book_icon

Pesquisa da OTRS mostra os desafios das lideranças com o trabalho híbrido

Um total de 57% dos participantes considera um grande desafio gerenciar membros da equipe que estão distribuídos em escritórios domésticos

Pesquisa da OTRS mostra os desafios das lideranças com o trabalho híbrido

O mundo mudou significativamente nos últimos dois anos: home office, trabalho remoto e locais distribuídos. A colaboração em equipes agora não ocorre mais apenas no escritório, mas faz uso muito maior de soluções digitais para comunicação e colaboração. Por esse motivo, o OTRS Group entrevistou 500 executivos internacionais na Alemanha, EUA, Brasil, México e Cingapura sobre o tema da liderança na era digital.

Pouco mais da metade (53%) dos executivos pesquisados ​disseram que atualmente suas equipes trabalham entre 25% e 75% do tempo digital e remotamente, apenas 9% delas fazem isso em tempo integral. No entanto, outros 9% das equipes também continuam a concluir suas tarefas inteiramente no escritório corporativo. Embora a maioria das equipes faça uso do home office em graus variados, elas também contam com reuniões regulares no escritório corporativo: 81% se reúnem pessoalmente uma ou mais vezes por semana, mas 10% se reúnem a cada trimestre ou apenas uma vez por ano.

No geral, o espírito de equipe e a compreensão da direção compartilhada também são vistos como as maiores chaves para a liderança digital por 23% dos executivos pesquisados

Um total de 57% dos participantes da pesquisa considera um desafio gerenciar membros da equipe distribuídos em escritórios domésticos. De longe, as tarefas mais difíceis aqui são a formação de equipes e a manutenção de contatos pessoais: 69% dos entrevistados consideram isso “desafiador” ou “muito desafiador”. Em contraste, 49% consideram a transparência dos processos como “pouco desafiador” ou “nada desafiador. Outras tarefas e condições de trabalho em equipe, como processos de tomada de decisão e aprovação; relatórios e gerenciamento; ou suporte de TI, são classificados como bastante desafiadores com valores em torno de 55%.

“Esses resultados mostram que a liderança de equipes conectadas digitalmente ainda é uma tarefa difícil para a maioria das empresas e que o maior desafio está justamente em questões pessoais e interpessoais, formação de equipes e gestão de relacionamento”, afirma Sabine Riedel, líder global de Marketing e Relações Humanas do OTRS Group.

No geral, o espírito de equipe e a compreensão da direção compartilhada também são vistos como as maiores chaves para a liderança digital por 23% dos executivos pesquisados. Entre suas medidas de formação de equipe mais importantes estão: 28% utilizam reuniões regulares e 26% em reuniões regulares de feedback. Ao mesmo tempo, para melhorar a liderança e a colaboração em equipes digitais, 34% dos entrevistados fazem uso de comunicações multimídia e 32% utilizam novas soluções de fluxo de trabalho.

A intenção de garantir comunicação e colaboração seguras em locais de trabalho distribuídos e com os clientes se reflete no orçamento e nos planos de investimento dos executivos. Soluções de segurança cibernética lidera com 20%, seguidas por soluções de fluxo de trabalho e gerenciamento de processos de negócios com 15%, e gestão de atendimento ao cliente com 14%.

“Para enfrentar os desafios da liderança em equipes digitalmente conectadas, os executivos geralmente combinam ambos: reuniões regulares de equipe presenciais e o uso de poderosas soluções de comunicação e fluxo de trabalho”, diz Luciano Alves de Oliveira, diretor no Brasil e Portugal do OTRS Group, resumindo os resultados desta pesquisa. “Aqueles que encontram o equilíbrio certo promovem flexibilidade, colaboração e responsabilidade pessoal na equipe e criam resiliência e uma ampla gama de opções de ação que tornam as empresas aptas para o futuro diante da concorrência de mercado e em tempos de crise.”

Serviço
www.otrs.com

Equipe

Escritório Doméstico

home office

liderança

OTRS Group

pesquisa

Reunião

trabalho híbrido

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento