infraestrutura computacional de última geração, com eficiência energética, capaz de analisar problemas mais sofisticados e lidar com grandes quantidades de dados diversos.

Neste contexto, a NEC desenvolveu um novo SX-Aurora Tsubasa de economia de energia que incorpora um grande número de VEs do tipo cartão que combinam tecnologias LSI e tecnologias de embalagem de alta densidade, bem como tecnologias de resfriamento de alta eficiência que a NEC cultivou ao longo de muitos anos de desenvolvimento de supercomputadores.

As principais características do novo sistema incluem o seguinte:

– Desempenho computacional aprimorado (2,5 vezes em comparação com sistemas convencionais). O número de núcleos na CPU aumentou de 10 para 16, enquanto a largura de banda da memória foi aprimorada em 1,6 vezes e a capacidade de memória foi aumentada em 2 vezes em comparação com o existente modelo. Além disso, o novo sistema de cache L3, altamente valorizado pelos usuários, marca a primeira vez que a Série SX tem dupla montagem do Last Level Cache, o que contribui para acelerar o desempenho computacional em 2,5 vezes quando comparado aos produtos convencionais.

– Realização de alta eficiência energética (duas vezes maior que os modelos convencionais)
Além do alto desempenho, o novo sistema oferece alta eficiência energética que foi duplicada quando comparada aos produtos convencionais, tornando-o adequado para responder a problemas recentes de energia entre sistemas de supercomputadores em Data Centers.

– Uso contínuo dos recursos de programação tradicionais do SX-Aurora Tsubasa
Este sistema pode executar aplicativos usados ​​no SX-Aurora Tsubasa existente. Além disso, os programas são otimizados automaticamente para o modelo de data center e podem ser acelerados simplesmente compilando programas Fortran e C/C++, sem a necessidade de programação especial.

Serviço
www.nec.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.