book_icon

DB1 Global Software apresenta diretoria e estrutura focada no mercado norte-americano

Funções foram criadas com base na visualização de maior abertura nas negociações internacionais; crescimento no faturamento fora do Brasil chegou a 44%

DB1 Global Software apresenta diretoria e estrutura focada no mercado norte-americano

No relatório “IT Industry Outlook 2022”, a empresa norte-americana CompTIA (Computing Technology Industry Association) estima que o mercado de tecnologia estadunidense chegue a um faturamento de US$ 1,8 trilhão. O cenário é positivo e em crescimento, comparado a 2021, quando as empresas tech ainda enfrentavam os reflexos da pandemia do novo coronavírus. O ambiente favorável coloca em alerta as companhias que operam no País diretamente no setor de tecnologia, a fim de que também possam sentir os impactos positivos.

É o caso da DB1 Global Software, uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de software sob demanda. Visualizando uma maior abertura no mercado norte-americano, o que acompanha as previsões da CompTIA, a companhia anunciou uma mudança na estrutura organizacional da marca.

Este marco, segundo ele, representa para a DB1 Global Software um novo passo rumo à excelência técnica: em estrutura, capacitação, expertise, progressão de carreira e qualidade de software

O diretor de Operações da marca, Cristiano Suk, afirma que a DB1 Global Software, diante desse cenário, sentiu a necessidade de se adaptar, fortalecendo frentes que estavam mais promissoras. “Nos pautamos em um cenário de recessão mundial, guerra, inflação brasileira e período de eleições. E ao ver uma abertura maior no mercado americano, direcionamos nosso foco para fora”, complementa.

Com a adequação, duas novas funções de diretores foram anunciadas. No primeiro caso, o até então líder de Operações Internacionais, Mateus Hernandes Rodrigues, passa a ser diretor de Operações Internacionais. Para ele, que recentemente também assumiu uma posição como membro do Conselho de Tecnologia da Forbes, o novo cargo traz um peso maior na operacionalização das estratégias de expansão. “Temos o entendimento de que esse movimento estrutural trará o suporte necessário para garantir que teremos sucesso nessa empreitada”, destaca.

Por outro lado, Nilson Soares Rua Junior, que operava como líder de Engenharia da empresa, encabeça a função de diretor de Tecnologia. Este marco, segundo ele, representa para a DB1 Global Software um novo passo rumo à excelência técnica: em estrutura, capacitação, expertise, progressão de carreira e qualidade de software. “Nos estruturamos então para corresponder ajudando os colaboradores e a organização a alcançar resultados, gerando prosperidade e evolução para todos”, completa.

Suk ainda complementa que a nova função de diretor de Tecnologia também vem para fortalecer a visão de uma empresa de tecnologia. “Precisamos ser reconhecidos dessa forma, pelas referências técnicas. Então, trazendo essa figura a gente foca nesse objetivo, com um olhar mais técnico, com trilha de carreira e técnica”, frisa.

As mudanças também alinham o posicionamento da DB1 Global Software a uma gestão mais “achatada”, como o próprio diretor de Operações afirma, isto é, mais próximas das direções e das gerências. “Minha expectativa com esse desenho são três: trazer esse alinhamento de proximidade, fortalecer o braço internacional e a visão técnica”, finaliza.

Crescimento internacional
O fortalecimento fora do Brasil da marca DB1 Global Software foi oficialmente iniciado em 2020. Contudo, a empresa do Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia que atuam na América Latina e Estados Unidos, já colhe os frutos do trabalho que visa a expansão para o mercado internacional.

Em 2021, por exemplo, a companhia apontou um crescimento em negócios estrangeiros, o que fortalece o projeto de internacionalização da unidade. No último ano, a DB1 Global Software cresceu 37% na receita geral, e apenas em negócios internacionais foram mais de 97% de crescimento em 2021, se comparado a 2020.

O cenário positivo se manteve no primeiro semestre de 2022. A empresa já registra um superávit de 44% no faturamento, levando em conta o mesmo período de 2021. Contudo, o diretor de Operações Internacionais adianta que a atuação focada no mercado norte-americano, somada à movimentação na estrutura organizacional da DB1 Global Software, impulsiona para que o crescimento da empresa lá fora seja superior ao número atual.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.