A Movile, investidora de longo prazo em empresas de tecnologia da América Latina, desde 2019, vem desenvolvendo diversas iniciativas voltadas à diversidade, equidade e inclusão – DE&I, internamente e nas empresas do seu portfólio, como Sympla, iFood, Zoop, MovilePay, a55, entre outras. Recentemente deu mais um passo importante nessa direção ao lançar o DE&I Index, metodologia proprietária que tem como objetivo entender o nível de maturidade e a evolução da agenda na empresa e nas suas investidas. Com base em um diagnóstico profundo e completo, as organizações elaboram planos de ações para superar os seus principais gaps e acelerar o que está indo bem.
E, como fruto dos dados coletados na primeira mensuração, a investidora desenvolveu e implementou o Programa de Aceleração de Lideranças Negras (Black Leadership Program). A iniciativa, realizada pela Movile para as empresas do portfólio, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de profissionais negros que estão em posição de gerência. Nesta primeira edição (com a 1ª etapa finalizada em agosto de 2022), participaram cerca de 30 profissionais do iFood, Sympla, MovilePay e Zoop. O programa tem duração de oito meses, com trilhas de soft e hard skills, mentoria e encontros com executivos do mercado, realizados em parceria com a FIAP e a Gestão Kairós.
“Na Movile, entendemos a importância de tratar a pauta de DE&I de forma estratégica e contínua, com governança, processos estruturados e mensuração dos impactos e resultados. Temos clareza do nosso propósito de acelerar o mindset de DE&I, desenvolvendo times e ambientes diversos para impulsionar a inovação, o crescimento sustentável e melhorar a vida das pessoas. Porém, costumo dizer que não se trata de uma corrida de 100 metros, mas de uma maratona. Mais importante do que a velocidade, é a direção que tomamos e o quão longe chegaremos”, explica Angelica Souza, líder de Diversidade, Equidade e Inclusão na Movile.
“Quando olhamos especificamente para a política de investimentos da Movile, essas questões passaram a fazer parte da etapa de Due Diligence, além de serem incluídas no mapeamento que fazemos das empresas que pretendemos investir. Buscamos sempre entender, por exemplo, a representatividade de grupos minorizados entre as pessoas que fundaram ou co-fundaram as empresas e, também, de profissionais que fazem parte da estrutura, em todos os níveis”, complementa Patrick Hruby, CEO da Movile.
Acordos e pactos
E, justamente por entender que se trata de uma jornada coletiva, em 2020, a companhia entrou para a rede de signatários do WEPs, Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres, e, no ano seguinte, já colhendo frutos de suas ações com foco em gênero, foi reconhecida com a menção Prata em sua primeira participação no prêmio bianual da entidade. Além disso, no ano passado, a Movile, juntamente com suas investidas, foi uma das primeiras empresas a se tornar signatárias do Pacto de Promoção da Equidade Racial e membro fundador da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial para, em conjunto e de maneira ativa, promover a equidade racial no ambiente de trabalho. A associação já conta com mais de 20 empresas, como XP Investimentos, Ambev, Bayer, B3, Vivo, Suzano, entre outras.
Por saber a importância de agir com intencionalidade, a Movile conta com inúmeras outras iniciativas em diferentes frentes visando amplificar o impacto de suas ações, como Grupos de Afinidade (Gênero, Raça & Etnia, Parentalidade, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência), Comitê Executivo de DE&I, em que participam CEOs e líderes de RH de todas as empresas do portfólio, e realiza anualmente um evento de diversidade para os mais de seis mil colaboradores e colaboradoras de todas as investidas.
Mais recentemente, produziu e compartilhou com toda a empresa uma trilha de letramento online com temas urgentes, como capacitismo, vieses inconscientes, a importância dos Grupos de Afinidade, entre outros. Além de compor a grade dos diversos treinamentos disponíveis para a empresa, o conteúdo também faz parte do processo de onboarding e continuará evoluindo com o aprofundamento sobre cada pauta.
Além disso, neste ano, realizou a sua primeira ação externa: o Proud to Tech Day, um dia de aceleração para lideranças de ONGs e startups voltadas para a comunidade LGBTQIA+. O evento, realizado em julho, proporcionou troca de experiências entre todas as pessoas participantes e imersão em temas estratégicos para o crescimento dessas organizações, como planejamento estratégico e gestão, desenvolvimento de produtos, planejamento financeiro, branding e posicionamento de marca.
“Acreditamos que a cultura de diversidade, equidade e inclusão só pode ser possível com ações intencionais e o comprometimento de todos e de todas, incluindo a alta liderança das companhias, que devem atuar de forma ativa, como aliados e aliadas da pauta. Só assim, é possível transformar essa agenda parte da estratégia do negócio, de forma estruturada e focada em objetivos e metas. Empresas que valorizam e atuam com mentalidade e práticas de DE&I, alcançam níveis mais altos de inovação por contarem com perfis e opiniões diversos. Isso acaba levando a uma cultura organizacional forte, aumenta a competitividade da companhia no mercado e, consequentemente, leva a resultados financeiros positivos”, completa Patrick Hruby, CEO da Movile.
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