book_icon

Fortinet aperfeiçoa recursos de AIOps em todo o seu portfólio de rede

Empresa passa a oferecer o primeiro gerenciamento de operações de rede baseado em Inteligência Artificial do setor para gateways 5G/LTE

Fortinet aperfeiçoa recursos de AIOps em todo o seu portfólio de rede

A Fortinet, empresa global em soluções de segurança cibernética amplas, integradas e automatizadas, anunciou recursos aprimorados de AIOps em todo o seu portfólio de rede, incluindo o primeiro gerenciamento de operações de rede baseado em Inteligência Artificial do setor para gateways 5G/LTE. Quando combinado com os mais recentes aprimoramentos de AIOps no portfólio Secure SD-WAN e LAN com fio/sem fio da Fortinet, as equipes de operações de rede têm acesso a insights ainda mais dinâmicos e correlação de eventos em toda a rede, tornando o FortiAIOps a plataforma de gerenciamento de rede AIOps mais completa.

À medida que as organizações continuam a realizar a Transformação Digital, as operações de TI não podem mais se dar ao luxo de responder a problemas depois que eles ocorrem

“A Fortinet passou a última década amadurecendo sua tecnologia de IA e ML para analisar mais de 100 bilhões de eventos globais de segurança por dia, cobrindo todos os tipos de ameaças e técnicas de ataque, o que, por sua vez, fornece mais de 1 bilhão de atualizações diárias de segurança para os produtos da Fortinet. Continuamos nosso compromisso com a inovação e automação de IA, oferecendo recursos de AIOps em nosso robusto portfólio de tecnologia de rede corporativa para ajudar nossos clientes a simplificarem proativamente as operações de Dia  e melhorarem o tempo de atividade da rede. Esses aprimoramentos mais recentes são outro passo significativo em direção a redes verdadeiramente autônomas e de autorrecuperação que convergem rede e segurança”, diz John Maddison, vice-presidente Executivo de Produtos e CMO da Fortinet.

As equipes de NOC estão cada vez mais dependentes de ferramentas de gerenciamento baseadas em Inteligência Artificial, como AIOps, para maximizar a visibilidade da rede, melhorar o tempo de resposta a anomalias e reduzir o volume de tickets para corrigir possíveis problemas de rede.

O Gartner vai um passo além, dizendo: “À medida que as organizações continuam a realizar a Transformação Digital, as operações de TI não podem mais se dar ao luxo de responder a problemas depois que eles ocorrem. Em vez disso, elas devem se tornar proativas, envolver-se mais em todo o fluxo de valor e, no mínimo, trabalhar para resolver possíveis problemas antes que eles afetem a experiência do usuário.” 1

Visibilidade e controle em toda a rede
 O FortiAIOps fornece recomendações de configuração para hardware e software e oferece resolução simplificada para tickets de problemas. A solução se baseia no rico histórico em IA e ML da Fortinet e nos dados do FortiGuard Labs para trazer visibilidade às equipes de NOC, aplicando esses princípios a todas as camadas da rede.

A Fortinet aprimorou os recursos do FortiAIOps das seguintes maneiras:
SD-WAN

A Fortinet foi nomeada líder no Gartner Magic Quadrant de 2022 para SD-WAN pelo terceiro ano consecutivo pelo Fortinet Secure SD-WAN, que agora se beneficia dos recursos aprimorados do FortiAIOps, incluindo a capacidade de rastrear métricas, como interfaces, recursos do sistema e largura de banda do ISP, bem como calcular dinamicamente as linhas de base de SLA para garantir que o melhor desempenho seja sempre alcançado.

LAN com fio/sem fio
Desde o início, o FortiAIOps tem suportado o portfólio de LAN com fio/sem fio da Fortinet, incluindo FortiSwitch e FortiAP. Esta versão mais recente aprimora os recursos existentes de AIOps de LAN com fio/sem fio da Fortinet, melhorando sua capacidade de fornecer às equipes de NOC visibilidade em tempo real de possíveis problemas antes que os usuários da rede sejam afetados negativamente. Aprimoramentos adicionais fornecem SLAs configuráveis, permitindo que as equipes personalizem e ajustem suas métricas de rede preferidas para melhor representar a integridade da rede.

Gateways 5G/LTE
 A adição de recursos de AIOps para suportar gateways FortiExtender 5G/LTE torna a Fortinet o único fornecedor que fornece AIOps em um link 5G/LTE. Essa evolução crítica de AIOps expande a visibilidade para equipes de NOC e permite a análise de dados até o nível do link WAN, não apenas no nível de abstração SD-WAN. Isso ajuda as equipes de TI a diagnosticarem melhor os problemas e garantir a resiliência.

“A Fortinet está fornecendo recursos aprimorados de AIOps e segurança consistente em LAN, LAN sem fio e WAN, que são de importância crescente para empresas habilitadas digitalmente. A capacidade da Fortinet de fornecer às equipes de rede acesso a insights de alta qualidade que permitem otimizar proativamente a rede em SD-WAN, com fio/sem fio e gateways 5G/LTE – a partir de uma única plataforma e console de gerenciamento – é um recurso valioso do portfólio de rede da empresa. A Fortinet tem um forte pedigree de mais de 20 anos de pioneirismo na convergência de rede e segurança, o que ajudou a tornar a empresa um dos principais parceiros em que as empresas confiam para suas necessidades de transformação digital e de rede em todo o campus, filial, borda e Nuvem”, diz Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Redes Empresariais da IDC.

1 Gartner, Market Guide for AIOps Platforms, Pankaj Prasad, Padraig Byrne, Gregg Siegfried, 30 May 2022

Gartner, Magic Quadrant for SD-WAN, Jonathan Forest, Naresh Singh, Andrew Lerner, Karen Brown, Setembro de 2022

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.